Nutrição de leads no marketing
Um dos grandes objetivos de qualquer estratégia de marketing de conteúdo que se pretende ser efetiva deve ser a captura de leads.
Em nosso blog já falamos sobre a importância dessa prática e como influencia diretamente nos resultados alcançados. Você pode conferir aqui.
Mas quem quer ir mais longe não deve se contentar em apenas capturar. É preciso realizar a gestão e a nutrição de leads.
Por isso, preparamos esse artigo com tudo o que precisa saber sobre a nutrição de leads e fazer de sua estratégia um sucesso.
Por quê nutrição de leads no marketing de conteúdo é importante?
De uns tempos para cá muito se fala em inbound marketing. O marketing de atração ganhou os meios digitais com força.
E há poucos sinais de que isso vá mudar em curto prazo. O conteúdo deverá se manter como rei.
Para que o marketing de conteúdo seja eficaz, porém, é preciso, antes de tudo, que ele leva em conta tanto a persona quanto a jornada de compras (ou funil de vendas).
Relembrando: a persona é o perfil aprofundado de seu cliente ideal, enquanto a jornada de compras são as etapas pelas quais o consumidor passa na tomada de decisão de compras.
Você também pode saber mais sobre ambos neste artigo.
É preciso que o conteúdo produzido seja capaz de ser relevante e adequado ao momento do consumidor.
Um dos elementos mais importantes no uso do conteúdo em convergência com o funil de vendas é a nutrição de leads.
Após capturar os dados de contato de seus potenciais clientes não basta repasá-los ao time de vendas.
Essa prática se mostra pouco efetiva. É como se saísse abordando pessoas aleatórias. Afinal, pouco se sabe desses leads e eles pouco sabem de sua empresa, serviço ou produto.
Assim, por meio da nutrição de leads, aliada aos processos de automação, é possível saber mais sobre os potenciais clientes e conduzi-los até que estejam preparados para a compra.
Realizando a nutrição de leads
Vamos supor que a geração de leads de seu negócio se dê, principalmente, pela assinatura de newsletter de seu blog.
Sua empresa terá o e-mail de diversos potenciais compradores de sua solução, mas ainda não terá tanta informação detalhada.
O que fica claro é que se alguém se dispôs a dar sua informação de contato é porque está disposto a conhecer melhor sobre o produto, serviço ou empresa.
Uma forma de coletar mais informação sobre essas pessoas é oferecendo algum tipo de conteúdo.
Um webinar para inscritos tratando de temas relevantes à sua área de atuação e que seja relevante à sua persona é uma excelente opção.
Essa é uma das formas de filtrar e permitir maior assertividade em sua nutrição de leads, mas não as únicas.
As ferramentas de automação permitem saber quem são aqueles que abriram seus e-mails e tiveram engajamento, dentre outras funções.
Assim, é possível, por exemplo, realizar testes com disparos de conteúdos diversos e, posteriormente, classificar os leads, bem como a possibilidade de entender em quais etapas do funil cada um se encontra.
Alguns podem estar compreendendo que possuem um problema, outros já estarão à procura de soluções.
Haverá, ainda, aqueles que sabem que têm um problema, mas não estão prontos para a compra.
Nesse último caso a nutrição de leads é muito importante para manter o lead próximo à sua empresa de modo a aumentar as chances de que eles se tornem clientes.
A partir daí você poderá trabalhar o inbound marketing de forma a fornecer um marketing de conteúdo mais segmentado e relevante para cada um desses perfis.
Quanto melhor for realizada a nutrição de leads, mais qualificados os leads serão e maior será a facilidade e possibilidade de fechar negócio quando forem encaminhados para o time de vendas.
Com as boas práticas de marketing de conteúdo sua empresa conseguirá obter os melhores resultados e se destacar no mercado.
Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais dicas de marketing para seu negócio.
Que a força esteja com você!
Até a próxima!