O termo inbound marketing ganhou força nos últimos anos e se mostra como uma das principais apostas de empresas que querem conquistar e fidelizar clientes.
Nessa estratégia de marketing, em vez de a empresa ir até seus consumidores, por meio de propagandas, o foco é informar e atrair clientes.
Como?
Com a produção de conteúdos de qualidade, originais e relevantes, por exemplo.
Mas será que essa estratégia de marketing funciona em qualquer negócio, em qualquer nicho de mercado?
Sim! Inbound marketing é uma estratégia para todos!
É possível utilizar o inbound marketing e o marketing de conteúdo a favor dos resultados dos mais diferentes modelos de negócio que você precisa e pode imaginar!
Mesmo para aqueles aos quais as vendas acontecem no mundo off-line.
Você precisa essencialmente começar com um bom planejamento e um bom plano de execução. O passo seguinte será consequência.
E, para ajudar você nessa trajetória, a elaboração de um CRM estratégico que permita coletar dados de seus prospects é importante.
CRM é a sigla americana para Customer Relationship Management, ou seja, Gestão do Relacionamento com o Cliente.
Ele não apenas possibilita você de entender e analisar o perfil de seus consumidores profundamente, como também você pode cadastrar seus meios de contato e manter uma base de dados atualizada.
Para descobrir quais são os consumidores ou clientes ideias para seu negócio, ou seja, seu público-alvo, você precisa fazer um estudo de palavras-chaves relevantes e mais pesquisadas dentro de seu nicho. E, depois, traçar quais são as dores e dúvidas de quem as pesquisa.
Com essas informações, você conseguirá planejar sua estratégia de conteúdo e criar uma comunicação assertiva, relevantes e de qualidade para atrair pessoas que buscam exatamente por esses temas. E, assim, estreitar laços com seus consumidores.
E pode ser por e-mail marketing, posts em blog, posts no Facebook, Instagram, vídeos para YouTube ou outra rede social.
O diferencial e fundamental é manter esses canais sempre atualizados, assim você mantém também seu tráfego orgânico.
Fornecer e-books sobre assuntos que atendam aos diferentes perfis de acordo com o mapeamento realizado para definir suas personas também é uma excelente estratégia de marketing.
Quer entender melhor sobre buyer persona? Veja em nosso blog!
Além de ajudar a atrair mais interessados em seu negócio e no seu assunto, gera autoridade e cria relacionamentos para estreitar sua relação com esse público-alvo.
Quando uma pessoa se interessa pelo seu conteúdo e você oferece um e-book sobre o assunto, como troca, ela fornece o e-mail de contato por meio de uma landing page. E, assim, você alimenta seu CRM.
A partir daí, você oferece conteúdos específicos de acordo com os interesses de seu público. Isso ajuda, também, a qualificar seus leads e prepará-los para futuras compras e facilita a decisão de compra de forma mais precisa.
Assim você pode proporcionar ofertas específicas de acordo com aquele perfil e compreender quais as necessidades de seu público.
Portanto, com uma estratégia de inbound marketing bem alinhada e bem executada, não importa qual o nicho de negócio, basta criatividade e visão para conquistar clientes certos e resultados esperados.
A realidade é que o marketing digital é cada vez mais dominante e a tendência é que se mantenha assim ao longo dos anos.
Afinal, estamos e somos cada vez mais conectados.
Então qualquer segmento ou empresa pode usufruir dessa estratégia de marketing.
Seja referência de seu setor. Fortaleça sua presença digital e de sua marca com o inbound marketing. Conte com o auxílio de especialistas para alavancar seus resultados e alcançar o sucesso.
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Que a força esteja com você!