Aparecer no topo do Google, de modo a fazer suas páginas serem encontradas pelo seu público-alvo é um dos principais objetivos do marketing de conteúdo.
Entre as principais estratégias utilizadas nesse sentido está a produção de blog posts, estruturados com palavras-chave relevantes e que façam sentido ao texto, ao contexto e ao seu negócio.
Quando um usuário faz uma pesquisa no Google com um termo específico, a ferramenta identifica quais as páginas são mais relevantes para aparecem como resultado possível.
Portanto, saber utilizar as palavras-chave da forma correta é fundamental para conseguir se tornar relevante no buscador.
Veja também O que é o Google Adwords? – parte 1 – palavras-chave.
As palavras-chaves no marketing de conteúdo
Anteriormente era muito comum encontrarmos páginas em boas posições nos resultados de busca onde se abusavam da quantidade repetida de palavras-chave.
Os termos se repetiam com tal intensidade que a qualidade do conteúdo era severamente comprometida, as frases chegavam a sequer fazer sentido.
Mas, como sabemos, para o Google, uma boa experiência do usuário é fundamental e, sem dúvidas, seu grande diferencial.
Dessa forma, com atualizações do algoritmo da empresa, essa prática, chamada de keyword stuffing, passou a ser combatida e os sites punidos.
Atualmente se o Google considerar que uma página de sua empresa abusa do uso das palavras-chaves em seu conteúdo, ela poderá ser punida, por considerar uma técnica de black hat, algo bem negativo.
Entenda melhor o que é black hat e por que não praticar em sua estratégia de marketing de conteúdo.
Qual a saída, então, para se fazer relevante com relação a um termo de busca?
Utilizar palavras-chave com sabedoria!
Especialistas em SEO recomendam de 1% a 3% de reincidência em um texto, aliada a conteúdos de qualidade.
No Yoast SEO, ferramenta muito utilizada e útil no WordPress, que ajuda muito nas estratégias de SEO ao aparecer automaticamente diversos dados de sua publicação e relevância para o Google, recomenda entre 0,5% e 2,5% de ocorrência da palavra-chave no texto inteiro.
E quanto mais textos forem produzidos com as mesmas palavras-chave, seguindo o critério de quantidade e relevância do conteúdo, melhor ranqueado seu blog e site estarão de acordo com os critérios do Google.
É por isso que, na construção de um blog, as palavras-chave são as mesas para diferentes artigos.
E, como sabemos, quanto melhor a presença no sistema de buscas mais utilizado do mundo, maior o número de visitantes.
Esses visitantes serão cada vez mais qualificados, uma vez que encontrarão seu blog ou seu site na pesquisa realizada por termos que tenham a ver com sua empresa.
Uma boa estratégia de marketing de conteúdo visa construir uma audiência ao seu site, de modo a alavancar seus resultados. E, para isso, deve trabalhar com diferentes textos que utilizem as mesmas palavras-chave.
Para ter acesso a mais dicas de marketing digital para seu negócio, continue acompanhando nosso blog e curta nossas redes sociais.
Que a força esteja com você!
Até a próxima!