O que é transmídia?

O que é transmídia?

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A gente consome informação o dia todo por meio de diferentes plataformas de mídia. Ouvimos rádio, vemos televisão, acessamos redes sociais e sites de internet, por exemplo.
Essas amplas possibilidades de consumir e transmitir mensagens fizeram surgir novas possibilidades no marketing e comunicação.
E uma delas é a transmídia, uma forma de aproveitar todas essas possibilidades em variados canais.

Entendendo a transmídia O que é transmídia? - Agência 120

Para explicar transmídia, vamos primeiramente explicar o conceito de convergência.
Convergência seria a transmissão da mesma informação, no mesmo formato, em diversos canais. Pode ser uma imagem ou um vídeo.
Podemos usar de exemplo a Netflix. Você assiste ao mesmo conteúdo na TV, no tablet, no computador, no celular. Com o Spotify acontece o mesmo. Você escuta a mesma música em variados dispositivos.
O nosso tablete e nosso celular também é outro exemplo de convergência. Neles há a calculadora, que também está presente no computador e o próprio aparelho calculadora. Tem ainda uma câmera, que pode ser encontra como simplesmente câmera fotográfica sem a necessidade de um dispositivo móvel. E por aí vai.
Já uma estratégia transmída não replica o mesmo conteúdo em diferentes canais, pelo contrário.
Ela divulga conteúdos diversos, porém relacionados, com formatos específicos nos diferentes canais disponíveis.
Como exemplo podemos citar o mundo dos HQs que tem histórias próprias. Daí vira desenho, filme ou mesmo jogos de videogame. Por mais que algumas histórias se repitam, cada formato tem sua vida própria e sua sequência independente.
Outro exemplo é a narração de um jogo de futebol que pode ser assistida pela TV, pelo rádio ou pela internet.
Na TV você vê imagens e escuta a narração, os comentários, os repórteres em campo entrevistando ou acompanhando de perto as ações. No rádio você escuta o locutor e imagina de acordo com sua narração os lances ou escuta os comentaristas e os bastidores. Já na internet, se não for por imagens de câmeras, você acompanha a atualização por escrito dos principais lances.
Assim, são utilizados diferentes canais para a construção de uma história mais ampla.
É possível consumir apenas uma ou mais mídias e ver a história parcialmente ou consumir todos e ter a visão total e todas as versões, a depender do tipo de conteúdo.
Essa é uma estratégia que não é utilizada apenas nos estúdios de cinema, HQs etc. Os veículos de comunicação também usam cada vez mais para atingir o público mais jovem, no caso de transmitir uma mensagem nas redes sociais.

A transmídia e o marketing de sua empresa

A trasmídia não está disponível apenas para os grandes da comunicação e pode ser adotada em sua estratégia de marketing.
Se bem realizada, aumenta o engajamento de sua audiência, aproxima seu público-alvo e aumenta a fidelização.
É possível unir as diferentes plataformas para uma ação de divulgação de sua marca ou produto.
Por exemplo utilizar uma ação na qual você conta uma história, relacionada à sua empresa, sua marca ou seu produto.
Aqui você pode utilizar recursos do storytelling e a jornada do herói para transformar essa história atraente para seu público, com cada mídia de seu modo.
Você pode dividir a história em diversos fragmentos e publicar em diferentes canais e redes sociais de forma que elas se completem e o usuário necessite acompanhar todas as plataformas para entender ela por completo, mas que se faça entendida, que faça sentido em cada um desses canais quando lida/vista à parte.
Nesse momento haverá sempre um convite ou gatilho que permita a audiência acessar esses outros canais.
Assim, quem quiser acompanhar o todo, movido pela curiosidade, poderá fazê-lo com facilidade.
Vale lembrar que essa é apenas uma das inúmeras possibilidades proporcionadas pela variedade de canais de mídia que dispomos.
Com criatividade é possível realizar ações de grande impacto e resultados mesmo para negócios locais.
A forma como a estratégia será adotada e os canais utilizados irá depender sempre, é claro, de seus objetivos e público-alvo.
Assim como você, seus consumidores também acessam diferentes mídias durante o dia. Aproveite esse fato para conquistá-los e encontra-los independentemente do canal que eles usam.
E para ter acesso a mais dicas de marketing para seu negócio continue acompanhando nossas redes sociais.
Que a força esteja com você!
Até a próxima!

 

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