Entenda o que é uma Landing Page, seus benefícios e o porquê você deve adotar agora mesmo essa estratégia poderosa.
Um negócio, digital ou físico, não consegue existir sem atrair público e efetuar vendas.
E como em uma empresa física existem treinamentos, setores e estratégias para conseguir converter o público atraído em compradores e clientes, no âmbito digital também temos um conjunto de medidas, ações e estratégias para tal, e dentre essas, uma das melhores estratégias dentro do Marketing Digital para a conversão – seja de cliente, lead ou oportunidade – é a Landing Page.
Então, não há outra forma, se você quer ter uma presença que gere retorno online, essa é uma estratégia que você precisa conhecer.
Para isso, iniciamos uma série de Posts que vai trazer tudo que você precisa saber para entender o que é uma Landing Page e aplicar essa poderosa ferramenta para alavancar suas vendas.
O que é uma Landing Page, afinal?
De forma resumida, podemos dizer que as Landing Pages são páginas de um site com um foco principal: conversão. Do inglês, em tradução direta, “página de aterrissagem”, (também conhecida como a página de destino ou página de ação única), é construída especificamente para receber um certo tráfego, focando em vender ou gerar Lead.
Chamamos de Leads os potenciais clientes, pessoas que têm contato com seus produtos, serviços e marca, que têm chances de comprar, mas ainda não tomaram ações.
Ela se difere de outras páginas por ser completamente focada em levar o visitante a realizar uma única ação, possuindo design e comunicação orientada à venda ou a completar uma outra ação desejada – como, por exemplo, um preenchimento de formulário, uma solicitação de contato ou até assistir um vídeo.
“Mas a minha homepage está excelente e permite o usuário conhecer mais da minha empresa”
Contar com uma excelente homepage é essencial, mas ela não substitui a necessidade de ter Landings Pages. Vamos entender qual a diferença entre landing page e homepage!
A homepage é como se fosse a sala de entrada de uma casa. Ela apresenta o negócio, aponta links para informações da empresa, endereço e contato, blog, institucional, apresenta os produtos e serviços e permite que o usuário tenha um conhecimento abrangente da empresa.
Já a landing page tem como objetivo responder a uma demanda específica do usuário, com elementos restritos para evitar distrações.
Elas são mais objetivas e criadas estrategicamente para despertar a curiosidade e o interesse do usuário, provocando desejo, de forma que esses sentimentos ou necessidades sejam convertidos em algum tipo de ação positiva em prol da empresa.
A primeira apresenta ao usuário uma série de opções, sendo genérica ou abrangente; a segunda, com uma página mais limpa, recomenda claramente o que ele deve fazer ao indicar, de forma objetiva, um único caminho.
Veja estes exemplos de Landing Pages da AirBNB (https://www.airbnb.com.br/) e Shopify (https://www.shopify.com.br/)
Entendemos, então, que a Homepage aponta caminhos, mas não a solução exata para determinada necessidade ou desejo do usuário. Por isso, usar a Landing Page é tão importante, mesmo quando já se tem uma homepage. Como falamos, uma Landing Page cria interesse e provoca desejo no público-alvo, tocando num ponto chave para entender o processo de atração do usuário.
Vamos entender um pouco sobre necessidade e desejo
Necessidade é tudo aquilo de que precisamos e que é indispensável para nossa vida. Desejo é tudo aquilo que queremos ter ou usufruir, sendo necessário ou não. Por exemplo: a alimentação é indispensável para a vida e independe da nossa vontade. Logo, alimentação é uma necessidade. Agora, querer se alimentar em um restaurante de luxo desfrutando de pratos finos, isso é um desejo – mesmo que você esteja satisfazendo sua necessidade de alimento, a forma como almejou satisfazer tal necessidade foi um desejo.
O desejo faz parte da natureza humana e é um dos motores que impulsionam a conduta humana. É a necessidade focada em algo específico.
O seu possível cliente não funciona diferente, ele possui necessidades que precisam ser atendidas, e é seu dever transformar a necessidade dele em um desejo pelo seu produto. É dizer “Olha, vem aqui, que quem vai resolver sua necessidade sou eu!” E uma das formas de se fazer isso em um negócio virtual é através da Landing Page, uma página especificamente construída levando em conta todo processo pessoal do cliente em busca de sanar suas necessidades, dúvidas e problemas, usando elementos estrategicamente escolhidos com comunicação objetiva e subjetiva eficazes, convertendo essa necessidade em desejo e tomada de ação na sua oferta.
Entendeu como uma página construída com os recursos certos pode causar efeitos esperados no usuário?
É como se na sua empresa chegasse um cliente; para quem você mandaria? Para o vendedor ou o repositor?
E, para não acreditar só no que falamos, apresentamos algo irrefutável: estatísticas sobre as Landing Pages. Confira!
- Podem aumentar em até 47% as vendas de uma empresa.
- 45% dos usuários que utilizam Landing Pages são mais propensos a comprar um produto.
- Landing Pages podem aumentar as taxas de conversão em torno 80%.
- Um aumento de Landing Pages de apenas 10 para 15, aumentam em 55% a quantidade de leads.
- Landing pages possuem a maior taxa de conversão entre os Formulários de Inscrição (23%)
Fonte: Hubspot e Omnisend
Landing Pages são fundamentais para uma estratégia de Marketing e os benefícios não param por aí:
Como vimos, Landing Pages são ferramentas excelentes para geração de Leads, mas esse não é o único motivo de sua importância em uma estratégia de Marketing Digital.
Outras vantagens das Landings incluem:
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Facilita o seu Lead Scoring
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Segmenta os seus contatos
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Diminui o seu custo de aquisição de clientes
- Captura usuários que ainda não conhecem seu produto e, desta forma, permite comunicação posterior
Tá bom, estou convencido, quero adotar essa estratégia e gerar MAIS NEGÓCIOS para a minha empresa!
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Quer saber mais sobre o que é landing page e por que você já deveria estar investindo nessa estratégia? Continue de olho no nosso blog e vamos explicar tudinho o que você precisa saber sobre Landing Pages (e muitas outras estratégias).