Quando o assunto é marketing digital nos últimos anos uma prática vem ganhando cada vez mais força: o inbound marketing.
O marketing de atração trabalha com a produção de conteúdo para atrair, engajar e converter clientes.
Sendo uma alternativa às práticas tradicionais e ideal para aplicação no ambiente digital, seu uso cresce a cada ano.
Se você tem dúvidas sobre se deve investir em inbound marketing em sua estratégia de marketing on-line, com os motivos abaixo você vai ter certeza que é uma ótima ideia.
Por que investir em inbound marketing
1. Menor necessidade de investimento
As práticas de inbound ligadas ao marketing de conteúdo se caracterizam por possuírem uma necessidade de investimento menor.
Especialmente quando em comparação ao marketing tradicional e utilização de mídias off-line.
Anúncios pagos costumam sair caro e nem sempre trazem o resultado esperado, passando de investimento a custo.
Com o inbound marketing, é possível conquistar mais investindo menos.
As ações possíveis são voltadas para criação de conteúdo para blog, redes sociais, e-books, dentre outros.
2. Sua empresa cria autoridade
Em um mercado altamente competitivo como o que vivemos nos dias de hoje é preciso criar formas para se destacar da concorrência e ganhar a confiança dos consumidores.
Isso é possível com o inbound marketing.
Ao trazer temas relevantes ligados à sua área de atuação, seus potenciais clientes passam a ver você como referência.
Compartilhar seus conhecimentos sobre seu setor gera autoridade e aumenta o grau de confiabilidade de seu negócio.
Leia também como potencializar a sua marca com o blog marketing.
3. Você fala para as pessoas certas
Um dos grandes benefícios de contar com uma estratégia de marketing on-line produzida por uma agência digital é o aumento da assertividade da comunicação.
No inbound marketing, em vez de disparar sua mensagem ao léu, sua empresa joga a isca de modo a atrair as pessoas certas, seu público-alvo.
Assim, você se comunica diretamente com aqueles que são seus potenciais clientes, e isso aumenta suas chances de venda e seu investimento é mais assertivo.
4. Maior possibilidade de fidelizar clientes
O grande intelectual do marketing, Philip Kotler, há tempos dizia que conquistar um novo cliente pode custar 7 vezes mais que manter um antigo.
Com o marketing digital as chances de promover a fidelização de clientes aumentam significativamente.
Primeiro por acabar com a distância que antes existia entre marcas/consumidores, permitindo uma relação direta e um engajamento.
Além disso, ao fornecer conteúdos de qualidade, a relação é mantida mesmo no pós-venda, assim sua empresa permanece relevante às pessoas.
5. Maior capacidade de mensuração
Um dos motivos que contribui para você investir na contratação do inbound marketing é a grande capacidade de mensuração.
São diversas as métricas que permitem avaliar cada passo da estratégia, permitindo um processo de melhoria contínua, além de ter uma visão clara do que está funcionando e do que precisa de reparos para se tornar melhor.
Em cima dos dados recolhidas a agância digital responsável será capaz de, junto a você, tomar decisões assertivas.
O impacto é direto nos resultados!
6. Grandes empresas investem em inbound marketing
Investir em inbound marketing não é algo para um tipo específico de empresa. É para todos os tamanhos e todos os nichos! Temos cases de sucesso desde um pequeno negócio até de grandes companhias.
E esse número só tende a crescer.
Para entender a relevância da prática vale lembrar que estimativas aprontam que até 2020 o investimento em marketing digital irá superar os destinados a mídias tradicionais, como é o caso mostrado na pesquisa realizada pela Economist Intelligence Unit (EIU), encomendada pela UK Trade & Investment (UKTI) que aponta que o conteúdo digital será o equivalente a 80% do consumo do mundo quando falamos em entretenimento e mídia até 2020.
Só no Brasil, entre 2006 e 2010, os gastos com esse nicho cresceram 56%.
E, segundo também dados da Bain & Company, o investimento em marketing digital no Brasil foi de R$ 8 bilhões, e isso representa 18% dos investimentos de mídia.
Podemos citar a marca de energético Red Bull por utilizar o marketing de conteúdo muito bem e obter diversos cases de sucesso.
Com o trabalho desenvolvido a empresa se tornou referência em esportes e se ligou ao conceito que mais lhe é caro: energia.
Os conteúdos ligados ao esporte, cultura e estilo de vida ainda contribuem para trabalhar outro tema caro à marca, a alta performance.
E isso tudo ao mesmo tempo que atrai e conquista seu público por meio de conteúdos relevantes a proposta e de altíssima qualidade.
Como exemplo, podemos falar do vídeo em tempo real do salto na estratosfera de Feliz Baumgartner utilizando apenas paraquedas, em um evento, em 2012, patrocinado pela marca, chamado de Red Bull Stratos. O slogan utilizado foi: Red Bull te dá asas a outro nível.
A transmissão obteve 8 milhões de visualizações simultâneas no YouTube, 87 mil inscritos no canal e mias de 700 mil interações no Facebook oficial, além de 3 milhões de tweets no mesmo dia.
Sem contar o aumento direto nas vendas da bebida energética e o auxílio a pesquisas científicas por um feito inédito que comoveu o mundo.
Em 2009, o motociclista australiano Robbie Maddison já havia saltado de uma altura de 30 metros sobre a réplica do Arco do Triunfo de Paris no Rio All-Suit Casino Hotel, em Las Vegas, Estados Unidos, com patrocínio da Red Bull.
Hoje podemos ver, inclusive, uma equipe de Fórmula 1 e times de futebol, tanto no Brasil quanto fora) que leva o nome da empresa austríaca.
A marca ainda tem a Red Bull TV e a The Red Bulletin, uma revista atualizada constantemente com conteúdo relevante a seu público. Quem produz esse conteúdo? A agência da empresa? A Red Bull Media House!
E eles não param de investir!
Se uma empresa com inserção global investe em inbound marketing para se fortalecer, esse é um indicativo de sua importância.
Contratar inbound marketing por meio de agências digitais é uma excelente opção para o crescimento de sua empresa e marca.
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Até a próxima!