Quais profissionais uma empresa precisa para construir uma marca?

Quais profissionais uma empresa precisa para construir uma marca?

Quais-profissionais-uma-empresa-precisa-para-construir-sua-marca-marketing-digital-para-agencia-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-002

Então você tem uma ideia de negócio genial, coloca ela em prática, mas não obtém o retorno esperado.
E, ao analisar a situação, percebe que grande parte do problema se deve ao fato de as pessoas não saberem quem você é.
Chega, assim, à inevitável conclusão: um bom produto precisa, também, de uma marca forte para fazer sucesso.

Os desafios da construção da marca

De fato, esse aspecto é tão importante que há um nome especial que designa essa ação: branding.
E o branding é para todos?
Sim, ele é para todos.
Das pequenas empresas às gigantes corporações, todos devem construir e cuidar de sua marca.
Afinal, a marca é a cara de uma empresa. É com ela que os consumidores irão se relacionar, criar identidade ou, a depender do caso, rejeitar.
E marca não é somente um logo da empresa nem seu nome fantasia. É um conjunto de fatores.
Esses aspectos são, sem dúvidas, importantes, mas são apenas parte do que irá compor a sua marca.
Afinal, você alguma vez já criou um relacionamento com alguma empresa apenas pelo seu nome ou logo?
Normalmente isso acontece apenas quando já é uma marca forte e conhecida, que já ouvimos falar dela e de suas soluções, mas não quando um nome é desconhecido e sem histórico.
A construção de marca que permita sua empresa alcançar o sucesso é um processo complexo que exige excelentes profissionais.
Afinal, para fazer um marketing capaz de alcançar resultados, conhecimento de técnicas, canais, estratégias, mercados e tendências são alguns dos itens fundamentais para tal.

E quais são esses profissionais?

1. Planner

Se você deseja conquistar um branding bem-sucedido, precisa, primeiramente, de um planejamento de marketing realmente bom!
Para isso será preciso contar com um profissional capaz de traçara as estratégias que serão utilizadas na construção de sua marca.
Aqui você precisa de um planner, ou seja, um especialista em planejamento de marketing.
Após essa estratégia pronta, será necessário ter em seu time pessoas para desenvolvê-la, cada uma em áreas variadas, como:

2. Redator de marketing

Para desenvolver os textos que serão utilizados para blogs, e-mail marketing, newsletter, e-books, sites, dentre outros.

3. Especialista em mídias sociais

Para cuidar de suas campanhas e postagens nas mídias sociais das quais sua empresa fará parte.
Veja também Estratégias de marketing que não podem faltar em suas mídias sociais.

4. Designer

Profissional responsável por criar todas as artes necessárias para campanhas de marketing.

5. Programador

As funções de um programador são desenvolver e realizar a manutenção dos sistemas e aplicações, monitorar e melhorar a navegação do site etc.

6. Analista de web analytics

Especialista responsável por gerenciar as campanhas no Google Analytics, bem como métricas do site, analisar a taxa de aprovação de campanhas de marketing, até mesmo acessos orgânicos, dentre outros.

7. Outros profissionais

A depender do caso, sua empresa também irá precisar de um fotógrafo e também um videomaker.
Lembrando que cada uma dessas funções pode necessitar de assistentes para que tudo ocorra perfeitamente e dentro dos prazos estabelecidos no cronograma do planejamento.
Ou seja: construir uma marca não é uma tarefa simples e exige uma grande estrutura.
E isso nos leva a outra pergunta:

Vale mais a pena construir a marca internamente ou com a parceria de agências de marketing?

Todas essas ações podem ser realizadas tanto internamente, com estruturação de um departamento de marketing dentro de sua empresa, como fora, com o auxílio de uma agência de marketing.
Manter um departamento de marketing internamente para cuidar de sua marca exige um grande investimento.
A verdade é que, à exceção de algumas gigantes, a maioria das empresas terceiriza essas ações.
Dessa forma diminuem-se os custos dessas ações e, assim, os gestores não precisam desviar o foco para algo que não contem com especialistas em sua equipe para agir da melhor forma.
As agências de marketing não apenas possuem toda estrutura, tanto de profissionais como de ferramentas, para atender sua empresa e trabalhar com um planejamento e estratégias que vão de acordo com o esperado, como tem no marketing seu core business.
Isso quer dizer que elas são focadas e estão inseridas no mercado de marketing, mantendo-se sempre atualizadas e com uma equipe de profissionais pronta para atender suas necessidades.
Por isso, se você possui uma pequena, média ou mesmo uma grande empresa e precisa construir, reconstruir ou fortalecer a sua marca, a terceirização é uma ótima saída.
Em um mercado altamente competitivo, as marcas são patrimônios cada vez mais importantes para as empresas.
Não descuide de seu branding. É complexo, é trabalhoso, mas impacta onde mais importa: nos seus resultados a curto e a longo prazo.
Gostou deste artigo? Acompanhe nossas redes sociais e tenha acesso a muitos outros conteúdos como essa para fortalecer o seu negócio.
Que a força esteja com você!

Assuntos Relacionados...

Quais profissionais uma empresa precisa para construir uma marca?

Quais profissionais uma empresa precisa para construir uma marca?

Então você tem uma ideia de negócio genial, coloca ela em prática, mas não obtém o retorno esperado. E, ao analisar a situação, percebe que grande parte do problema se deve ao fato de as

Redução Progressiva – O que é e para quê serve

Redução Progressiva – O que é e para quê serve

A Redução Progressiva é um componente complexamente detalhista e essencial para a comunicação digital, entenda como a redução progressiva pode contribuir para a sua identidade visual A internet hoje é a maior fonte de conteúdo

Por que minha empresa deve investir em Inbound Marketing?

Por que minha empresa deve investir em Inbound Marketing?

Via StartSe |https://conteudo.startse.com.br “Se você tem mais dinheiro que cérebro, deve focar em marketing de interrupção. Se tem mais cérebro que dinheiro, deve focar em Inbound Marketing.” Inbound Marketing é um dos temas mais falado

Conversão de e-mail marketing

Conversão de e-mail marketing

Entenda como o e-mail marketing e outros serviços de e-mail podem alavancar a autoridade da sua empresa na internet e como funciona a conversão de e-mail no inbound marketing Há algum tempo atrás se ouviam

Inbound Marketing – Como Mapear Conteúdo para a Jornada do Cliente

Inbound Marketing – Como Mapear Conteúdo para a Jornada do Cliente

Via Vitaminha Publicitária | www.vitaminapublicitaria.com.br 93% dos processos de compra começam com uma busca online. O Inbound Marketing é justamente a estratégia de oferecer o conteúdo certo para quando estes 93% de consumidores procurarem pelo

Funil de vendas e o conteúdo original

Funil de vendas e o conteúdo original

O conteúdo original dentro do marketing é importante. Ele influencia na venda diretamente através do seu conhecimento. A ideia do funil de vendas não é um conceito novo, mas no inbound marketing foi adaptado e renovado.

Como tornar seu conteúdo mais atrativo?

Como tornar seu conteúdo mais atrativo?

Via Abradi-SC | www.abradi-sc.com.br Dentre todas as estratégias de marketing digital, a criação de conteúdo tem ganhado destaque nos últimos meses. Notamos que a produção de conteúdo atrativo para o leitor tem tido retorno esperado,

4 vantagens do inbound marketing

4 vantagens do inbound marketing

O marketing digital está mudando de forma que o inbound marketing está dominando o mercado online. Entenda mais neste artigo. O marketing é algo tão presente em nosso cotidiano que permite uma interação direta com suas

Como aumentar o ROI do seu negócio?

Como aumentar o ROI do seu negócio?

ROI, sigla do termo “return on investment” ou “retorno sobre investimento”, é uma terminologia muito usada em estratégias de marketing de conteúdo. Saiba mais! Apesar de todos os benefícios e facilidades que o marketing digital