Marketing digital x Marketing de conteúdo

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O marketing de conteúdo é uma estratégia de atração de clientes através da produção e divulgação de conteúdo relevante para o seu público alvo que vem crescendo vigorosamente durante os últimos anos e é constantemente apontado como o futuro do marketing.

Aqui mesmo no blog, em diversos posts tratamos de elementos que compõe essa estratégia e como melhor utilizá-los para que tragam resultados concretos para a sua empresa, afinal, esse é o objetivo final do marketing em qualquer esfera, certo?

Essa popularização do marketing de conteúdo, contudo, acaba promovendo algumas vezes certa confusão, onde o mesmo é apontado como sendo equivalente ao marketing digital, quando na realidade são duas táticas diferentes que podem se completar!

Entenda o Marketing Digital

Com a popularização da rede mundial de computadores, o movimento que levou as empresas a investir nos meios digitais para conquistar novos clientes e realizar a venda de produtos ou serviços ocorreu de forma natural e gradual.

Hoje já não existem mais dúvidas sobre a necessidade de ter uma presença online, e mesmo com a relevância ainda existente do marketing tradicional e das peças de propaganda e divulgação off-line, cada vez mais profissionais e empresas criam consciência das vantagens marketing digital e do marketing de conteúdo em suas estratégias.

A primeira vantagem, e uma das mais relevantes, é que toda ação promovida online é facilmente medida através de métricas de marketing disponíveis em diferentes sites e ferramentas na web.

Para ficar mais claro, é possível saber, por exemplo, quantas pessoas acessaram o site, de que localidade elas são, como elas chegaram até ele, o tempo que passaram no mesmo, em quais páginas clicaram, quantas conversões foram realizadas e várias outras informações essenciais para determinar os próximos passos da sua estratégia.

Com uma base tão ampla e de fácil acesso de informação, existe a possibilidade de analisar o resultado das ações com muito mais assertividade permitindo que você modifique as estratégias ou as aprimore, de maneira muito mais rápida quando comparado às mídias tradicionais. Tradicionais seriam anúncios em jornais, revistas… Impressos em geral.

Isso porque como sabemos, a web tem uma grande vantagem que é a agilidade. Como exemplo disso, vamos supor que a sua empresa tenha apostado no Google Adwords para aumentar as vendas na cidade de São Paulo, no entanto no meio do caminho, você percebeu que o número de visitantes de Campinas, por exemplo, é muito mais significativo… Basta mudar as configurações de seu anúncio para que na mesma hora o foco dele seja os habitantes de campinas.

Nesse exemplo estão presentes mais duas vantagens associadas ao uso do marketing na esfera digital: o alcance; mirou em São Paulo e acertou em Campinas; e a segmentação, que permitiu modificar o anúncio para que seja exibido na praça com melhor desempenho.

Lembrando que esse é um exemplo que envolve esses dois aspectos, mas que são vantagens aplicadas para todos os componentes desse ramo do marketing.
Por último, mas não menos importante, a interatividade promovida pelos meios digitais é inigualável, permitindo que haja um feedback do seu público de forma rápida e certeira ao mesmo tempo que promove o engajamento dos mesmos com a sua marca, produto ou serviço.

”Legal, entendi as vantagens e porque eu tenho que aparecer na internet, mas como eu faço isso?”

Sua estratégia digital, como não poderia deixar de ser, começa pelo seu site, que precisa ser funcional, fácil de navegar, conter informações e claro: ser bonito!

Se você já entrou em um site mal feito e que não tinha já logo de cara a resposta do que você estava procurando, eu poderia apostar que você apertou o botão de voltar logo nos primeiros 30 segundos, uma atitude que é praticamente padrão entre os usuários da internet.

Por isso, se você quer marcar a sua presença online, o primeiro passo é investir em um site que seja atrativo e pensado através de práticas e ações que realmente funcionam.

Mas não basta ter o site, é preciso que as pessoas acessem, certo?!

O blog, como já falamos em posts anteriores, é uma ferramenta poderosa de comunicação e atração de clientes e vital para os que pensam em estratégias de inbound marketing, lembrando que por sua versatilidade suporta diferentes tipos de mídias.

Como já adiantamos em um de nossos exemplos, não é apenas porque estamos nos meios digitais que os anúncios pagos deixaram de existir, muito pelo contrário, foi uma das primeiras ferramentas de propaganda e atração da internet e ainda hoje ocupam um espaço relevante nas estratégias de marketing.
A forma como os anúncios e locais onde serão exibidos serão variados, e geralmente as ferramentas que possibilitam a propagação deles contam com recursos de segmentação e métricas, além de fornecerem ao anunciante o controle sobre o andamento das campanhas.

Outra poderosa ferramenta do marketing online são as redes sociais. Nesse aspecto é fundamental se manter atualizado, uma vez que novas redes são lançadas com certa frequencia, entendendo em quais delas o seu público alvo está presente e quais ações permitem alcançar os melhores resultados em cada uma delas.

Aliás, se manter atualizado é fundamental para os que procuram obter sucesso na rede. Lembra quando falamos da agilidade? Pois é! A web não só é ágil para permitir que você altere as suas ações, mas também em seu desenvolvimento,dessa forma, novos canais e possibilidades aparecem constantemente, ou seja, não se acomode!

Ainda poderíamos destacar o uso do e-mail como uma ferramenta que permite comunicação direta com seus clientes e potenciais consumidores, assim como a importância de manter as suas páginas e ações otimizadas para os buscadores e redes.

Utilizar estratégias de marketing para os meios digitais é um caminho sem volta para as empresas, que devem conhecer as ferramentas e os seus potenciais, podendo utilizar todas, ou algumas delas, de acordo com os objetivos.

E vale sempre lembrar: boa estratégia é aquela que gera resultados!

Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais! Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário, nós vamos responder mais rápido que a Millenium Falcon!

Que a força esteja com você!

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