Landing Page de alta conversão: 5 métricas que você tem que acompanhar

Landing Page de alta conversão: 5 métricas que você tem que acompanhar

Landing Page de alta conversão

Para ter uma Landing Page de alta conversão, é preciso acompanhar métricas. Descubra quais no artigo de hoje!

Ao trabalhar com vendas online, não podemos nos guiar apenas pela nossa intuição. Para algo realmente efetivo, é preciso acompanhar o que está acontecendo em seu negócio.

Quando estamos falando de página de destino, isso quer dizer monitorar as métricas de Landing Page corretas para ajudar a criar uma página mais atraente, envolvente e eficaz.

Dessa forma, é possível ver o que funciona para continuar e o que não funciona para descartar, melhorando os elementos da página e construindo uma Landing Page de alta conversão.

Mesmo as Landing Pages mais simples têm dezenas de imagens, cabeçalhos, textos e formulários diferentes – cada um desses elementos é uma chance de melhorar sua taxa de inscrição.

O rastreamento das métricas da sua página permite que você a aprimore com o tempo, alinhando sua mensagem de acordo com as necessidades de seu público.

 

As 5 métricas essenciais que você deve acompanhar para uma Landing Page de alta conversão

 

1 – Visualizações da página

Visualizações da página
A primeira coisa que você deve começar a monitorar em cada landing é o número de vezes que as pessoas visualizam.

Esse é um dado que vai dar base a outras métricas, logo, ele deve ser o primeiro a ser observado.

Se considerarmos que você vai fazer um teste A/B, então as visualizações se tornam ainda mais importantes. Assim, você consegue saber quais elementos estão mais atrativos para levar o usuário até a página de destino.

 

2 – Taxa de conversão

Taxa de conversão
Você também deve controlar quantas dessas pessoas que visualizam sua página estão realizando a ação desejada, o propósito pela qual você criou sua Landing Page. Essa ação pode ser:

  • Inscrever-se em sua lista de e-mail;
  • Baixar seu ebook;
  • Inscrever-se em seu webinar;
  • Comprar um produto;
  • Solicitar um teste gratuito ou qualquer outra atividade.

 

Através desse número, você conseguirá calcular a sua taxa de conversão.

A maneira mais fácil de medir as conversões é configurar uma página de agradecimento na qual o usuário é redirecionado após concluir a ação.

Ao dividir o número total de visitas à sua Landing Page pelo número de visitas da página de agradecimento, você obterá sua taxa de conversão. Fica assim a equação:
isitas na LP ÷ visitas no agradecimento = Taxa de conversão

 

3 – Taxa de rejeição

taxa de rejeição
Sua taxa de rejeição mede quantos visitantes saem de seu site antes de realizar uma ação, seja isso clicar em um link ou preencher um formulário.

Uma alta taxa de rejeição pode significar que sua experiência do usuário é ruim ou confusa, a oferta apresentada na sua página não é clara ou outros fatores.

Uma taxa de rejeição alta significa necessidade de mudanças urgentes. Uma boa ideia também pode ser começando pelos títulos e CTAs da página.

VEJA: 5 estratégias para reduzir a taxa de rejeição

 

4 – Tempo na página / duração da sessão

Tempo na página
O tempo na página ou duração da sessão, mede, como diz o nome, quanto tempo os visitantes passam na sua landing.

Geralmente, entendemos que uma Landing Page é uma página de ação única, clara e direta. Logo, um alto tempo de duração da sessão significa que sua landing não está tão clara quanto você imagina que esteja.

Mas, claro, isso depende do tipo de Landing Page que você tem.

Por exemplo, se você tem uma página educacional, com mais informações, saber que os visitantes passaram algum tempo em sua página significa que as informações que você está fornecendo são valiosas.

Por outro lado, nesse mesmo exemplo, quando você nota que os usuários passam pouco tempo em sua página, pode significar que ela não está atraente o suficiente.

É necessário prestar atenção nessa meta, mas tendo sempre em mente como é a sua LP.

 

5 – Fonte de tráfego

Fonte de tráfego

Saber de onde vem seu tráfego é um dos principais aspectos da análise de Landing Pages. Essa métrica ajuda você a entender o que está e o que não está funcionando na sua campanha.
Os visitantes podem vir de, por exemplo:

  • Suas campanhas de e-mail;
  • Publicações em mídias sociais;
  • Publicidade paga (adwords);
  • Pesquisa orgânica;
  • Referências de outros sites.

 

Dica: digamos que sua página receba muitos visitantes do Instagram, mas quase nenhum deles completa a ação desejada. Ao invés de postar com mais frequência no Instagram, você pode optar por melhorar outros canais que tenham resultados melhores, por exemplo.

 

2 simples motivos para acompanhar suas métricas de Landing Page

1 – Quando um visitante acessa sua página, você tem cerca de 15 segundos para convencê-lo a ficar (sim, só isso)

Se você não captou o interesse dele em 15 segundos, há uma boa chance de ele ir embora e nunca mais voltar.

Isso significa que você realmente precisa conhecer seus clientes ideais – seus pontos fracos, medos e motivações – para descobrir a combinação certa de posicionamento, redação e usabilidade que melhor atenda às suas necessidades.

As métricas ajudam a identificar e atender às necessidades de seu público.

Uma forma de identificar quem é o seu cliente ideal é criando um Buyer Persona. Se você não sabe o que é isso, clica aqui que a gente te explica!

2 – Obtenha um maior retorno do seu investimento em marketing

O que você acha que seria mais fácil para sua empresa: aumentar as conversões em 50% ou aumentar o tráfego em 50%?

No marketing, é uma verdade absoluta: é mais barato reter um cliente do que conseguir um novo. Troque a palavra cliente por visitante e você tem sua resposta!

Administrar um negócio online enxuto significa aproveitar ao máximo cada trabalho que você realiza.

Melhorar a taxa de conversão da sua página de destino, mesmo em uma pequena porcentagem, pode levar a aumentos consideráveis ​​na receita no futuro, sem a necessidade de encontrar mais visitantes agora.

 

Tome suas ações com os objetivos claros em mente!

As Landing Pages são construídas com um propósito específico: gerar conversões.

Ter uma mensagem forte, fornecer valor e criar um design simplificado, e que ao mesmo tempo sejam atraentes, são apenas uma parte do conjunto para garantir que ela seja eficaz.

Para ter uma Landing Page de alta conversão, também é importante ajustar os diferentes elementos da sua página de destino para atrair melhor o seu público. Isso pode ser alcançado com sucesso ao compreender o valor das métricas mencionadas acima.

E para saber como ajustar melhor os seus resultados, indicamos: Faça testes A / B! (sim, estamos falando disso de novo, porque é importante).

Se você ainda não sabe o que é isso, você pode conferir nosso artigo sobre testes A / B clicando aqui.

Ah, antes de ir embora… Temos outros artigos que podem te interessar:

Landing Page! O que é e como criar uma em 2020!
O que é Landing Page e como ela GERA RESULTADOS pro seu negócio.
Métricas de vaidade – O que são?
7 métricas que avaliamos em um e-mail marketing

Lembrando que no próximo post nós vamos tirar todas as suas dúvidas sobre testes AB.

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