Você sabe o que é CDI, BDI e SHARE?

Você sabe o que é CDI, BDI e SHARE?

Voce-sabe-o-que-e-cdi-bdi-e-share-marketing-digital-para-agencia-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-002

Um bom planejamento de marketing não se faz apenas com boa vontade. É preciso contar com dados que deem suporte à decisão. Caso contrário as chances de que seu investimento não seja otimizado e nem traga o retorno desejado em suas ações são altas e podem acarretar, inclusive, em prejuízos.

Entre as métricas possíveis de serem utilizadas para a realização desse planejamento e com possibilidades de resultados efetivos, três se destacam: CDI, BDI e SHARE.

CDI, BDI e SHARE: conhecendo as métricas de planejamento

O que é CDI?

CDI é a sigla para category development index, ou, em bom português, índice de desenvolvimento da categoria. Com essa métrica é possível compreender a aceitação de um tipo de produto em determinado local. Você pode calcular usando uma fórmula simples.

(Percentual de todos produtos vendidos dentro de uma categoria em uma determinada região) / (percentual do total do target do mercado) x 100

E, assim, saber se o mercado está saturado ou se ainda há espaço para esse produto e para seu crescimento. Quando o resultado é maior que 100, indica que a categoria está desenvolvida em relação ao target e não há espaço para crescimento. No caso de menor que 100, significa que ainda há espaço para desenvolvimento em relação ao target. E novas ações podem ser feitas.

O que é BDI?

Já BDI é a sigla para brandig developmente index, ou índice de desenvolvimento de uma marca. Ele estabelece a mesma relação vista no CDI, mas, em vez de uma categoria de produto, se aplica a uma marca específica. Em ambos os casos, quanto maior for esse índice, maior será a importância do objeto analisado.
Para calcular o BDI, a fórmula é:

Percentual do total de venda de um produto dentro de uma região / percentual do target do produto) x 100

Aqui, quando o resultado dá abaixo de 100 significa que as praças apresentam um melhor potencial para o crescimento de um produto. Já acima de 100, as praças possuem menor chance de crescimento do produto.

O que é SHARE?

SHARE vem de market share e indica qual a fatia ou participação de mercado que uma determinada empresa em seu segmento possui. Ele serve para avaliar as forças e pontos a melhorar de uma empresa, contribuindo com o planejamento. Ao calcular, deve-se definir se o mercado é local, regional ou global. A fórmula para calcular aqui é:

Receitas de vendas de uma empresa em um determinado período / receita de vendas totais do mercado nesse mesmo período.

Em caso de uma empresa internacional, é interessante utilizar esse cálculo em um mercado local para ter noção da participação e a receita de um determinado produto em uma região específica por exemplo.

Mas qual dos dados usar?

A reposta é: TODOS.

Todos esses índices possuem importância e conversam entre em sim, permitindo projetar um cenário real de onde se encontra sua empresa. Assim, é possível tomar decisões estratégicas em conformidade com os objetivos de uma empresa de maneira assertiva. Para ficar mais claro, vamos trabalhar com três exemplos de situações possíveis:

·         Alto BDI, alto CDI e alto SHARE

Um resultado desses indica que não apenas sua marca é bem aceita e possui boa participação em seu segmento, mas que todo ela vai bem. Diante disso os esforços de comunicação e marketing devem visar à manutenção do mercado.

·         Alto BDI, baixo CDI e alto SHARE

Aqui, as vendas da marca vão bem e sua empresa domina a categoria, que, no entanto, não vai tão bem. Nesse caso é preciso ter muito cuidado e monitorar constantemente a situação para que a queda geral não atinja também sua empresa.

·         Baixo BDI, alto CDI e baixo SHARE

Você está dentro de um mercado que vem gerando resultados, mas sua marca não é bem aceita e tem pouca participação. É hora reforçar os esforços de comunicação voltados à promoção e busca por novos mercados e clientes. Ou seja, ao utilizar e combinar os dados contidos nas métricas de planejamento é possível organizar suas ações a partir de sua situação real e, assim, as chances de obter o resultado esperado aumentam significativamente.

Gostou deste artigo? Acompanhe as nossas redes sociais e tenha acesso a mais dicas de marketing para o seu negócio.

Que a força esteja com você! Até a próxima!

Assuntos Relacionados...

3 objetivos do Marketing de Conteúdo + fórmula infalível

3 objetivos do Marketing de Conteúdo + fórmula infalível

Você já conhece ou traçou seus objetivos do Marketing de Conteúdo? Esqueça as modinhas e se torne viral. É só se concentrar nessas ideias que vamos passar aqui! É bem provável que você já saiba

Entenda o momento do usuário no funil de conversão

Entenda o momento do usuário no funil de conversão

Via: Mitrah| www.mitrah.com.br O funil de conversão para o marketing digital é uma técnica muito útil que possibilita às empresas compreenderem com qual tipo de envolvimento o consumidor chega até elas. Ao avaliar o nível

Para aprender programação em qualquer idade e em qualquer lugar

Para aprender programação em qualquer idade e em qualquer lugar

Via: A rede | www.arede.inf.br O ensino da lógica e linguagem de programação no ambiente escolar possibilita oferecermos aprendizagem, metodologias e práticas pedagógicas mais inovadoras. Contribui para repensarmos nosso trabalho em sala de aula, as

Dez tendências de TI para 2016, segundo o Gartner

Dez tendências de TI para 2016, segundo o Gartner

Via: CIO | www.cio.com.br Consultoria aponta conceitos que afetarão os planos, os programas e as iniciativas das empresas a partir do próximo ano O Gartner ativou sua bola de cristal e liberou previsões tecnológicas para

Migração de plataforma: UPGRADE sem perdas!

Migração de plataforma: UPGRADE sem perdas!

Quando temos uma loja virtual é comum atualizarmos o sistema para seguir o mercado digital. Assim como trocar de carro anualmente pode ser uma vantagem, com o crescimento da loja, mudar de plataforma também. A

Redução Progressiva – O que é e para quê serve

Redução Progressiva – O que é e para quê serve

A Redução Progressiva é um componente complexamente detalhista e essencial para a comunicação digital, entenda como a redução progressiva pode contribuir para a sua identidade visual A internet hoje é a maior fonte de conteúdo

Por que minha empresa deve investir em Inbound Marketing?

Por que minha empresa deve investir em Inbound Marketing?

Via StartSe |https://conteudo.startse.com.br “Se você tem mais dinheiro que cérebro, deve focar em marketing de interrupção. Se tem mais cérebro que dinheiro, deve focar em Inbound Marketing.” Inbound Marketing é um dos temas mais falado

Conversão de e-mail marketing

Conversão de e-mail marketing

Entenda como o e-mail marketing e outros serviços de e-mail podem alavancar a autoridade da sua empresa na internet e como funciona a conversão de e-mail no inbound marketing Há algum tempo atrás se ouviam

Inbound Marketing – Como Mapear Conteúdo para a Jornada do Cliente

Inbound Marketing – Como Mapear Conteúdo para a Jornada do Cliente

Via Vitaminha Publicitária | www.vitaminapublicitaria.com.br 93% dos processos de compra começam com uma busca online. O Inbound Marketing é justamente a estratégia de oferecer o conteúdo certo para quando estes 93% de consumidores procurarem pelo

Funil de vendas e o conteúdo original

Funil de vendas e o conteúdo original

O conteúdo original dentro do marketing é importante. Ele influencia na venda diretamente através do seu conhecimento. A ideia do funil de vendas não é um conceito novo, mas no inbound marketing foi adaptado e renovado.

Como tornar seu conteúdo mais atrativo?

Como tornar seu conteúdo mais atrativo?

Via Abradi-SC | www.abradi-sc.com.br Dentre todas as estratégias de marketing digital, a criação de conteúdo tem ganhado destaque nos últimos meses. Notamos que a produção de conteúdo atrativo para o leitor tem tido retorno esperado,

4 vantagens do inbound marketing

4 vantagens do inbound marketing

O marketing digital está mudando de forma que o inbound marketing está dominando o mercado online. Entenda mais neste artigo. O marketing é algo tão presente em nosso cotidiano que permite uma interação direta com suas