ROI, sigla do termo “return on investment” ou “retorno sobre investimento”, é uma terminologia muito usada em estratégias de marketing de conteúdo. Saiba mais!
Apesar de todos os benefícios e facilidades que o marketing digital tem oferecido para diversas empresas e produtores freelancers, conseguindo alavancar suas marcas no meio digital e trazendo resultados. Muitas empresas ainda sentem insegurança ao tentar aplicar esse conjunto de estratégias e técnicas no meio online.
Justamente pela dificuldade em garantir uma precisão ou até mesmo medir um retorno financeiro. Por isso, é muito importante entender como funciona o retorno sobre investimento e qual sua influência no progresso das ações de marketing.
Mas afinal, o que é o ROI?
ROI, sigla do termo “return on investment” ou “retorno sobre investimento”, é uma terminologia muito comum no mundo dos negócios, que permite a identificação de retornos financeiros em uma empresa. Ele é amplamente utilizado, pois permite identificar se um projeto foi bem sucedido ou os meios para projetar o sucesso de tal.
O retorno sobre investimento funciona como uma simples relação entre os ganhos ou as perdas em seu investimento, em uma linguagem mais simplificada, identifica o lucro em cima dos gastos investidos. O ROI lhe informará se o seu dinheiro está sendo utilizado de uma forma inteligente, com ele, você consegue prevenir antes de realizar um investimento falho.
Como eu posso aumentar o ROI do meu negócio?
Agora que definimos o que é, como funciona e o que pode fazer para a sua empresa. Daremos algumas dicas para você aumentar o ROI do seu negócio.
- Tenha uma página de destino relevante: É importante que, quando você criar algum anúncio para sua página, todas as informações contidas nele estejam bem destacadas;
- Não adianta anunciar diversas coisas: se o cliente não encontrar o que veio procurar, afinal, as chances desse cliente entrar no seu site e sair de mãos vazias é imensa, por isso, é vital verificar se tudo o que você anunciou está aparente;
- Confira a navegação do seu site: Imaginemos que você tenha conseguido fazer um bom anúncio e que as informações necessárias constem na sua página de destino. Ainda assim, se as pessoas sentirem muitas dificuldades ao navegar pelo seu site a tendência é que elas desistam de fazer o que pretendiam;
- Invista em modelos simples e práticos de navegação: que garantam a compilação do conteúdo junto à simplicidade de slogans e links;
- Seja objetivo no seu anúncio e destaque as palavras-chave: Fazer um anúncio com dizeres genéricos pode trazer muitas visitas para o seu site, porém, também atrairá pessoas que não estarão interessadas em seu produto;
- Saber escolher as palavras-chave: que irão compor o texto do seu anuncio fará com que ele seja mais bem direcionado e, assim, consiga atingir de fato o seu público-alvo.
Até a próxima!