Se você quer que sua empresa alcance o sucesso no marketing digital, o marketing de conteúdo é fundamental.
É o conteúdo que atrai visitantes ao seu site, gera autoridade para seu negócio, constrói e estreita relacionamentos e prepara seus leads para a compra.
Sim! O conteúdo é poderoso e, não à toa, há alguns anos, é colocado no posto de rei do marketing.
Mas, para alcançar todos esses objetivos e gerar o resultado esperado é preciso planejar. E, dentre outros fatores, a jornada de compras é importante nessa estratégia.
Jornada de compras? O que é isso?
A jornada de compras é um conceito que considera que, na decisão de compra, um consumidor passa por diferentes etapas.
Para alguns especialistas de marketing digital podemos dividi-la em três estágios:
- Conhecimento;
- Consideração;
- Decisão.
Outros, porém, desenvolvem e segmentam essas etapas em:
- Aprendizado e descoberta;
- Reconhecimento do problema;
- Consideração da solução;
- Avaliação e compra.
A partir dessa divisão e entendimento da diferença de cada estágio, é possível direcionar suas ações de modo estratégico e acertar seu alvo com maior assertividade!
Para ficar mais claro para você, vamos, aqui, destrinchar cada etapa da segunda divisão citada.
Compreendendo as etapas jornada de compra
1. Aprendizado e descoberta
Essa é a fase na qual o consumidor ainda não percebeu que possui uma necessidade ou não entende exatamente o que busca. Mas ele começa a despertar/perceber interesse por um tema.
Aqui o objetivo do marketing é capturar esse início de interesse e direcioná-lo pelas etapas seguintes.
Portanto o conteúdo pode ser geral, porém instrutivo, relevante, relacionado ao seu tema pesquisado, para que as pessoas interessadas busquem na internet ou redes sociais.
Isso também mostra a importância de seu conteúdo estar postado no blog e nas redes sociais de sua empresa.
2. Reconhecimento do problema
É o momento ao qual o consumidor entende, percebe que tem um problema ou uma necessidade.
E, ao passo que você consegue gerar essa necessidade nele que nem sabia existir, ele vai pesquisar mais para se aprofundar no tema para buscar soluções.
3. Consideração da solução
Nesse passo da jornada de compra o consumidor já pesquisou e mapeou algumas soluções que o interessam.
Aqui, o papel do marketing é fazer com que ele perceba a sua solução como a mais interessante para ele.
Uma boa tática nesse momento é procurar criar senso de urgência, para que ele não deixe para depois e não resolva o problema ou pior, caia na concorrência.
4. Decisão de compra
É o grande momento, o fim da jornada, a hora que ele bate o martelo e decide, por fim, realizar a compra.
Mostre seus diferenciais e convença-o de que você tem a melhor solução e que essa é a escolha certa.
Com uma boa estratégia, você pode, inclusive, oferecer brindes e testes gratuitos de seus produtos ou serviços.
O mais importante é que você entenda muito bem seus visitantes e leads para oferecer exatamente o que eles procuram em cada etapa.
E seu conteúdo não deve se limitar a apenas blog posts. Você pode produzir conteúdos ricos para e-books, vídeos, infográficos etc.
Quer saber mais sobre como utilizar a jornada de compra em sua estratégia de marketing e aumentar suas conversões?
Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais para ficar por dentro de todas nossas dicas e conteúdos!
Que a força esteja com você!