Hoje em um único dia é possível acessar mais informações que um homem em sua vida inteira no século XVIII.
A internet faz isso com a gente. Muita informação o tempo todo!
Se por um lado essa quantidade de informação deixa a gente meio louco, por outro traz VANTAGENS significativas para o marketing digital.
Estamos falando mais uma vez de métricas! Mas nunca é o suficiente.
Marketing digital é uma ciência! E como toda ciência ela é exata, porém estatística!
É possível prever os resultados das campanhas de marketing digital?
Sim!
Porém…
É necessário fazer um levantamento de dados para análise, logo, para colher dados é necessário que haja um histórico!
Esse histórico precisa ter pelo menos uns 6 meses de uma estratégia de marketing aplicada. Toda estratégia de marketing é uma nova estratégia, porém nós só podemos corrigir aquilo em que “erramos”, aquilo que não foi feito não tem como saber se é errado para a sua marca ou não.
Isso significa que ao adotar uma ação de marketing digital é atirar no escuro?
Não!
O marketing digital é hoje um dos principais meios para a divulgação da marca, venda de produtos e serviços, ações de atração de clientes e de relacionamento.
Então para começar, qualquer campanha de marketing digital é positiva! Resta apenas saber se a estratégia adotada é a mais assertiva.
Além disso, a impossibilidade de prever o resultado de uma campanha de marketing em sua fase inicial não significa que isso não poderá ser feito futuramente.
Tempo de maturação e o cálculo do ROI
Qualquer projeto implementado em uma empresa, governo ou mesmo sua vida necessita de um tempo de maturação. Ou seja, precisa de um tempo para que possa mostrar os resultados.
Um dos erros mais comuns em empresas é a pressa de trocar pessoas, procedimentos e estratégias sem que haja tempo hábil para que ocorra um desenvolvimento e os resultados apareçam para serem analisados.
Isso ocorre também no marketing digital. Para chegar a uma previsão do retorno de investimento que será alcançado através das campanhas é preciso esperar ao menos 6 meses depois do pontapé inicial.
Só assim será possível colher, analisar os dados, entender aquilo que funciona e o que não funciona para o público alvo e assim chegar a uma previsão para as campanhas subsequentes.
Mesmo nesses casos a previsão deve ser encarada com um retorno ESTIMADO e não exato! Afinal, nem todas as variáveis estão sob nosso controle, certo?
Aqui em nosso blog já falamos sobre o ROI, e fornecemos algumas dicas importantes de como calculá-lo utilizando alguns índices chaves. Dá uma conferida aqui e aqui.
Com boas práticas e profissionais qualificados ao seu lado, você pode ter certeza que o resultado das suas campanhas de marketing virá. Não caia em previsões furadas, nem em promessas exorbitantes.
A paciência ainda é uma virtude!
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Que a força esteja com você!