A internet e a tecnologia deram origem a um novo momento histórico: a era da informação.
Nunca produzimos e consumimos tanta informação como na atualidade.
Diariamente somo bombardeados, em nossa timeline nas redes sociais, por notícias, piadas, fotos, vídeos, textões, opiniões, desabafos etc.
É tanta informação que nos chega que não damos conta de ler tudo, de assimilar tudo.
A disputa constante por nossa atenção nos tornou um tanto dispersos, o que afeta diretamente nossa capacidade de foco e concentração.
E nessa acabamos por perder um pouco a capacidade de discernir o que é relevante e o que é ruído.
A consequência pode ser vista também em relação às marcas que perdem em engajamento e, consequentemente, em vendas.
O que fazer nessa situação?
O engajamento como estratégia de vendas
Ao contrário do que pode parecer esse cenário não reforça ou ressuscita a venda pela venda.
Ou seja: aquela a qual a única preocupação do vendedor é com o valor que irá entrar no faturamento.
Esse tipo de venda não é nada interessante e obriga a empresa a todo o momento correr atrás de novos clientes.
Conquistar novos clientes custa caro e não é uma tarefa nada fácil.
Em um momento que além do cenário descrito acima a concorrência nunca foi tão feroz, a fidelização de clientes é fundamental.
Sua marca precisa contar com parceiros que estejam sempre presentes e que espalhem por aí como sua solução é incrível.
Do contrário as chances de sua empresa ficar estagnada (no melhor dos cenários) são grandes.
Pode parecer contraproducente, mas a saída é ter o engajamento com seu público como pilar de sua estratégia de vendas.
“Como assim, vocês não disseram que engajar é cada vez mais difícil?”
Sim. Nós dissemos.
Porém, “mais difícil” não significa “impossível”.
O grande segredo é ser capaz de gerar valor e se tornar indispensável ao seu cliente, criar engajamento com ele e com seu público.
E o inbound marketing é isso.
O inbound marketing e o engajamento
Gerar valor para seus clientes significa ser capaz de oferecer a eles soluções a seus problemas reais.
É ser capaz de atender e entender seus desejos e necessidades, seus gostos e desgostos.
É justamente esse ponto que a venda pela venda é incapaz de atender e por isso ela falha miseravelmente na fidelização.
A boa notícia é que, com o uso do inbound marketing, é possível construir e entregar esse valor.
Um bom exemplo é a produção de conteúdo em blogs, como esse que você está lendo, por exemplo!
Se chegou até aqui é porque provavelmente o assunto “vendas” (e como melhorar elas) interessa a você, certo?
E nesse artigo estamos mostrando como é possível aprimorar seus processos e suas estratégias de vendas.
É importante compreender, contudo, que o inbound marketing visa, principalmente, os resultados ao longo prazo.
Ao construir valor para seu cliente sua emprese se torna um porto seguro. Um lugar que ele confia e acredita. Um lugar do qual vale a pena comprar.
E agora você deve estar pensando:
“Ok, mas como fazer com que ele não se disperse com meu conteúdo?”
Seja relevante.
Nossa capacidade de separar as informações importantes de do é irrelevante está sendo prejudicada, mas ainda não foram limadas.
Somos capazes de dar atenção e absorver aquilo que interessa de verdade a nós, que irá resolver de verdade uma dor que possuímos.
E fazer tudo isso e implementar uma estratégia campeã é fácil?
Claro que não, mas isso não deve JAMAIS ser motivo para desistir.
Afinal, nenhum caminho que você trilhou agora com seu negócio foi fácil. E aqui está você.
Novos tempos pedem novas estratégias de vendas.
Por isso o engajamento com seu público é algo muito importante para o sucesso de sua estratégia de vendas!
Aposte no engajamento e pavimente o caminho para obter resultados concretos que permitirão o crescimento de seu negócio.
Leia também: O inbound marketing serve para qualquer negócio?
E mais: Por que minha empresa deve investir em inbound marketing?
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Que a força esteja com você!
Até a próxima!