O inbound marketing é um conjunto de estratégias que tem por finalidade encantar e fidelizar o público-alvo.
Com ele, em vez de sua empresa ou marca ir até seus clientes por meio de publicidade e propaganda, seus clientes vão até sua empresa.
Por isso ele é conhecido, também, como marketing de atração.
Em nosso blog já abordamos diferentes estratégias e ações possíveis de realizar para obter os melhores resultados com o inbound marketing, inclusive aqui.
Mas para esse conhecimento ser otimizado e alcançar os melhores resultados você deve entender o que é funil de vendas e saber o que significam as siglas TOFU, MOFU e BOFU.
TOFU, MOFU e BOFU e o inbound marketing
Você já percebeu que quando vamos comprar algo passamos por diferentes etapas?
No começo, nem sempre temos clareza do que realmente precisamos, mas temos algo que nos incomoda de alguma forma.
Depois de entendermos mais o nosso problema, iniciamos a procura por uma solução, conhecendo as possibilidades.
Feito esse levantamento, avaliamos e comparamos as opções disponíveis e, por fim, escolhemos aquela que acreditamos ser a melhor.
Todos nós passamos por essa jornada, mesmo que inconscientemente.
Para melhor compreender e estabelecer ações de marketing que visem conquistar melhor resultado junto aos clientes, todo esse processo foi transformado em um modelo, conhecido como funil de vendas, dividido em três etapas: topo, meio e base (fundo).
É daí, então que surgiram o TOFU (topo do funil), MOFU (meio do funil) e BOFU (base do funil)!
E por que são tão importantes para montar uma estratégia de inbound marketing capaz de gerar resultados a sua empresa?
Por permitirem direcionar a produção de conteúdo e demais ações de forma a obter resultados mais assertivos.
No TOFU, por exemplo, deve-se ter uma produção constante de conteúdo que trabalhe com temas amplos relacionados a seu negócio/produto/serviço.
A ideia aqui é atrair o máximo de usuários até suas páginas, respondendo dúvidas mais frequentes de seu público.
O uso de palavras-chave é muito importante para tornar seu blog visível nos canais de busca, como o Google. Para isso, deve-se fazer um estudo e atualizar constantemente com textos originais e relevantes.
Nem todos visitantes serão convertidos, de fato, em clientes. Mas, quanto maior o número de potenciais clientes, maior será o número de negócios fechados.
Como separar, então, aqueles que realmente podem vir a comprar seus produtos ou serviços dos que não irão fazer isso?
Por meio da qualificação.
Quando eles chegam ao MOFU, os conteúdos serão específicos para essa etapa.
Um bom exemplo, nesse caso, é a distribuição de e-books sobre temas relacionados à atuação de sua empresa, mediante um formulário para preencher com os dados dele em uma landing page.
Nesse tipo de ação você não apenas estreita relação e reforça sua marca junto ao seu potencial cliente como captura leads.
Com os dados capturados, esse é o momento de enviar e-mails personalizados para esses leads com mais informações úteis e relevantes para ele.
Assim ele pode seguir para a próxima etapa, a BOFU.
Aqui ele estará pronto para receber uma oferta que atraia a atenção dele.
Para isso, é preciso construir uma boa estratégia. E lembrar sempre que o principal não é apenas fechar o negócio, mas manter o relacionamento com seu lead. Se este não é o momento certo para ele realizar uma compra, logo mais poderá ser.
Em nosso blog já falamos mais sobre o funil de marketing e como utilizá-lo em sua estratégia de marketing digital.
Você pode conferir aqui, aqui e aqui.
Dominando o TOFU, MOFU e BOFU sua empresa estará pronta para conquistar os melhores resultados com inbound marketing.
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Que a força esteja com você!
Até a próxima!