Persona e avatar – Necessários, diferentes e úteis!

Persona e avatar – Necessários, diferentes e úteis!

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É cada vez maior o número de negócios que utilizam o inbound marketing para conquistar e aprimorar seus resultados.
Por meio de suas estratégias é possível atrair, engajar, converter e fidelizar clientes.
O conceito por trás do inbound marketing é que em vez de uma marca ir atrás dos potenciais consumidores, eles que vão atrás da empresa.
Para que suas ações sejam assertivas, contudo, contar com um bom planejamento e conhecer o seu público é fundamental.
E criar uma persona é de grande auxílio nessa tarefa.

Persona, avatar e inbound marketing

A persona é mais do que definir idade, gênero, classe social e escolaridade. É saber tudo isso e mais:

  • Seus interesses;
  • Seus desejos;
  • Suas dores;
  • Suas frustrações;
  • Seus medos;
  • Seus desejos;
  • Suas objeções;
  • Sua história.

Sobre esse último aspecto é importante ressaltar que não se trata de uma história real e, sim, de uma fictícia que mostre sua personalidade, necessidades etc.
Ou seja, é um perfil completo daquele que é o seu potencial cliente e serve como uma guia para as suas ações de marketing. Seria a personificação do cliente ideal que sua empresa busca alcançar.
Dessa forma, é possível construir conteúdos que sejam mais relevantes, aumentando o poder de atração e influência sobre quem realmente importa.
Você pode saber mais sobre persona aqui e aqui.
E o marketing de conteúdo é muito importante para os resultados das estratégias de inbound marketing.
Você pode oferecer conteúdo relevante ao público-alvo e de acordo com a etapa da jornada de compra, utilizando como base a pesquisa para criar a persona.
Esse conteúdo pode ser em formato blog post, post para redes sociais, vídeos, e-books, infográficos, hangouts etc.

E onde entra o avatar?

Alguns especialistas de marketing digital definem o termo “avatar” como sinônimo de “persona”.
Já para outros, apesar de serem parecidos, ainda há alguma diferença. O avatar seria uma versão menos elaborada da persona, semelhante ao público-alvo, com informações mais genéricas.
Por exemplo, enquanto a persona você sabe o nome, idade, cidade, gostos, no avatar você tem informações de que se de um grupo de pessoas com X% em determinada faixa etária, Y% de homens, Z% de mulheres.
Lembrando que a persona, além de contribuir para a construção do cliente ideal, é muito útil a outras ações de marketing digital, como por exemplo, no momento de segmentar os anúncios pagos, como o Google Ad e o Facebook Ads.
Independente de como você preferir chamar, a persona e o avatar são importantes para tornar suas estratégias de inbound marketing certeiras.
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Que a força esteja com você!
Até a próxima!

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