A Redução Progressiva é um componente complexamente detalhista e essencial para a comunicação digital, entenda como a redução progressiva pode contribuir para a sua identidade visual
A internet hoje é a maior fonte de conteúdo e informação que o ser humano criou. Essa fonte nos permite compartilhar milhões de informações por segundo, porém um conceito sempre será essencial para que um conteúdo tenha relevância na internet: Objetividade!
Dentro do marketing digital nos deparamos com muitos detalhes e estes detalhes fazem muita diferença no seu site, blog ou pagina. São os detalhes que só um designer reconhece que faz com que uma pessoa entre em um site e tenha a sensação de “que alguma coisa está faltando, mas não sabe o que é.”
Imagem, objetividade e linguagem não-verbal
Vamos voltar um pouco nos tempos de escola e nos lembrar das aulas de linguagem verbal e não-verbal:
- Linguagem verbal é uso da escrita ou da fala como meio de comunicação;
- Linguagem não-verbal é o uso de imagens, desenhos, símbolos, dança, tom de voz, postura corporal, pintura, música, mímica, escultura e gestos como meio de comunicação.
Levando isso para o Marketing Digital, podemos compreender que na internet o conteúdo usa a linguagem verbal e a não-verbal. Portanto se o redator cria o conteúdo de texto o designer cria o conteúdo visual.
Da mesma forma que uma reportagem de um jornal precisa de uma prévia resumida do texto, um post de um blog ou pagina também precisa de uma prévia.
É ai que entra a primeira parte da Redução Progressiva: A identidade visual.
Desde o logo até as cores do site, deve-se passar uma informação e quando o designer precisa criar uma imagem objetiva, é possível “resumir” o conceito visual do site para determinada pagina, hotsite, aplicativo para smartphone ou até mesmo banners com links dentro do site. Ou seja, resumir a imagem.
Utilidade da Redução Progressiva
Menos é mais! Quando aplicamos o conceito em um site de uma marca que já é conhecida, criamos uma interface que o usuário terá domínio e ao longo do tempo é possível resumir a interatividade.
Por exemplo o facebook, podemos notar que certos botões como: Curtir, comentar e compartilhar não precisam da descrição, o usuário reconhece cada um apenas pelos ícones.
Vamos supor que você possui um site como cabeleireiro e publique uma newsletter, todos que assinam essa newsletter já conhecem a sua identidade visual e o seu logo é composto por uma figura do cabelo de uma mulher, um pente e uma tesoura. Dentro dessa Newsletter haverão alguns links direcionando para partes diferentes do site, assim os elementos do logo podem ser usados como ícones, o cabelo para falar de colorações, a tesoura para falar de cortes e o pente para falar de penteados. Neste caso a imagem foi resumida e a informação passada de uma forma mais objetiva.
Espero que com este conteúdo vocês possam entender um pouco mais sobre Redução Progressiva.
Até a próxima!