Através das ações de marketing digital negócios de diferentes segmentos são capazes de promover suas marcas e atrair potenciais consumidores.
Durante um processo de compra online somos capazes de rastrear todos os passos de seu cliente, mensurando de forma precisa os resultados e o retorno sobre o investimento do marketing.
Mas, como saber se essas mesmas ações impactam seus resultados quando suas vendas ocorrem apenas em seus estabelecimentos físicos?
É essa dúvida muito comum que iremos responder nesse artigo! Bora lá?
Medindo o impacto do marketing digital em suas vendas off-line
Investimentos em marketing que não trazem retorno para a sua empresa são, na realidade, um desperdício de recursos.
E como saber se esse retorno se quer existe? Através de dados. Sem dados que confirmem os efeitos produzidos, suas impressões serão apenas isso: impressões.
Como dissemos acima, no marketing digital possuímos uma série de ferramentas que permitem levantar esses dados e assim ajustar as estratégias na busca pelos melhores resultados.
Porém, quando as vendas ocorrem off-line, mensurar o quanto dessas ocorreram motivadas pelos investimentos no digital exigem a adoção de algumas medidas.
Entre essas uma das mais importantes é: preencher o CRM.
A importância do CRM para mensurar resultados
CRM é a sigla para “Customer Relationship Management”, traduzindo é um sistema de gestão de relacionamento com o cliente.
Nesses sistemas, é possível criar um cadastro com todas as informações relevantes de seus clientes, desde os dados de contato ao histórico de compras.
Utilizado corretamente, esse sistema é uma ferramenta poderosa para conhecer o perfil de seu público consumidor e contribuir para a tomada de decisões assertivas.
Durante a finalização da venda não tenha medo de perguntar a seus clientes como eles conheceram sua empresa, produto ou promoção!
Através dessa pergunta simples e do preenchimento correto de seu CRM você será capaz de saber qual a origem do interesse de seus consumidores e assim quais ações que mais trazem resultados a seu negócio.
Entendi. Mas, qual CRM devo utilizar em minha empresa?
Hoje é possível encontrar uma série de sistemas comercializados por diferentes desenvolvedoras.
Pesquise, conheça e encontre aquele que melhor atende a necessidade de sua empresa.
Mas atenção: a tecnologia é um auxílio aos negócios. Não basta implementar sistemas de gestão, é preciso implantar uma cultura de uso desses sistemas na empresa.
Capacite seus funcionários. Conheça o sistema e estimule o uso. Não deixe que nenhuma venda saia de seu estabelecimento sem registro.
Dessa forma você terá a sua disposição uma série de dados, permitindo que além de otimizar seus investimentos, um serviço de pós venda muito mais assertivo.
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Que a força esteja com você!