Um bom planejamento é fundamental para o sucesso de qualquer projeto, seja ele a produção de algum bem ou mesmo na definição de estratégias de marketing, possibilitando definir objetivos, ações a serem tomadas, formas de avaliar o desenvolvimento e possíveis imprevistos e como superá-los e assim por diante.
Neste post já falamos um pouco sobre a criação de logotipos, explicando os passos para a criação e importância de ter a representação gráfica da sua marca independente do tamanho do seu negócio.
Em diversas áreas da comunicação e marketing a execução de jobs que entreguem os resultados esperados pelos clientes se iniciam com a realização de um briefing. Que nada mais é do que um questionário para que o designer entenda quem é a empresa e qual rumo seguir com a criação da marca (branding).
Quando falamos sobre criação de logos, que é o primeiro passo para criar uma identidade visual, o briefing passa a ser a primeira ferramenta de trabalho do designer.
A importância de um briefing detalhado para a criação de logotipo
A grande verdade é que ninguém conhece o seu negócio melhor do que você mesmo, afinal, embora as empresas de um mesmo segmento possuam semelhanças quanto ao modo de produção ou serviços entregues aos mercado, isso não torna uma igual a outra.
Dessa forma quando é feita a contratação de uma agência ou um profissional de design para a criação do logotipo, por mais tempo de mercado que possuam, fornecer uma briefing detalhado é imprescindível para que o resultado final esteja de acordo com os objetivos esperados e consiga representar, de fato, o conceito da sua marca.
Se você está pensando “ah então é só eu colocar no papel aquilo que eu quero?”, calma que não é tão simples assim.
Alguns elementos são essenciais para um briefing bem feito, especialmente a meta do projeto, seu público-alvo, o cronograma, e no caso do logotipo o guia de estilos. Conforme o caso ainda pode ser requisitado outras informações mais específicas sobre o seu negócio e segmento de atuação, preferências de cores e estilos, entre outras que o designer considerar relevante.
A meta deve conter uma descrição das expectativas do cliente bem como os objetivos que espera que a criação deva cumprir, como por exemplo, se é uma reformulação de logotipo, se é uma nova marca, onde será utilizado: site, hotsites temporários, impressos, materiais promocionais, etc.
Também é importante que, caso exista, sejam colocadas ideias e sugestões sobre o desenvolvimento do logotipo, servindo com um guia para o designer responsável.
No público-alvo deve ser descrito quem são seus clientes ou potenciais clientes que pretende atingir e se comunicar. Lembre que aquilo que funciona para um nicho na maioria das vezes não funciona para outro.
Imagine uma loja de street wear voltada ao público jovem e que anda de skate produzir e utilizar um logo com tipografia clássica em cores douradas com adornos florais… Nada a ver né?
A comunicação das empresas deve considerar o público a quem ela se comunica. Só desse jeito é possível atingir as pessoas positivamente e permitir que as suas ideias e conceitos sejam absorvidos com clareza.
Por isso no momento de responder o briefing para o seu logo, a descrição do seu público deve ser realizada de forma detalhada com informações como: sexo, faixa etária, classe social, interesses e expectativas.
Em casos de empresas que estão remodelando o logo, é importante também fornecer os materiais já existentes, informando quais elementos devem ser mantidos e quais podem ser trocados, se a nova identidade deve ser baseada na já existente ou completamente reformulada.
Com todas essas informações em mãos, além do trabalho ser executado com maior rapidez, aumenta as chances de que os resultados de desenvolvimento atinjam com sucesso as expectativas, ou seja, a vantagem é de todos os envolvidos no processo!
Por isso da próxima vez que alguém te pedir um briefing, não encare isso como uma burocracia, mas sim como a garantia de que o seu logo vai sair do jeito que você quer!
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Que a força esteja com você!