Você não conhece o seu público-alvo!

Você não conhece o seu público-alvo!

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O marketing digital ampliou o poder de comunicação das empresas. Hoje é possível entender com muito mais clareza quem é o público-alvo, seus perfil, seus gostos e até mesmo o que ele não gosta e, assim, desenvolver uma estratégia de marketing certeira, capaz de alcançar excelentes resultados. Porém, como falamos aqui, definir esse público é uma tarefa mais complicada do que parece.

Quem quer alcançar o sucesso e ter uma estratégia de marketing vencedora deve fugir das obviedades e ter em mente que estudar o público-alvo é essencial.
Como faz isso? Por meio de pesquisas de mercado.

Pesquisas como aliadas de sua estratégia de marketing

Se você pesquisa sobre marketing digital para sua empresa, com certeza já se deparou por aí com o conceito de persona. A definição de persona se caracteriza por ser um modelo aprofundado e que mais se aproxima com o cliente ideal desejado por seu negócio. E isso ocorre de forma a estruturar o planejamento da estratégia de marketing para que ela consiga ser efetiva de fato.

Quanto mais conhecemos do receptor de nossa mensagem, mais essa mensagem será moldada e melhor será seu alcance e compreensão. Veja mais aqui sobre a definição de persona. Um erro muito comum, que pode ocorrer, inclusive, em empresas já consolidadas no mercado, é acreditar que já conhece seus consumidores apenas pela intuição ou experiência. A realidade, porém, é outra e são incontáveis os casos de empresas que mostram não conhecer seu público-alvo de fato. E isso acaba por resultar em ações desastrosas. A aproximação promovida pelo marketing digital entre público e organizações também pode ser negativa nesses casos.

Para exemplificar, podemos citar o Dia da Mulher, celebrado no dia 8 de março. Muitos tentam fugir do lugar comum e dos estereótipos de mensagens com flores e a utilização da cor rosa.
Mas ainda vemos empresas que não compreendem o atual momento que o mundo vive e não se dão conta de que pisaram na bola. E como poderia ser diferente se, na grande maioria dos casos, os responsáveis pela aprovação dessas peças são homens, de 45 anos, das classes A e B?

Segundo uma pesquisa realizada pela Meio & Mensagem, em 2016, apenas 20% da criação de agências é composta por mulheres. Mas é possível fugir de estereótipos. Basta embasar a estratégia de marketing em pesquisas que permitam conhecer com profundidade e, verdadeiramente, estudar o público-alvo. Essa pesquisa deverá ir além do perfil socioeconômico e entender suas dores, valores, comportamentos, hábitos, influências sofridas etc. Lembrando que mesmo assim dificilmente conseguimos entender 100% de nosso público. Afinal, somos todos seres humanos, não podemos nos esquecer da individualidade das pessoas. Mas, sem essa pesquisa, as chances de errar aumentam ainda mias. Em vez de dados, sua estratégia de marketing estará baseada em achismos.

E você não quer investir seus recursos ACHANDO que terá resultados com seu marketing digital, certo? Diminua seus riscos de erros de marketing. No momento de definir suas estratégias de marketing tenha as pesquisas como aliada.

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Que a força esteja com você! Até a próxima!

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