Você implementou uma estratégia de marketing que aumentou a procura por seu produto ou serviço mas não aumentou as vendas?
Os motivos para isso podem ser variados, mas vale a pena dar uma boa olhada em como está sua equipe de vendas e se perguntar:
Será que ela está gerando os resultados esperados?
Contar com bons profissionais de venda em sua empresa é muito importante para o seu sucesso.
São esses profissionais que serão a força impulsora de seu faturamento e que irão ajudar você a crescer.
Afinal, uma coisa é o cliente chegar em sua empresa e demonstrar interesse sobre seus produtos ou serviços. Outra coisa é ele fechar negócio.
E é aqui que entra a atuação dos profissionais de vendas.
Mas sabemos que é um grande desafio formar uma equipe de vendas campeã. São várias as etapas até atingir esse nível.
Tudo começa no recrutamento e seleção de funcionários – o grande desafio da vez.
Acertando na escolha de seus profissionais de venda
A forma como sua empresa realiza o recrutamento e a seleção de talentos no mercado diz muito sobre seu desempenho.
Você pode ter excelentes processos, mas sem uma equipe de colaboradores habilidosos para realizá-los pouco adiantarão.
De todas as etapas que compõem o processo de contratação a entrevista é uma das, se não a mais, importante.
Afinal é nessa fase que sua empresa conhecerá melhor os candidatos, bem como suas capacidades técnicas, entre outras habilidades e detalhes da personalidade.
Para isso, é preciso fazer as perguntas certas. E, pensando em como podemos ajudá-lo, separamos 7 exemplos que vão ajudar você nesse processo. Confira!
1. Como você enxerga o papel da aprendizagem no setor de vendas?
Estudar é importante em qualquer área de atuação. E manter-se motivado nessa empreitada é importante. E não poderia ser diferente na área de vendas.
Candidatos que não enxergam essa realidade estão defasados.
Trabalhar na área de vendas não se trata de um dom, mas de esforço. Não só é possível aprender técnicas de vendas como é necessário.
2. Como você se mantém atualizado sobre o mercado?
As mudanças do nosso mundo atual acontecem em uma larga velocidade.
Um bom profissional de vendas deve ser capaz e ter interesse em acompanhar esses processos.
Quanto mais souber de seu mercado, maiores as chances de sucesso.
Além disso, a resposta a essa pergunta permite descobrir o nível de interesse e identificação com o mercado ao qual o profissional atua.
3. O que o mantém motivado?
Essa é uma pergunta que dá margem a respostas das mais variadas.
É importante considerar sempre aquelas que se aproximem mais da cultura e dos valores de sua organização.
Fique atento às respostas para essa pergunta. Por mais comum que ela pareça, a resposta dada a ela dirá muito sobre o candidato.
4. Qual o ponto que deseja chegar em sua carreira?
O turnover, que no RH significa a substituição de um colaborador por um novo, na área de vendas costuma ser alto.
Isso pode ser um empecilho para uma empresa que gasta com recursos de seleção, treinamento, dentre outros.
Muitos profissionais acabam por trocar de emprego pelo fato de não enxergarem oportunidades de crescimento no local que trabalham ou mesmo por não saberem bem o que procuram.
Entenda melhor seus futuros colaboradores e saiba o nível de ambição de cada um deles.
5. Como lida com as objeções dos clientes? E até quando insistir?
Enfrentar objeções é a vida do profissional de vendas. E ele deve ser capaz de superá-las de forma inteligente.
O bom profissional de vendas deve saber responder à primeira pergunta com facilidade.
Já sobre a segunda, há controvérsias, porém, de maneira geral, saber lidar com objeções e lidar com as respostas ou questionamentos do cliente e contornar a situação da melhor forma possível, com conhecimento, melhor esse profissional demonstra ser.
6. Como você usa as mídias digitais em seu processo de vendas?
Sua empresa provavelmente já conta com uma estratégia de marketing voltada para o digital.
Se essa não é sua realidade, é hora de mudar isso e colher os frutos do marketing digital.
A internet, cada vez mais, está integrada em nosso dia. Passamos a maior parte de nosso tempo conectados de alguma forma.
Estar presente nos meios digitais não é mais um opção, mas obrigatório para quem quer conquistar resultados consistentes.
E isso vale para o vendedor também.
Ele pode até não utilizar esses meios, tanto de forma profissional como pessoal, mas ao menos deve compreender sua importância e ter planos de utilizá-los.
7. Como seus antigos clientes o descreveriam em três adjetivos?
Essa é um pergunta importante e que necessita de cuidado ao analisar as repostas.
Vale lembrar que o modelo das vendas consultivas, aquela as quais o vendedor apresenta soluções às necessidades dos clientes, é predominante hoje.
Por isso, preste atenção em adjetivos, como “solícito”, “útil” e seus derivados, dentre outros.
Capriche nas perguntas da entrevista e nas demais etapas do recrutamento e seleção de novos colaboradores.
Assim você estará mais perto de contar com bons profissionais de vendas que vão ajudar você e sua empresa a alcançar melhores resultados.
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Que a força esteja com você!