Qual a diferença entre assessoria de imprensa e marketing de conteúdo?

Qual a diferença entre assessoria de imprensa e marketing de conteúdo?

Qual-a-diferença-entre-assessoria-de-imprensa-e-marketing-de-conteudo-marketing-digital-para-agência-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-002

Para marcar sua presença nos meios digitais, atrair e construir relacionamentos com seu público bem como contar com conteúdo de qualidade e relevante são fatores essenciais.
Mas esse conjunto não se basta sozinho.
Por exemplo, não basta ter um conteúdo excelente se não tiver audiência, ele precisa ser visto pelas pessoas, certo?
Por isso, distribuí-lo nos canais corretos para que se atinja o maior número de visualizações e, além disso, focado no público certo, com potencial para ser seu cliente, é parte importante para alcançar esse objetivo.
Diante desse desafio, é comum observar-se uma dúvida entre os empreendedores que buscam o sucesso: qual a melhor forma de realizar a distribuição do conteúdo? Por meio do marketing de conteúdo ou da assessoria de imprensa?

Marketing de conteúdo x assessoria de imprensa

Primeiramente, vale lembrar que os recursos podem ter suas similaridades, mas também muitas diferenças e singularidades.
Práticas, atribuições e expectativas de resultados se diferem, logo, cada um cumpre um papel em sua estratégia de comunicação.

Mas, afinal, o que é assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa é responsável por cuidar da imagem de uma empresa ou de uma pessoa.
É ela que irá construir e cuidar do relacionamento de seu cliente com os meios de comunicação e, principalmente, com a imprensa.
Ela trabalha com conteúdo?
Sim!
Um conteúdo que pode ser voltado tanto às mídias off-line como às on-line, geralmente em formatos de press release e notícias.
Ou seja, não é papel da assessoria de imprensa produzir conteúdos para blogs corporativos voltados ao funil de vendas.
Outra função da assessoria é o gerenciamento de crise de imagens que se abatem sobre seus clientes e assessorá-lo em diferentes situações ligadas à comunicação ou mesmo ser o porta-voz em pronunciamentos oficiais bem como sugerir pautas e entrevistas com esse cliente.
Seu principal benefício?
Sem dúvidas a visibilidade que é capaz de proporcionar de modo a fortalecer uma marca no mercado.

E o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo pode ser definido como a adoção de estratégias de conteúdo voltadas à atração do público-alvo, captação de leads e conversão.
Ele é o responsável por produzir materiais originais e relevante, não necessariamente de texto, para blog, redes sociais, vídeos, infográficos, cases, white papers, e-books, slides etc.
Quando o assunto é marketing digital, essa prática vem ganhando cada vez mais espaço ao longo dos anos.
Quem nunca se deparou por aí com a famosa frase “o conteúdo é rei”?
Com o marketing de conteúdo, sua empresa cria autoridade, se conecta com seu público-alvo, aprofunda relacionamentos e qualifica as vendas sem precisar empurrar um produto ou serviço para o público.
Também é uma forma de fortalecer a marca no mercado.
Aqui em nosso blog falamos bastante sobre marketing de conteúdo e estratégias de marketing, como, por exemplo, aqui.

Mas, e no final, qual escolher? Assessoria de imprensa ou marketing de conteúdo?

Como foi possível observar, as duas ações se distinguem e, portanto, produzem resultados diferentes.
E quem foi que disse que só é possível adotar uma delas?
A união do marketing de conteúdo com a assessoria de imprensa é um medida capaz de levar sua empresa a outro patamar.
E eles não estão para serem concorrentes, mas, sim, para se aliarem e, juntos, gerarem os benefícios, como:
• Impulsionar sua marca e aumentar sua visibilidade;
• Aumentar sua credibilidade;
• Melhorar o tráfego de seu site;
• Ajudar a entender seu público;
• Analisar seus resultados.
E, para trazer esses resultados, o trabalho deve ser bem executado e com um tempo de maturação adequado.
Conte com especialistas de ambas as áreas para trazer o retorno que você deseja à sua empresa.
Quer saber mais sobre o marketing digital e suas possibilidades?
Continue navegando em nosso blog que você vai encontrar assuntos interessantes.
E se tiver algo mais que gostaria de ver por aqui ou tem dúvidas, é só deixar nos comentários! 😉
Não deixe de acompanhar, também, nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades e conteúdos.
Que a força esteja com você!

Assuntos Relacionados...

Qual a diferença entre assessoria de imprensa e marketing de conteúdo?

Qual a diferença entre assessoria de imprensa e marketing de conteúdo?

Para marcar sua presença nos meios digitais, atrair e construir relacionamentos com seu público bem como contar com conteúdo de qualidade e relevante são fatores essenciais. Mas esse conjunto não se basta sozinho. Por exemplo,

Redução Progressiva – O que é e para quê serve

Redução Progressiva – O que é e para quê serve

A Redução Progressiva é um componente complexamente detalhista e essencial para a comunicação digital, entenda como a redução progressiva pode contribuir para a sua identidade visual A internet hoje é a maior fonte de conteúdo

Por que minha empresa deve investir em Inbound Marketing?

Por que minha empresa deve investir em Inbound Marketing?

Via StartSe |https://conteudo.startse.com.br “Se você tem mais dinheiro que cérebro, deve focar em marketing de interrupção. Se tem mais cérebro que dinheiro, deve focar em Inbound Marketing.” Inbound Marketing é um dos temas mais falado

Conversão de e-mail marketing

Conversão de e-mail marketing

Entenda como o e-mail marketing e outros serviços de e-mail podem alavancar a autoridade da sua empresa na internet e como funciona a conversão de e-mail no inbound marketing Há algum tempo atrás se ouviam

Inbound Marketing – Como Mapear Conteúdo para a Jornada do Cliente

Inbound Marketing – Como Mapear Conteúdo para a Jornada do Cliente

Via Vitaminha Publicitária | www.vitaminapublicitaria.com.br 93% dos processos de compra começam com uma busca online. O Inbound Marketing é justamente a estratégia de oferecer o conteúdo certo para quando estes 93% de consumidores procurarem pelo

Funil de vendas e o conteúdo original

Funil de vendas e o conteúdo original

O conteúdo original dentro do marketing é importante. Ele influencia na venda diretamente através do seu conhecimento. A ideia do funil de vendas não é um conceito novo, mas no inbound marketing foi adaptado e renovado.

Como tornar seu conteúdo mais atrativo?

Como tornar seu conteúdo mais atrativo?

Via Abradi-SC | www.abradi-sc.com.br Dentre todas as estratégias de marketing digital, a criação de conteúdo tem ganhado destaque nos últimos meses. Notamos que a produção de conteúdo atrativo para o leitor tem tido retorno esperado,

4 vantagens do inbound marketing

4 vantagens do inbound marketing

O marketing digital está mudando de forma que o inbound marketing está dominando o mercado online. Entenda mais neste artigo. O marketing é algo tão presente em nosso cotidiano que permite uma interação direta com suas

Como aumentar o ROI do seu negócio?

Como aumentar o ROI do seu negócio?

ROI, sigla do termo “return on investment” ou “retorno sobre investimento”, é uma terminologia muito usada em estratégias de marketing de conteúdo. Saiba mais! Apesar de todos os benefícios e facilidades que o marketing digital