O conteúdo original dentro do marketing é importante. Ele influencia na venda diretamente através do seu conhecimento.
A ideia do funil de vendas não é um conceito novo, mas no inbound marketing foi adaptado e renovado.
Primeiramente vamos entender o seguinte: “O marketing é uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.” Conforme a Associação Americana de Marketing.
O funil
O funil é uma figura de linguagem usada para definir como o cliente em potencial chega até a compra do produto.
Ele passa por uma série de critérios estrategicamente posicionados para que uma pesquisa simples na internet o leve ao interesse de comprar algo.
A ligação do conteúdo original com o funil
A originalidade é uma das estratégias usadas no funil de vendas e é fundamental para que o cliente se aproxime, pois é o inicio da conexão cliente-empresa.
No conceito de funil de vendas, encontramos 4 estágios:
- Atrair – Escolher o público-alvo através de ferramentas para geração de leads.
- Converter – Utilizar sistema digital para apresentação, muito utilizado no e-mail marketing.
- Relacionar – Tirar todas as dúvidas que impedem o cliente de tomar a decisão de compra.
- Vender – Realizar a venda para todos os clientes que chegaram até a etapa final.
Podemos dizer que o conteúdo original está presente em todas as etapas. Através desse conteúdo o cliente vê um diferencial na sua empresa: Atração.
Ele vai lembrar da sua empresa quando receber os primeiros e-mails marketing, Ao clicar no link e ser direcionado para o seu site, acontece o segundo passo: Conversão.
Em seguida, acontece o interessado no seu produto ou serviço e, a partir daí, o seu conteúdo vai sanar as dúvidas desse cliente, esse é o 3º estágio: Relacionamento.
O último estágio, que é a Venda em si, pode ou não ter a interferência do conteúdo original. Vai depender da estratégia de marketing que você definir com a sua agência ou setor de marketing. Partindo do princípio de que na sua estratégia o inbound marketing vai chegar até o ato da venda, isso quer dizer que o seu conteúdo vai também vender.
Vejamos o exemplo: sua empresa vende shampoo. Com um conteúdo, você fala sobre a importância de usar esse produto. Em outro texto, você aborda assuntos correlacionados ao uso frequente do shampoo. No terceiro passo, o tema pode ser: “Você sabia que o shampoo limpa o cabelo?”. Depois, o tema seria: “Saiba por que o nosso shampoo é o melhor.”
Perceba que dentro dessa estratégia trabalhamos os 4 estágios. O diferencial dessa última etapa é que você ofereceu o seu produto depois de mostrar que entende do assunto. Porém não é em todos os casos que você deve usar essa estratégia. É necessário fazer uma reunião com o marketing ou agência para definir essas estratégias.
Espero que você entenda um pouco mais sobre conteúdo original agora.
Fique atento para mais artigos ligados a esse assunto.
Até a próxima!