Nutrição de leads no Marketing! Aprenda mais sobre isso…

Nutrição de leads no Marketing! Aprenda mais sobre isso…

Nutrição de Leads

Nutrição de leads no marketing 
Um dos grandes objetivos de qualquer estratégia de marketing de conteúdo que se pretende ser efetiva deve ser a captura de leads.
Em nosso blog já falamos sobre a importância dessa prática e como influencia diretamente nos resultados alcançados. Você pode conferir aqui.
Mas quem quer ir mais longe não deve se contentar em apenas capturar. É preciso realizar a gestão e a nutrição de leads.
Por isso, preparamos esse artigo com tudo o que precisa saber sobre a nutrição de leads e fazer de sua estratégia um sucesso.

Por quê nutrição de leads no marketing de conteúdo é importante?

De uns tempos para cá muito se fala em inbound marketing. O marketing de atração ganhou os meios digitais com força.
E há poucos sinais de que isso vá mudar em curto prazo. O conteúdo deverá se manter como rei.
Para que o marketing de conteúdo seja eficaz, porém, é preciso, antes de tudo, que ele leva em conta tanto a persona quanto a jornada de compras (ou funil de vendas).
Relembrando: a persona é o perfil aprofundado de seu cliente ideal, enquanto a jornada de compras são as etapas pelas quais o consumidor passa na tomada de decisão de compras.
Você também pode saber mais sobre ambos neste artigo.
É preciso que o conteúdo produzido seja capaz de ser relevante e adequado ao momento do consumidor.
Um dos elementos mais importantes no uso do conteúdo em convergência com o funil de vendas é a nutrição de leads.
Após capturar os dados de contato de seus potenciais clientes não basta repasá-los ao time de vendas.
Essa prática se mostra pouco efetiva. É como se saísse abordando pessoas aleatórias. Afinal, pouco se sabe desses leads e eles pouco sabem de sua empresa, serviço ou produto.
Assim, por meio da nutrição de leads, aliada aos processos de automação, é possível saber mais sobre os potenciais clientes e conduzi-los até que estejam preparados para a compra.

Realizando a nutrição de leads

Vamos supor que a geração de leads de seu negócio se dê, principalmente, pela assinatura de newsletter de seu blog.
Sua empresa terá o e-mail de diversos potenciais compradores de sua solução, mas ainda não terá tanta informação detalhada.
O que fica claro é que se alguém se dispôs a dar sua informação de contato é porque está disposto a conhecer melhor sobre o produto, serviço ou empresa.
Uma forma de coletar mais informação sobre essas pessoas é oferecendo algum tipo de conteúdo.
Um webinar para inscritos tratando de temas relevantes à sua área de atuação e que seja relevante à sua persona é uma excelente opção.
Essa é uma das formas de filtrar e permitir maior assertividade em sua nutrição de leads, mas não as únicas.
As ferramentas de automação permitem saber quem são aqueles que abriram seus e-mails e tiveram engajamento, dentre outras funções.
Assim, é possível, por exemplo, realizar testes com disparos de conteúdos diversos e, posteriormente, classificar os leads, bem como a possibilidade de entender em quais etapas do funil cada um se encontra.
Alguns podem estar compreendendo que possuem um problema, outros já estarão à procura de soluções.
Haverá, ainda, aqueles que sabem que têm um problema, mas não estão prontos para a compra.
Nesse último caso a nutrição de leads é muito importante para manter o lead próximo à sua empresa de modo a aumentar as chances de que eles se tornem clientes.
A partir daí você poderá trabalhar o inbound marketing de forma a fornecer um marketing de conteúdo mais segmentado e relevante para cada um desses perfis.
Quanto melhor for realizada a nutrição de leads, mais qualificados os leads serão e maior será a facilidade e possibilidade de fechar negócio quando forem encaminhados para o time de vendas.
Com as boas práticas de marketing de conteúdo sua empresa conseguirá obter os melhores resultados e se destacar no mercado.
Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais dicas de marketing para seu negócio.
Que a força esteja com você!
Até a próxima!

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