Precisamos falar sobre retorno de investimento!

Precisamos falar sobre retorno de investimento!

Precisamos-falar-sobre-retorno-de-investimentos-marketing-digital-para-agência-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-001

Uma das grandes vantagens de se valer de estratégias de marketing digital é a facilidade com a qual é possível mensurar os resultados de forma precisa e rápida através das centenas de métricas existentes, no entanto poucos dados são tão valiosos para um negócio quanto o ROI.

Entendendo a importância do ROI

ROI nada mais é que a sigla em inglês para retorno de investimento (ou sobre investimento), que irá indicar qual foi o retorno que obteve sobre o valor que investiu em suas estratégias e ações de marketing.

Como sabemos para qualquer empresa o resultado alcançado é aquilo que realmente importa, que virá mantê-la funcionando e em um ambiente altamente competitivo poucos empresários se arriscam a investir sem que tenham um retorno, comprovado, sobre o mesmo.

Além disso, ao calcular o ROI de suas ações de marketing, é possível compreender de fato aquilo que está funcionando bem, aquilo que precisa ser ajustado e aquilo que simplesmente não dá resultados, o que permite tomar medidas muito mais assertiva, tomando decisões mais eficazes.

Outro ponto, é que como sabemos a produção de um conteúdo de qualidade ajuda a qualquer negócio se tornar autoridade e referência em seu mercado de atuação, certo? No entanto essa autoridade só é concretizada caso os resultados também sejam alcançados.

Afinal, imagine, por exemplo, que você segue um empreendedor em suas redes sociais, blogs e outras publicações digitais e enxerga o mesmo como uma inspiração, no entanto, quando você descobre que em nenhum momento ele obteve sucesso com suas empresas, pelo contrário. No mínimo você ficaria frustrado e provavelmente pararia de acompanha-lo.

Vale lembrar que é possível calcular o retorno de investimento sobre praticamente toda ação de marketing que será realizada por seu negócio, desde que para isso haja um parâmetro de conversão, que não necessariamente significa a venda de um produto ou serviço, e geralmente é definido nos objetivos pretendidos com a mesma.

No entanto, se nas estratégias de marketing de interrupção, como os anúncios pagos, esse cálculo até que é simples de ser feito (quanto investi nos anúncios x quantas conversões foram feitas por conta do anuncio), calcular o ROI sobre estratégias de SEO pode ser um pouco mais complexo.

Retorno de investimento e o SEO

Conforme já falamos em outros posts aqui de nosso blog utilizar as técnicas de white hat é fundamental para o sucesso de qualquer site ou página da internet, otimizando as mesmas para alcançarem as melhores posições nos buscadores.

No entanto, como calcular o retorno do valor investido na aplicação dessas técnicas?

No SEO podemos definir como conversão ações que levem ao seu público-alvo se tornar um lead ou cliente como: assinatura de newsletter, cadastro para receber conteúdo especial e, claro, a compra de seu produto ou serviço.

Embora a taxa de cliques e visitantes únicos em seu site sejam uma métrica valiosa, não é aconselhável toma-la como referência no momento de calcular o ROI sobre o SEO, uma vez que em termos de resultados práticos o que adianta ter um milhão de visitas em sua página e nenhuma delas ficar nem próxima de se tornar um cliente? Lembre-se: ego não enche barriga!

Uma boa dica e que facilita muito na hora de calcular o ROI nesses casos é ter escolhido alguns KPIs, dessa forma você saberá exatamente como cada uma de suas ações está se comportando e influenciando as conversões.

Também é importante definir o período a ser analisado lembrando que os resultados não ocorrem da noite para o dia, especialmente no SEO que tem eficácia comprovado na longa duração, por isso faça a escolha sabiamente para chegar a resultados que correspondam a sua realidade.

Feito isso basta fazer a comparação entre objetivos estimados e resultados alcançados, aproveitando também a coleta de informações para fazer os ajustes necessários a sua estratégia.

Um investimento só é benéfico para uma empresa quando o mesmo produz resultados positivos, seja o mesmo realizado em ativos ou em marketing, por isso calcular o ROI é imprescindível para compreender a eficácia de suas ações de marketing digital, realizando as correções sempre que forem necessárias para alcançar os melhores resultados!

Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais! Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário, nós vamos responder mais rápido que a Millenium Falcon!

Que a força esteja com você!

Assuntos Relacionados...

Precisamos falar sobre retorno de investimento!

Precisamos falar sobre retorno de investimento!

Uma das grandes vantagens de se valer de estratégias de marketing digital é a facilidade com a qual é possível mensurar os resultados de forma precisa e rápida através das centenas de métricas existentes, no

Redução Progressiva – O que é e para quê serve

Redução Progressiva – O que é e para quê serve

A Redução Progressiva é um componente complexamente detalhista e essencial para a comunicação digital, entenda como a redução progressiva pode contribuir para a sua identidade visual A internet hoje é a maior fonte de conteúdo

Por que minha empresa deve investir em Inbound Marketing?

Por que minha empresa deve investir em Inbound Marketing?

Via StartSe |https://conteudo.startse.com.br “Se você tem mais dinheiro que cérebro, deve focar em marketing de interrupção. Se tem mais cérebro que dinheiro, deve focar em Inbound Marketing.” Inbound Marketing é um dos temas mais falado

Conversão de e-mail marketing

Conversão de e-mail marketing

Entenda como o e-mail marketing e outros serviços de e-mail podem alavancar a autoridade da sua empresa na internet e como funciona a conversão de e-mail no inbound marketing Há algum tempo atrás se ouviam

Inbound Marketing – Como Mapear Conteúdo para a Jornada do Cliente

Inbound Marketing – Como Mapear Conteúdo para a Jornada do Cliente

Via Vitaminha Publicitária | www.vitaminapublicitaria.com.br 93% dos processos de compra começam com uma busca online. O Inbound Marketing é justamente a estratégia de oferecer o conteúdo certo para quando estes 93% de consumidores procurarem pelo

Funil de vendas e o conteúdo original

Funil de vendas e o conteúdo original

O conteúdo original dentro do marketing é importante. Ele influencia na venda diretamente através do seu conhecimento. A ideia do funil de vendas não é um conceito novo, mas no inbound marketing foi adaptado e renovado.

Como tornar seu conteúdo mais atrativo?

Como tornar seu conteúdo mais atrativo?

Via Abradi-SC | www.abradi-sc.com.br Dentre todas as estratégias de marketing digital, a criação de conteúdo tem ganhado destaque nos últimos meses. Notamos que a produção de conteúdo atrativo para o leitor tem tido retorno esperado,

4 vantagens do inbound marketing

4 vantagens do inbound marketing

O marketing digital está mudando de forma que o inbound marketing está dominando o mercado online. Entenda mais neste artigo. O marketing é algo tão presente em nosso cotidiano que permite uma interação direta com suas

Como aumentar o ROI do seu negócio?

Como aumentar o ROI do seu negócio?

ROI, sigla do termo “return on investment” ou “retorno sobre investimento”, é uma terminologia muito usada em estratégias de marketing de conteúdo. Saiba mais! Apesar de todos os benefícios e facilidades que o marketing digital