Nos últimos anos o marketing de conteúdo se tornou a principal força para atrair, engajar e converter clientes.
E, nessa estratégia, inclui-se a relação com o lead, de forma que ele busque informações sobre seus produtos e marca.
Então você precisa manter suas redes sociais atualizadas, com conteúdos relevantes, original, de qualidade e com assuntos variados.
Mesmo aqueles que pareçam óbvios e básicos para você, não podem ser descartados. Esses temas podem ser exatamente o que seu futuro cliente está buscando.
Para alcançar esse objetivo, porém, um bom planejamento e estratégia de marketing são fundamentais.
A importância do topo do funil nas estratégias de marketing
O sucesso no planejamento de marketing depende de manter sempre em mente que o processo de compra ocorre em diferentes etapas.
Geralmente o consumidor identifica suas necessidades, pesquisa possíveis soluções, conhece uma marca e somente após ter confiança realiza a compra.
Essas etapas possuem uma duração de tempo variada e são influenciadas pela personalidade do indivíduo e valor da compra.
De maneira geral, porém, o novo consumidor costuma respeitar bem essas etapas que podem ser representadas em um funil de vendas.
No topo do funil estão todos aqueles que demonstraram interesse em algum aspecto de seu negócio.
Por exemplo, em uma agência de viagens, aqueles que gostariam de viajar e começam suas pesquisas estão no topo.
No meio do funil estão aqueles que sabem que precisam de um produto/serviço e necessitam de mais informações para decidir.
No caso, as pessoas que decidiram que vão viajar, mas querem saber mais detalhes antes da decisão final.
No fundo do funil se encontra o público que está a um passo de efetuar a compra.
Cada etapa do funil necessita de um conteúdo específico e, assim, você tem um leque de opções para atrair desde o público que está definindo o que quer quanto o que já definiu e, assim, aumenta sua chance de fechar negócio.
Agora que ficou clara a relevância de preparar conteúdos específicos para cada etapa do funil, responda a pergunta:
Em qual dessas etapas você acredita que deveria concentrar maior esforço e estratégias de marketing?
É muito comum que a resposta seja no fundo do funil, afinal, é ali que a venda ocorre.
Essa, porém, é uma visão equivocada e que não dá conta da totalidade da situação.
Sua estratégia de marketing deve concentrar 80% do conteúdo no topo do funil.
Afinal, é esse tipo de conteúdo que irá atrair usuários a seu blog ou página e é nessa etapa que seus potenciais clientes se abastecerão de informações.
Quanto mais atrair no topo, maiores serão as chances de aumentar seus resultados de conversão.
Marketing de conteúdo para o topo de funil
O ideal é trabalhar com conteúdos que visem educar e criar o interesse da audiência pelo seu mercado.
Não é preciso se preocupar em falar de seus produtos específicos ou de sua empresa, seu objetivo é gerar leads.
Nesse momento o empreendedor precisa lembrar que ELE é o especialista em sua área de atuação, seus clientes, não.
Logo, aquele assunto que à primeira vista pode parecer banal é capaz de gerar excelentes resultados!
Iniciar a comunicação com conteúdos generalistas e, posteriormente, se aprofundar sobre sua marca e soluções cria um ciclo de autoridade, importante para a confiança entre você e seu consumidor.
Para ele, você soará como o especialista do mercado e não alguém que só que empurrar produtos ou serviços.
Lembre-se: o topo do funil é o que irá permitir alcançar uma audiência ampla, por isso nada de descuidar dessa etapa.
Capriche na produção desse conteúdo e veja sua estratégia de marketing gerar os resultados esperados!
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Até a próxima!