Uma boa estratégia de marketing é fornecer experiências de compra que atendam as expectativas e gerem satisfação! Não tenha dúvidas, clientes insatisfeitos irão utilizar todos os canais disponíveis para expressar suas frustrações e reclamações sobre sua marca.
Por outro lado, os satisfeitos serão fidelizados e farão propaganda positiva aos seus conhecidos, trabalhando a favor de seu negócio.
Eduque os seus clientes! Essa é uma estratégia de marketing infalível que além de gerar credibilidade, gera engajamento!
Aproveite momentos de insatisfação para educar o cliente!
Um cenário muito comum ocorre quando o consumidor faz uma compra da qual ele não fica totalmente satisfeito. Geralmente fica frustrado, ou enfurecido, entra em contato com a empresa vendedora e é detectado que o problema não estava no produto, mas na forma como ele está sendo utilizado.
As orientações passadas são seguidas e de repente aquilo que não estava funcionando passa a funcionar perfeitamente.
Quem nunca viveu essa situação? Claro, a busca por informações poderia ser substituída por uma boa lida no manual de instruções, mas o sentido aqui é o mesmo.
Muitas vezes, no anseio de solucionar problemas recorremos a opções que não conhecemos com a profundidade necessária para extrair o melhor uso.
Esse comportamento vem se modificando e hoje há uma massa de consumidores que pesquisam e se informa antes de realizar suas compras.
E isso é uma excelente notícia para a sua empresa, que deve considerar esse fato no momento de elaborar sua estratégia de marketing.
A oportunidade de compra começa pela educação do cliente!
Clientes educados realizam compras assertivas, diminuindo o percentual de frustração e consequentemente aumentado à satisfação.
Se eu sei o que esperar de um produto ou serviço antes de realizar a compra bem como utilizá-lo corretamente, minha experiência de compra será mais positiva.
Com isso, diminui-se as reclamações, os índices de trocas, reembolsos e sua empresa passa a ter uma melhor imagem no mercado.
Qual estratégia de marketing seguir?
Para educar clientes uma das estratégias de marketing (conhece estratégia de podcasts?) mais eficientes sem dúvidas é o marketing de conteúdo.
Seu conteúdo não deve apenas ser voltado para a atração, mas também a qualificação dos consumidores, especialmente nas etapas de meio e fundo de funil.
Nessas etapas, seu público já conhece sua marca, reconhece as necessidades bem como as possibilidades de solução.
Agora, é momento de mostrar como a solução funciona e quais os benefícios que serão alcançados com seu uso correto.
Blog posts, ebooks, webinars, vídeos, infográficos são algumas opções interessantes que não apenas influenciam o processo de compra como educam sua audiência.
Aposte nessa estratégia, aprimore a experiência de compra, aumente a satisfação de seus clientes e obtenha os melhores resultados.
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Que a força esteja com você!