Contar com uma boa equipe de vendas é fundamental para que sua empresa obtenha os melhores resultados.
Aqui em nosso blog já demos algumas dicas para acertar na contração de seus vendedores.
Mas, para que você conquiste esse objetivo, entender as características de um bom vendedor é fundamental.
Quer saber quais são elas?
Confira aqui dicas que vão guiar você na busca pelo melhor para sua empresa.
6 características de um bom vendedor
1. Procura sempre aprender
Na era da informação os consumidores chegam ao momento da compra muito mais preparados.
Antes de tomarem sua decisão eles pesquisam e buscam a melhor solução para seus problemas.
Diante desse cenário, a primeira característica de um bom vendedor é se manter sempre atualizado.
Ele deve procurar o aprendizado contínuo sobre seu mercado, seu produto, seus concorrentes, sobre o prospect etc.
Lembre-se: as técnicas de vendas são mutáveis e acompanham as mudanças no mercado.
Por isso, nada de ficar engessado!
O aprimoramento deve ser constante também em relação às técnicas de vendas.
2. É um bom ouvinte
Foi-se o tempo que falar sem parar sobre seus produtos e serviços, inundando seu cliente de informações era uma técnica de vendas.
Hoje, uma das principais habilidades de um bom vendedor é saber ouvir seus potenciais clientes.
Quando um vendedor é um bom ouvinte, ele passa a conhecer melhor seu prospect e entende melhor sua realidade, necessidades e objeções.
Dessa forma, ele será capaz de conduzir a conversa de modo a levar ao fechamento do negócio com mais certeza e mais clareza.
3. Reserva tempo para realizar pesquisas
Sim, todo o conhecimento prévio acumulado ao longo do tempo do profissional é importante, mas, sozinho, não fecha uma venda.
Para aumentar as chances de sucesso de um negócio, um bom vendedor faz uma pesquisa prévia sobre seus clientes.
Especialmente no segmento B2B.
Antes da sua abordagem, ele deve procurar agregar informações pertinentes sobre seu prospect e sua empresa ou necessidade, de forma a oferecer um atendimento personalizado e, assim, aumentar suas chances de sucesso.
Hoje, com as redes sociais, é muito mais fácil descobrir informações sobre a pessoa com a qual irá interagir.
4. É capaz de criar rapport
E, nessa pesquisa, envolve, até mesmo, saber os gostos pessoais de seus prospects, para criar assuntos em comuns de ambos e manter uma relação.
Rapport é sobre a empatia criada entre vendedor e cliente.
Um vendedor pode representar uma empresa, mas a realidade é que pessoas ainda compram de pessoas.
Com essa frase queremos dizer que gerar confiança e identificação ainda é essencial no processo de venda.
Pense em uma situação com dois vendedores que possuem soluções similares, inclusive em condição de pagamento.
Com um deles o comprador desenvolveu uma relação de confiança. Com o outro não.
Com qual dos dois você acredita que ele irá fechar negócio?
Pois é.
5. Educa e constrói autoridade e confiança
Outra característica interessante de um bom vendedor, além das citadas acima, é conseguir educar o cliente durante a compra.
Mais do que falar as características de seu produto ou serviço, ele deve mostrar como esse produto ou serviço é capaz de atender suas necessidades.
E mais do que isso: ao manter-se atualizado com o mercado, o vendedor consegue ensinar para além de sua solução, gerando autoridade e confiança.
Nesse processo ele contribui, também, para construir uma perspectiva de futuro a seus clientes.
Ao mostrar o que o serviço ou produto é capaz da melhor forma possível, seu prospect fica mais à vontade e se sente mais preparado para fechar negócio e adotar essa solução e também confia no vendedor quando tiver alguma dúvida ou problema.
Contudo, é preciso cuidado para que as projeções sejam sempre dentro da realidade e que não gerem frustração e descontentamento futuro.
6. Entende a importância de gerar valor e o faz
Todos esses aspectos citados fazem com que, atualmente, o bom vendedor seja aquele que consegue ir além das características de suas soluções.
Quem trabalha com vendas e quer alcançar bons números deve ser capaz de construir valor.
Isso porque ele não irá vender um produto ou serviço, mas, sim, a transformação que esse produto ou serviço irá gerar ao cliente.
O cliente não quer mais saber apenas de comprar um produto ou serviço, ele quer a experiência de compra.
Estar preparado para atender a todos os perfis de prospects, para entender e sanar suas dúvidas e dores faz de um vendedor ainda mais completo.
Não deixe de conferir também 7 dicas para contratar os melhores profissionais de vendas.
Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais para saber mais sobre marketing digital e suas soluções.
Até a próxima!