Antes de uma campanha ser produzida e executada é importante realizar vários estudos de viabilização e alcance.
A intenção é fazer de uma ação de marketing um sucesso para que o resultado não seja insuficiente.
Uma das principais vantagens do marketing digital é a possibilidade de estimar, previamente, a repercussão da campanha. Quando uma experiência é mensurável o trabalho é mais eficaz.
Exemplo prática dessa afirmação é o tão falado teste A/B: um método simples e infalível.
O que é o teste A/B?
Pesquisas e provas são necessárias para conhecer o método que oferece respostas mais favoráveis e satisfatórias para uma campanha de marketing.
Para alcançar esse objetivo, existem ferramentas muito inteligentes. O teste A/B compara duas variantes (A e B) de uma experiência, por exemplo, para identificar a melhor aprovação.
Como funciona o teste A/B?
Tudo depende da ferramenta que será empregada.
Atualmente as técnicas estão bastante evoluídas e alguns recursos já conseguem, eles mesmos, informar a variação mais efetiva.
Para definir quais designs e conteúdos de um o e-mail marketing terão maior engajamento do público, por exemplo, duas versões diferentes podem ser elaboradas.
O teste confronta todas as variáveis do marketing para escolher o melhor formato entre as duas alternativas propostas de e-mail.
Com esse método é possível entender a aceitação do mercado, mas o foco não é uma apuração simples. Nesse tipo de teste são recolhidos fatos reais.
Exemplo de teste A/B
Imagine que você deseja melhorar a experiência do usuário em seu site, mas tem dúvidas da cor, do modelo, se é melhor a navegação por rolagem ou se os botões são de fácil acesso.
Muito bem. Como você pode tomar esta decisão?
Realizando uma pesquisa, certo?
No teste A/B você apresenta duas opções para que os seus usuários optem por aquela que eles acham melhor.
Quando essa avaliação terminar você saberá a preferência do seu público e, assim, realizar as mudanças que trarão mais engajamento.
Qual a importância?
Uma boa estratégia de marketing só pode ser desenhada baseada em dados factuais e preferências do público-alvo. Em síntese, suposições não permitem ações assertivas.
Os testes A/B garantem um cenário concreto do mercado, classificam dados com maior precisão e oferecem informações tangíveis aos profissionais de marketing.
Dicas para melhores resultados no teste A/B
1) Use apenas ferramentas dedicadas:
2) Faça variações eficientes e que apresentem bons resultados.
3) Certifique-se que seu teste terá grande significância estatística realizando uma conta simples:
Qual a quantidade de pessoas que deverão visitar seu site, por exemplo, para que sua pesquisa seja significativa?
4) Não tenha medo de errar, pois são experiências que te levarão a pensar em testes ainda mais eficientes.
5) Avalie a possibilidade de usar vídeos. Talvez um modelo com uma imagem impactante e outro no qual o vídeo possa te dar uma boa noção da aceitação dos seus clientes.
O melhor termômetro para tomar atitudes que possam aumentar a satisfação de um público-alvo ou melhorar seu engajamento é ouvir o que ele tem a dizer.
Concluído, o objetivo é saber o que poderia ficar ainda melhor.
Agora que você sabe um pouco mais sobre essa estratégia de marketing digital, o que acha de usá-la para desenhar sua estratégia?
Que a força esteja com você!
Até a próxima!