Uma empresa deve se planejar para viver em dois tempos simultaneamente: o presente e o futuro.
Afinal, cada passo precisa ser cuidadosamente planejado e não desperdiçar oportunidades ou mesmo dar um passo em falso.
Esse pensamento é muito importante para desenvolver o planejamento estratégico de produtos e suas vendas.
É preciso definir com antecedência a estratégia a ser utilizada, os caminhos a serem percorridos, os canais a serem utilizados, a qual público são destinados, dentre muitas outras informações.
E, principalmente, o planejamento comercial deve estar alinhado com o planejamento de marketing. Deve haver comunicação entre o setor de vendas e o setor de marketing. Do contrário, provavelmente seus resultados não serão os esperados.
Sua agência de marketing PRECISA estar a par de seu planejamento comercial
O marketing digital veio para ajudar empresas de todos os portes e de todos os nichos a utilizar suas ferramentas como aliadas para alavancar resultados.
E devemos ficar sempre atentos, porque com a velocidade de informações, tudo muda o tempo todo e, quando percebemos, uma estratégia ou uma ação já se tornou defasada.
Para o sucesso do planejamento estratégico, é necessária muita pesquisa, testes, ações estratégicas, tempo para colocar em prática cada etapa e obter retorno etc.
Ou seja, é a construção de um trabalho.
Isso quer dizer que se você ainda não sabe quais os objetivos comerciais de sua empresa para o ano que vem, saiba que você já está atrasado!
Mas calma!
Não significa que você deve fazer tudo correndo às pressas.
Esse trabalho de planejamento estratégico não é fácil ou muito menos rápido.
Afinal, não existe planejamento estratégico sem pesquisa!
Na hora de comunicar para sua agência de marketing seus objetivos, quais são as informações que você repassa a ela?
Apenas sobre seus produtos e sua empresa?
Infelizmente esse é um erro comum de muitos negócios. E a consequência é que deixam de obter o melhor retorno do investimento.
Leia também Como aumentar o ROI do seu negócio?
Para montar uma estratégia de marketing assertiva é preciso contar com o máximo de informações possíveis, especialmente sobre os consumidores.
É preciso entender quem são esses consumidores, seus hábitos, necessidades, como eles enxergam e se relacionam com seu produto e sua marca etc.
Quanto mais informações certeiras, quanto mais sabemos de nosso público-alvo, maiores são as chances de contarmos estratégias assertivas.
E como coletar essas informações?
Por meio de pesquisas!
As pesquisas foram e ainda são fundamentais para as empresas. São elas que nos abastecem de dados relevantes sobre o mercado que estamos inseridos.
E, com a atual economia tão dinâmica quanto nenhuma outra época presenciamos, é fundamental estarmos atualizados constantemente a fim de não perder nenhuma chance ou mesmo nos estagnarmos.
Portanto, se você acredita que não precisa investir em pesquisas porque já vende dentro de suas expectativas, está mais do que na hora de repensar.
Afinal, o que impede que surja um concorrente e que ele tenha uma estratégia de marketing melhor que a sua?
Quem se acomoda é passado para trás!
Não deixe isso acontecer com sua empresa.
Invista em pesquisas. Conheça seus consumidores e mantenha a sinergia entre seu planejamento comercial e sua agência de marketing.
Gostou deste artigo? Acompanhe nossas redes sociais e tenha acesso a mais dicas de marketing para sue negócio!
Que a força esteja com você!
Até a próxima!