No artigo anterior de nosso blog falamos sobre a importância da conversão de leads e as mudanças no modo de realizar vendas.
Principalmente com o inbound marketing, termo bastante falado hoje em dia, inclusive por aqui. E trata-se de conquistar clientes, fãs, seguidores e possíveis clientes de forma espontânea, natural e constante.
Confira também 4 vantagens do inbound marketing para seu negócio.
E, dentro dessa estratégia para conquistar e concluir uma venda, há o chamado inbound sales ou, em português, vendas inbound, que é uma fase seguinte do inbound marketing.
Vendas inbound: entendendo o conceito
Após o inbound marketing coletar os leads qualificados, eles são passados para a equipe de vendas, que deve estar totalmente alinhada com a equipe de marketing, em um trabalho em conjunto para os melhores resultados e levar à conclusão da compra.
Isso porque ela diminui (ou mesmo elimina) a necessidade de o vendedor gastar tempo realizando prospecções incertas.
O vendedor que recebe um lead para entrar em contato deve saber quais foram os interesses deles, materiais que acessou etc.
Dessa forma poderá estabelecer um contato assertivo.
Se você acessa conteúdos sobre um produto x, recebe e-mails sobre esse conteúdo e um vendedor entra em contato oferecendo y, o que iria achar?
Talvez você até optasse pelo y, mas teria de ser convencido de ele é capaz de gerar um maior valor que x para as suas necessidades.
Uma boa ferramenta para a integração entre o marketing e seu time de vendas é um sistema CRM bem feito, o qual é possível preencher em um só local todas as informações relevantes sobre os leads entre outras funções.
Assim, o vendedor saberá cada passo dela junto à empresa permitindo uma abordagem mais eficiente. Nesse formato de modelo de negócio, a atuação do time de vendas juntos os leads é fundamental.
Vale notar que nem sempre a atuação do vendedor é necessária.
Hoje em dia o vendedor não precisa mais ir de porta em porta para vender. O primeiro contato não vai partir de você ou de seu vendedor ou de sua empresa. Ele vai partir de seus leads.
Mais uma vez reafirmamos a importância de um lead e do bem precioso que ele te entrega, que é a forma de contato, um canal de comunicação com ele.
E, assim, você pode seguir sua estratégia e testar qual a melhor forma de manter esse contato.
Por exemplo, se você tiver um e-commerce e enviar um e-mail marketing com promoções e produtos de interesse dele, pré-definidos em sua estratégia de marketing e segmentado no CRM, seu cliente não precisa de um vendedor para se interessar por aquela oferta e clicar no link que o direciona ao site para a conclusão da compra sozinho.
Um novo mundo pede novas estratégias de vendas.
Com uma boa integração marketing/vendas e uso adequado do inbound marketing para vendas sua empresa vai mais longe.
Gostou deste artigo? Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas dicas de marketing digital para seu negócio.
Até a próxima!