A tecnologia da informação vem provocando mudanças profundas no mundo, entre elas a forma como consumimos.
Hoje grande parte desse consumo, seja de produtos, serviços, informação, cultura etc., ocorre por meios digitais.
Diante dessa nova realidade, o marketing também mudou. Se antes era comum vermos um marketing tradicional, do qual a empresa ia atrás do cliente, hoje temos o oposto: o cliente indo atrás da empresa, no chamado marketing digital.
Mas será que devemos abrir mão de um e utilizar somente estratégias do outro? Qual será a melhor estratégia?
Diferenças entre marketing tradicional x marketing digital
Não é exagero dizer que antes da internet se popularizar o marketing era completamente diferente.
Não que o marketing tradicional não exista hoje em dia. Na época, contudo, era a única opção às empresas, que abusavam das técnicas outbound marketing.
As peças e ações de marketing dessa estratégia têm um caráter quase exclusivo de interrupção, seja por qual meio for.
No rádio, TV, jornais e revistas, por exemplo, a interrupção ocorre por meio da publicidade. Em nosso dia a dia, somos, também, interrompidas por cartazes, outdoors, panfletos, carros de som etc.
Não é o consumidor que vai até as empresas. As empresas que vão até o consumidor. Basicamente essa é a definição de outbound marketing (marketing tradicional).
E essa estratégia custa caro, apesar de ter funcionado por muito tempo. Ainda hoje ela é capaz de gerar bons resultados, inclusive.
Mas com a evolução da internet, porém, as coisas mudaram.
De repente tínhamos acesso a um oceano de informações de todas as partes do mundo a um clique de distância.
E mais: tínhamos o poder para decidir o que e quando iríamos consumir determinados conteúdos.
Diante desse cenário um novo marketing também surgiu dessa necessidade de mudança, era o marketing digital.
No início, as ações de marketing tradicional eram emuladas ao ambiente digital por meio de anúncios e publicidade.
Conforme a web se desenvolvida e seus usuários amadureciam, novos meios foram aprimorados, entre eles o inbound marketing, que é a estratégia de fazer o consumidor ir até a empresa.
A principal ferramenta agora era a produção de conteúdo para atrair o cliente solucionando dúvidas, trabalhando em seus interesses e necessidades e, assim, atrair essas pessoas de forma a fazê-la gerar a necessidade de ter seu produto ou serviço.
E o melhor: o investimento inicial é bem menor em comparação ao marketing tradicional. Por isso ele é possível para todos os nichos e tamanhos de empresas!
Além disso, como as ações de inbound marketing são de captação de lead de forma orgânica, em blog posts, posts em redes sociais etc., esse conteúdo permanece na internet por tempo indeterminado, diferentemente do marketing tradicional que, a partir do momento que a campanha termina ou você deixa de pagar um espaço, ela sai do ar.
E, quando falamos de alcance e análise de resultados, podemos perceber no marketing digital uma ação mais certeira, porque a definição do público-alvo e a segmentação do conteúdo publicado é direcionado direto para quem interessa.
Uma estratégia de marketing digital bem planejada e estruturada irá atingir em cheio aquele consumidor com potencial para ser seu cliente.
Assim, seu investimento é mais assertivo e conquista um maior retorno. E o melhor: terá a capacidade de saber de onde ele veio, permitindo afinar a estratégia continuamente.
No marketing tradicional, é possível apenas escolher local, dia, horário, tipo de veiculação etc. Ou seja, um grande número de pessoas tem acesso ao conteúdo, mas não necessariamente é o público que interessa à empresa.
Outro ponto positivo para o inbound marketing é a estratégia digital capaz de proporcionar a interação com o público por meio das redes sociais, blogs, e-mails e outros canais, o que não ocorre com o marketing tradicional. E isso se tornou muito importante para as empresas.
Não deixe de ler por que sua empresa precisa estar nas redes sociais e, também, como potencializar sua marca com o blog marketing.
Mas isso quer dizer que devemos descartar o outbound marketing?
De modo algum.
O marketing tradicional ainda é capaz de atingir um público mais velho que não está totalmente conectado e prefere mídias tradicionais, bem como áreas e pessoas que não têm acesso à internet.
Além disso, uma revista ou um flyer pode também ficar visível por dias em cima da mesa, num consultório, por exemplo, e em algum momento, as pessoas vão ler e você poderá atingir seu público-alvo que necessita daquela solução.
E uma campanha paga on-line também tem seu espaço por garantir maior visibilidade, em conjunto com o conteúdo original. Com uma estratégia bem-feita, podem impulsionar a visibilidade orgânica.
Como é possível perceber, no marketing digital, inbound e outbound, convivem no mesmo ambiente. E você pode usar ambos em sua estratégia.
Com a internet cada vez mais presente em nossas vidas, investir no digital já não é mais uma opção. É obrigação para aqueles que querem crescer.
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Que a força esteja com você!
Até a próxima!