Para marcar sua presença nos meios digitais, atrair e construir relacionamentos com seu público bem como contar com conteúdo de qualidade e relevante são fatores essenciais.
Mas esse conjunto não se basta sozinho.
Por exemplo, não basta ter um conteúdo excelente se não tiver audiência, ele precisa ser visto pelas pessoas, certo?
Por isso, distribuí-lo nos canais corretos para que se atinja o maior número de visualizações e, além disso, focado no público certo, com potencial para ser seu cliente, é parte importante para alcançar esse objetivo.
Diante desse desafio, é comum observar-se uma dúvida entre os empreendedores que buscam o sucesso: qual a melhor forma de realizar a distribuição do conteúdo? Por meio do marketing de conteúdo ou da assessoria de imprensa?
Marketing de conteúdo x assessoria de imprensa
Primeiramente, vale lembrar que os recursos podem ter suas similaridades, mas também muitas diferenças e singularidades.
Práticas, atribuições e expectativas de resultados se diferem, logo, cada um cumpre um papel em sua estratégia de comunicação.
Mas, afinal, o que é assessoria de imprensa?
A assessoria de imprensa é responsável por cuidar da imagem de uma empresa ou de uma pessoa.
É ela que irá construir e cuidar do relacionamento de seu cliente com os meios de comunicação e, principalmente, com a imprensa.
Ela trabalha com conteúdo?
Sim!
Um conteúdo que pode ser voltado tanto às mídias off-line como às on-line, geralmente em formatos de press release e notícias.
Ou seja, não é papel da assessoria de imprensa produzir conteúdos para blogs corporativos voltados ao funil de vendas.
Outra função da assessoria é o gerenciamento de crise de imagens que se abatem sobre seus clientes e assessorá-lo em diferentes situações ligadas à comunicação ou mesmo ser o porta-voz em pronunciamentos oficiais bem como sugerir pautas e entrevistas com esse cliente.
Seu principal benefício?
Sem dúvidas a visibilidade que é capaz de proporcionar de modo a fortalecer uma marca no mercado.
E o marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo pode ser definido como a adoção de estratégias de conteúdo voltadas à atração do público-alvo, captação de leads e conversão.
Ele é o responsável por produzir materiais originais e relevante, não necessariamente de texto, para blog, redes sociais, vídeos, infográficos, cases, white papers, e-books, slides etc.
Quando o assunto é marketing digital, essa prática vem ganhando cada vez mais espaço ao longo dos anos.
Quem nunca se deparou por aí com a famosa frase “o conteúdo é rei”?
Com o marketing de conteúdo, sua empresa cria autoridade, se conecta com seu público-alvo, aprofunda relacionamentos e qualifica as vendas sem precisar empurrar um produto ou serviço para o público.
Também é uma forma de fortalecer a marca no mercado.
Aqui em nosso blog falamos bastante sobre marketing de conteúdo e estratégias de marketing, como, por exemplo, aqui.
Mas, e no final, qual escolher? Assessoria de imprensa ou marketing de conteúdo?
Como foi possível observar, as duas ações se distinguem e, portanto, produzem resultados diferentes.
E quem foi que disse que só é possível adotar uma delas?
A união do marketing de conteúdo com a assessoria de imprensa é um medida capaz de levar sua empresa a outro patamar.
E eles não estão para serem concorrentes, mas, sim, para se aliarem e, juntos, gerarem os benefícios, como:
• Impulsionar sua marca e aumentar sua visibilidade;
• Aumentar sua credibilidade;
• Melhorar o tráfego de seu site;
• Ajudar a entender seu público;
• Analisar seus resultados.
E, para trazer esses resultados, o trabalho deve ser bem executado e com um tempo de maturação adequado.
Conte com especialistas de ambas as áreas para trazer o retorno que você deseja à sua empresa.
Quer saber mais sobre o marketing digital e suas possibilidades?
Continue navegando em nosso blog que você vai encontrar assuntos interessantes.
E se tiver algo mais que gostaria de ver por aqui ou tem dúvidas, é só deixar nos comentários! 😉
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Que a força esteja com você!