20 dicas para otimizar landing page para aumentar as conversões

20 dicas para otimizar landing page para aumentar as conversões

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Fonte: Mailmunch

As landing pages sempre foram muito importantes para o marketing digital, pois são uma das melhores ferramentas disponíveis quando se trata de atrair tráfego. Além disso, eles podem ser incrivelmente eficazes e úteis para suas vendas. Esta postagem mostra 20 pontos úteis que você pode usar para otimizar as páginas de destino para obter o máximo de conversões.

Nº 1 Estruture e formate seu conteúdo

 

Nem é preciso dizer que as páginas de destino devem ter uma boa aparência para serem atraentes para os visitantes do site. Todo o conteúdo que você decidir colocar neles deve ser estruturado e formatado de forma adequada, para que seu público possa navegar facilmente pela página sem questionar constantemente o que está acontecendo.

Muitas imagens podem fazer sua página parecer desordenada, enquanto blocos de texto parecerão que você tentou amontoar o máximo de conteúdo em um único espaço. Para estruturar melhor seu texto, considere o uso de marcadores ou listas numeradas e use imagens para dividir sua página em seções visuais.

 

# 2 O aspecto visual

 

Falando em imagens, seus recursos visuais devem ser escolhidos cuidadosamente para cada uma de suas páginas de destino, de modo que correspondam ao tópico de cada uma dessas páginas e ao texto que você escolher colocar nelas. Se você decidir usar algo além de imagens, como vídeos ou GIFs, certifique-se de que eles sejam tão relevantes quanto as imagens.

O tema também deve ser equilibrado, portanto, você deve usar cores complementares ou contrastantes em vez de combinar o que viu primeiro. Se você usa fotografia, certifique-se de que haja pessoas em suas fotos, porque mostrar rostos pode influenciar positivamente a impressão que os visitantes de seu site têm.

 

# 3 Regra dos cinco segundos

 

A regra de cinco segundos afirma que você tem cerca de cinco segundos para atrair a atenção de seus clientes em potencial assim que eles acessarem sua página. Esta regra se aplica a artigos, mas também se aplica a páginas de destino, então você precisa ter certeza de fazer tudo o que puder para manter seu público em sua página.

Você precisa ter certeza de que os visitantes da sua página pegam o “gancho” desde o início. Isso é algo que despertará o interesse deles e os fará querer explorar ainda mais sua página de destino. Assim que começarem a ler, provavelmente continuarão lendo porque é muito interessante.

 

Nº 4 Conheça o seu valor

Aqueles que tentam vender um produto sem entendê-lo totalmente, muitas vezes descobrem que seus clientes estão confusos e seu público não está interessado. Isso ocorre porque você não explicou por que seus clientes em potencial devem se preocupar com o produto (também conhecido como “O que eu ganho com isso?”)

Mas conhecer sua oferta é apenas parte do trabalho. Você também deve conhecer seus concorrentes para poder mostrar que seu produto é melhor que o deles ou, pelo menos, que o que você está oferecendo é melhor, mesmo que o produto seja praticamente o mesmo.

 

 

# 5 Obtenha depoimentos de clientes

Depoimentos, análises e feedbacks de clientes, todos atendem a dois propósitos principais: dar a você mais credibilidade e diminuir um pouco sua carga de trabalho. Ao encontrar on-line o que seus clientes dizem sobre você ou ao coletar ativamente esses comentários e depoimentos, você poderá ter conteúdo suficiente para postar sem ter que criá-lo sozinho.

Ao mesmo tempo, os depoimentos de clientes são conhecidos por aumentar as taxas de confiança e fidelidade, ao mesmo tempo em que melhoram sua credibilidade e autoridade. É por isso que incluir pelo menos vários deles em suas páginas de destino deve ser uma de suas principais prioridades.

 

# 6 Tudo que é importante deve ser visível

Uma dica interessante que você deve manter em mente como uma regra prática para si mesmo é que todas as informações importantes devem ser instantaneamente visíveis na sua página de destino. Isso significa que, uma vez que seu público chega em sua página de destino, eles precisam ser capazes de ver tudo o que você deseja que eles vejam em primeiro lugar.

E essa regra realmente vale para tudo o que você tem em sua página de destino. De formulários a CTAs, você precisa se certificar de que todas as partes essenciais podem ser vistas imediatamente porque a maioria dos visitantes do site não se preocupará em rolar a página, a menos que seja absolutamente necessário.

 

Nº 7: Ativar compartilhamento social

Permitir que seu público compartilhe seu conteúdo é uma das maneiras mais fáceis de obter exposição adicional e atrair ainda mais pessoas para sua página de destino. Quanto mais visitantes da página você obtém, quanto mais clientes em potencial você tem, mais vendas você fará. Não há realmente nenhuma desvantagem em permitir que seu público compartilhe seu conteúdo.

A melhor solução, é claro, é adicionar botões de compartilhamento de mídia social para diferentes seções de sua página de destino. Por exemplo, suas imagens podem ser fixadas no Pinterest enquanto seus vídeos podem ser vistos no YouTube e incorporados em outros blogs e sites.

 

# 8 Ajuste seus formulários

Falando em formulários, ajustá-los apropriadamente também é importante se você deseja otimizar sua página de destino mesmo no nível mais detalhado. Pedir muitas informações pode ser um problema porque nem todo mundo tem tempo para preencher formulários longos ou simplesmente não gosta de compartilhar muito. Por outro lado, pedir muito pouco não será útil para você.

É por isso que você deve pensar cuidadosamente sobre que tipo de informação é mais importante para você. Faça uma lista dos campos que gostaria de preencher e, em seguida, considere se você pode ou não se livrar de alguns desses campos.

 

Nº 9 Aprenda sobre seus clientes

Lembra como mencionamos que conhecer seus concorrentes é importante? Bem, conhecer seus clientes talvez seja ainda mais importante. Afinal, se você não sabe quem é seu público-alvo ou sabe apenas até certo ponto, não será capaz de comercializar bem seus produtos ou criar páginas de destino bem construídas que venderão esses produtos .

Faça sua pesquisa e colete dados suficientes para reunir buyer personas que irão ajudá-lo a determinar como você deve fazer seu conteúdo para que seja relevante para esses tipos específicos de clientes que você deseja.

 

Nº 10: contrate bons escritores

Isso está mais relacionado ao ponto de manter a qualidade de seu conteúdo o mais alta possível, mas contratar bons escritores é uma maneira de abordar esse assunto da forma mais eficaz possível. Bons escritores criarão um bom conteúdo que atrairá seu público e, por sua vez, aumentará as vendas.

Há duas maneiras de fazer isso: ter redatores internos ou trabalhar com freelancers que você pode encontrar facilmente em um site de resenhas como o Online Writers Rating . A primeira solução garantirá que você sempre pode confiar em alguém que vê todos os dias, mas a segunda solução é muito melhor para quem está com orçamento limitado.

 

# 11 Consistência é a chave

Manter sua campanha consistente é mais importante do que você pensa. Na verdade, se houver inconsistências em seu conteúdo, seu público provavelmente notará em um ponto ou outro. Claro, isso não se aplica apenas às suas páginas de destino, mas a todo o seu conteúdo como um todo.

Isso significa que, se as descrições de seus produtos nas páginas de produtos dizem que seus jeans estão disponíveis apenas em azul escuro, sua página de destino também deve dizer que seus jeans estão disponíveis apenas em azul escuro, em vez de azul escuro e azul claro. O conteúdo visual também deve ser, de preferência, consistente, em vez de usar fotos dos jeans usados ​​por pessoas diferentes.

 

# 12 Call to Action

Uma chamada à ação ou um CTA é talvez o elemento mais instrumental em sua página de destino. Às vezes, você desejará usar vários CTAs diferentes, mas, na maioria das vezes, usar um único várias vezes é muito melhor, porque ele repete a mesma ideia várias vezes e se torna mais eficaz do que diferentes CTAs.

É recomendável que você use CTAs tanto em seu texto quanto em seu conteúdo visual. Se você também tiver conteúdo puramente de áudio, como um podcast, adicione o CTA no final (por exemplo, YouTubers e hosts de podcast em outras plataformas geralmente pedem que seus ouvintes os sigam no início ou no final de seus vídeos ou podcasts de áudio).

 

# 13 Use palavras-chave

Nem é preciso dizer que o uso de palavras-chave – tanto palavras quanto frases – é obrigatório quando se trata de seu texto. No entanto, o uso de palavras-chave em títulos, manchetes e até mesmo URLs de suas páginas de destino provou ser tão útil.

Palavras-chave em títulos e manchetes mostram aos visitantes de sua página que eles encontraram o que estavam procurando, enquanto palavras-chave nos URLs de suas páginas de destino mostram aos mecanismos de pesquisa do que trata a página.

 

# 14 Tente incluir urgência

A urgência é considerada bastante eficaz na venda de produtos. Se você puder criar urgência para o que está oferecendo, seus clientes terão maior probabilidade de fazer uma compra, pois terão medo de perder a oportunidade. Seu objetivo é mostrar que isso é algo de que eles realmente precisam e se não conseguirem, será perda deles.

Para criar urgência, você pode usar várias táticas diferentes, mas de longe a mais eficaz é incluir um cronômetro de contagem regressiva que mostra quando a venda termina ou quando o preço com desconto será revertido para o original. Como alternativa, você pode ter um cronômetro de contagem regressiva informando quantos itens de seu produto restam.

 

# 15 Dicas direcionais

As dicas direcionais destinam-se a orientar os visitantes do seu site e mostrar ao seu público o que eles precisam fazer ou como podem navegar na sua landing page de forma mais produtiva. Dito isso, ao criar dicas direcionais, você não deve soar condescendente ou como se estivesse tentando forçar os visitantes da sua página a fazer algo.

Pense nisso como um guia passo a passo em sua página de destino, que não é totalmente evidente se você apenas der uma olhada na página, mas ainda é facilmente compreensível quando a pessoa começa a explorar seu conteúdo.

 

# 16 Competição Lembre-se

Vamos dar um passo atrás e voltar à competição. Não é apenas essencial que você saiba quem são seus concorrentes e o que eles estão tramando, mas também que você saiba como se apresentar para parecer que é melhor ou como você pode se aprimorar para realmente ser melhor do que seus concorrentes e ter uma vantagem sobre eles.

Sua vantagem competitiva exclusiva pode ser algo puramente técnico ou pode ser algo criativo. Ou, se você quiser ser mais simples, ter mais variedade já lhe dará algum tipo de vantagem competitiva.

 

# 17 Não venda muito

Vender demais – ou exagerar – é um erro cometido por mais profissionais de marketing do que você pode imaginar. Quando você torna seu conteúdo muito vendedores ou quando tenta constantemente vender seus produtos, provavelmente parecerá irritante em vez de genuíno.

Procure um equilíbrio entre pedir explicitamente que seus visitantes façam uma compra e dar a eles um conteúdo útil que seja razoável o suficiente para tornar a venda de seu conteúdo não tão abrupta.

 

# 18 Corresponda à sua cópia

Para elaborar o tópico de consistência, combinar sua cópia também pode ser bastante eficaz. Especificamente, isso está relacionado à correspondência de seu anúncio e cópia da página de destino. Isso não apenas reduzirá a quantidade de tempo gasto para escrever tal cópia, mas também promoverá consistência em sua campanha.

Quando você cria suas páginas de destino, uma das fontes de tráfego que você usará é a totalidade de seus anúncios. Você precisará manter o mesmo tom em suas páginas e em seus anúncios para garantir a consistência.

 

# 19 Adicionar informações de contato

Nunca se esqueça dos elementos e informações fundamentais que você deve ter em suas páginas de destino e um deles são suas informações de contato. Pode ser qualquer coisa, desde o seu número de telefone até o endereço do escritório principal.

Coloque suas informações de contato onde possam ser vistas facilmente. Normalmente, será o cabeçalho da sua página de destino, mas você também pode colocá-lo na parte inferior da página para lembrar os visitantes da página quando eles rolarem para baixo.

 

Nº 20 Teste o máximo que puder

Por último, mas não menos importante, sempre teste o máximo que puder. Não lance sua campanha de marketing online apenas depois de ter tudo pronto e esperar que funcione. Em vez disso, faça alguns testes A / B ou outro tipo de teste primeiro.

Ter grupos de foco para mostrar suas páginas de destino pode ser bastante eficaz, mas até mesmo pedir conselhos ou feedback de especialistas pode ser bastante benéfico. Em outras palavras, não apenas espere e ore – teste e experimente.

 

Pensamentos finais

Resumindo, otimizar suas páginas de destino de forma adequada definitivamente o ajudará a impulsionar suas conversões, portanto, certifique-se de seguir os conselhos deste artigo e comece a seguir essas dicas e a implementar essas táticas regularmente.

Frank hamilton
Frank Hamilton é um blogueiro e tradutor de Manchester. Ele é um especialista em redação profissional em tópicos como blogs, marketing digital e autoeducação. Ele também adora viajar e fala espanhol, francês, alemão e inglês.

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