Então você tem uma ideia de negócio genial, coloca ela em prática, mas não obtém o retorno esperado.
E, ao analisar a situação, percebe que grande parte do problema se deve ao fato de as pessoas não saberem quem você é.
Chega, assim, à inevitável conclusão: um bom produto precisa, também, de uma marca forte para fazer sucesso.
Os desafios da construção da marca
De fato, esse aspecto é tão importante que há um nome especial que designa essa ação: branding.
E o branding é para todos?
Sim, ele é para todos.
Das pequenas empresas às gigantes corporações, todos devem construir e cuidar de sua marca.
Afinal, a marca é a cara de uma empresa. É com ela que os consumidores irão se relacionar, criar identidade ou, a depender do caso, rejeitar.
E marca não é somente um logo da empresa nem seu nome fantasia. É um conjunto de fatores.
Esses aspectos são, sem dúvidas, importantes, mas são apenas parte do que irá compor a sua marca.
Afinal, você alguma vez já criou um relacionamento com alguma empresa apenas pelo seu nome ou logo?
Normalmente isso acontece apenas quando já é uma marca forte e conhecida, que já ouvimos falar dela e de suas soluções, mas não quando um nome é desconhecido e sem histórico.
A construção de marca que permita sua empresa alcançar o sucesso é um processo complexo que exige excelentes profissionais.
Afinal, para fazer um marketing capaz de alcançar resultados, conhecimento de técnicas, canais, estratégias, mercados e tendências são alguns dos itens fundamentais para tal.
E quais são esses profissionais?
1. Planner
Se você deseja conquistar um branding bem-sucedido, precisa, primeiramente, de um planejamento de marketing realmente bom!
Para isso será preciso contar com um profissional capaz de traçara as estratégias que serão utilizadas na construção de sua marca.
Aqui você precisa de um planner, ou seja, um especialista em planejamento de marketing.
Após essa estratégia pronta, será necessário ter em seu time pessoas para desenvolvê-la, cada uma em áreas variadas, como:
2. Redator de marketing
Para desenvolver os textos que serão utilizados para blogs, e-mail marketing, newsletter, e-books, sites, dentre outros.
3. Especialista em mídias sociais
Para cuidar de suas campanhas e postagens nas mídias sociais das quais sua empresa fará parte.
Veja também Estratégias de marketing que não podem faltar em suas mídias sociais.
4. Designer
Profissional responsável por criar todas as artes necessárias para campanhas de marketing.
5. Programador
As funções de um programador são desenvolver e realizar a manutenção dos sistemas e aplicações, monitorar e melhorar a navegação do site etc.
6. Analista de web analytics
Especialista responsável por gerenciar as campanhas no Google Analytics, bem como métricas do site, analisar a taxa de aprovação de campanhas de marketing, até mesmo acessos orgânicos, dentre outros.
7. Outros profissionais
A depender do caso, sua empresa também irá precisar de um fotógrafo e também um videomaker.
Lembrando que cada uma dessas funções pode necessitar de assistentes para que tudo ocorra perfeitamente e dentro dos prazos estabelecidos no cronograma do planejamento.
Ou seja: construir uma marca não é uma tarefa simples e exige uma grande estrutura.
E isso nos leva a outra pergunta:
Vale mais a pena construir a marca internamente ou com a parceria de agências de marketing?
Todas essas ações podem ser realizadas tanto internamente, com estruturação de um departamento de marketing dentro de sua empresa, como fora, com o auxílio de uma agência de marketing.
Manter um departamento de marketing internamente para cuidar de sua marca exige um grande investimento.
A verdade é que, à exceção de algumas gigantes, a maioria das empresas terceiriza essas ações.
Dessa forma diminuem-se os custos dessas ações e, assim, os gestores não precisam desviar o foco para algo que não contem com especialistas em sua equipe para agir da melhor forma.
As agências de marketing não apenas possuem toda estrutura, tanto de profissionais como de ferramentas, para atender sua empresa e trabalhar com um planejamento e estratégias que vão de acordo com o esperado, como tem no marketing seu core business.
Isso quer dizer que elas são focadas e estão inseridas no mercado de marketing, mantendo-se sempre atualizadas e com uma equipe de profissionais pronta para atender suas necessidades.
Por isso, se você possui uma pequena, média ou mesmo uma grande empresa e precisa construir, reconstruir ou fortalecer a sua marca, a terceirização é uma ótima saída.
Em um mercado altamente competitivo, as marcas são patrimônios cada vez mais importantes para as empresas.
Não descuide de seu branding. É complexo, é trabalhoso, mas impacta onde mais importa: nos seus resultados a curto e a longo prazo.
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Que a força esteja com você!