O que é a jornada do herói e o que ela tem a ver com o marketing?

O que é a jornada do herói e o que ela tem a ver com o marketing?

O-que-é-jornada-do-heroi-e-o-que-ela-tem-a-ver-com-marketing-marketing-digital-para-agencia-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-001

Desde os tempos mais remotos, as histórias e mitos acompanham a humanidade. Algumas rompem a barreira cronológica e são contadas até hoje.
E quem não gosta de uma boa história?
Não à toa, uma das grandes estratégias do marketing de conteúdo é o storytelling, onde é possível criar autoridade, engajar e se aproximar do consumidor.
E quando falamos em contra história, não podemos deixar de lado a jornada do herói.

Jornada do herói? O que é isso? 

Você já reparou que uma série de histórias, contos, mitos etc., de tempos e locais diferentes, possuem uma estrutura de narrativa muito parecida?
O mitologista, antropólogo, escritor e professor universitário norte-americano, Joseph Campbell, teve essa percepção e escreveu, assim, o livro “O heróis de mil faces” na década de 1940.
Ao observar uma série de mitos de diferentes culturas, encontrou similaridades que se repetiam.
A esse conceito ele deu o nome de monomito, ou seja, um mito único, que nada mais é que a jornada do herói.
E quando falamos de herói, estamos falando de um personagem, e não, necessariamente, de um super-herói.
Essa jornada, então, é dividida em 3 atos e conta com 17 etapas, que formam uma estrutura narrativa presente em quase todas as histórias, mesmo quando não seguem totalmente à risca a ordem ou todos os passos.
Você pode encontrar a jornada do herói em filmes clássicos, como “Star Wars”, “O mágico de Oz”, “Rei Leão”, “O senhor dos anéis”, “Shrek”, “Harry Potter”, dentre outros.
Inclusive na história de Jesus, Buda, Hércules, Prometheus etc.
Se você entende bem essa jornada, você pode, inclusive, inverter a ordem da estrutura, ou subverter (revolucionar). Mas tudo bem também seguir o básico, ao menos até dominá-lo.
Para ajudar a entender melhor a jornada do herói, colocamos abaixo, de forma simplificada, os atos e etapas descritos por Campbell.

Ato I – Apresentação

  1.       Mundo comum – personagem tem uma consciência limitada de um problema.
  2.       Chamado à aventura – algo ocorre que leva a um aumento da consciência e se sai da zona de conforto.
  3.       Recusa ao chamado – momento de conflito e de recusa sobre a mudança.
  4.       Encontro com o mentor – a relutância é superada, seja por fatores externos, como um mentor ou velho sábio que instiga o personagem.
  5.       Travessia do primeiro limiar – o início do contato com o novo mundo.
  6.       Barriga da baleia – referência à história bíblica “Jonas e a baleia”. Primeiros contatos e entendimento do novo mundo.

Ato II – Confrontação

  1.       O caminho de provas – são os primeiros testes enfrentados pelo personagem.
  2.       Encontro com a deusa – é o momento da história onde se passa por um grande teste final para se provar.
  3.       A mulher com tentação – aqui essa tentação pode ser representada por uma força física, psicológica, sobrenatural, não necessariamente uma mulher.
  4.       Sintonia com o pai – reconciliação com o arquétipo paterno.
  5.       Apoteose – é o grande ato do herói. É o que precisa ser feito para buscar a recompensa.
  6.       Recompensa – após realizar o grande ato o personagem desfruta de suas consequências e conquistas.

Ato III – Resolução

  1.       Recusa do retorno – após descobrir um mundo diferente, se recusa a voltar para o seu mundo comum.
  2.       Voo mágico – o processo que o herói deve passar para retornar a vida que tinha antes.
  3.       Resgate interior – geralmente esse processo conta com ajuda exterior para que ele possa voltar a ser quem era.
  4.       Travessia do limiar – é o retorno à vida e mundo anterior.
  5.       Senhor de dois mundos – o herói percebe que ele já não é mais o mesmo e sim a soma do mundo comum e da aventura.
  6.       Liberdade para viver – o conflito é resolvido e o herói vive sua vida como deseja.

E o que isso tem a ver com marketing de conteúdo?

Tudo!

Como dissemos no início do texto, o storytelling (contar história) é uma das principais estratégias de marketing de conteúdo.
Aqui em nosso blog já falamos um pouco sobre esse assunto. Você pode conferir aqui.
E você pode estar pensando: “mas que história eu devo contar para minha audiência? Não sei criar uma história.”
Você pode contar a SUA história!
E para que você crie envolvimento e identificação, utilizar estruturas narrativas como a jornada do herói é essencial.
O storytelling não é apenas um relato. Ele deve ser capaz de prender a atenção e envolver sua plateia.
No marketing de conteúdo ele contribui para gerar autoridade, formar relacionamentos, engajar e fidelizar.
Cumprir todos esses objetivos, porém, não é tarefa fácil e exige muita prática, conhecimento e aprimoramento constante.
Uma solução para conquistar os melhores resultados com seu storytelling é contar com serviço especializado de marketing digital, que conheça as melhores práticas e estratégias de marketing de conteúdo para alcançar esses objetivos, enquanto você mantém o foco naquilo em que você é especialista: seu negócio.
Ficou com dúvidas sobre a jornada do herói? Deixe um comentário!
E acompanhe nossas redes sociais para ter acesso a mais dicas de marketing digital.
Que a força esteja com você!
Até a próxima!

Assuntos Relacionados...

O que é a jornada do herói e o que ela tem a ver com o marketing?

O que é a jornada do herói e o que ela tem a ver com o marketing?

Desde os tempos mais remotos, as histórias e mitos acompanham a humanidade. Algumas rompem a barreira cronológica e são contadas até hoje. E quem não gosta de uma boa história? Não à toa, uma das

Redução Progressiva – O que é e para quê serve

Redução Progressiva – O que é e para quê serve

A Redução Progressiva é um componente complexamente detalhista e essencial para a comunicação digital, entenda como a redução progressiva pode contribuir para a sua identidade visual A internet hoje é a maior fonte de conteúdo

Por que minha empresa deve investir em Inbound Marketing?

Por que minha empresa deve investir em Inbound Marketing?

Via StartSe |https://conteudo.startse.com.br “Se você tem mais dinheiro que cérebro, deve focar em marketing de interrupção. Se tem mais cérebro que dinheiro, deve focar em Inbound Marketing.” Inbound Marketing é um dos temas mais falado

Conversão de e-mail marketing

Conversão de e-mail marketing

Entenda como o e-mail marketing e outros serviços de e-mail podem alavancar a autoridade da sua empresa na internet e como funciona a conversão de e-mail no inbound marketing Há algum tempo atrás se ouviam

Inbound Marketing – Como Mapear Conteúdo para a Jornada do Cliente

Inbound Marketing – Como Mapear Conteúdo para a Jornada do Cliente

Via Vitaminha Publicitária | www.vitaminapublicitaria.com.br 93% dos processos de compra começam com uma busca online. O Inbound Marketing é justamente a estratégia de oferecer o conteúdo certo para quando estes 93% de consumidores procurarem pelo

Funil de vendas e o conteúdo original

Funil de vendas e o conteúdo original

O conteúdo original dentro do marketing é importante. Ele influencia na venda diretamente através do seu conhecimento. A ideia do funil de vendas não é um conceito novo, mas no inbound marketing foi adaptado e renovado.

Como tornar seu conteúdo mais atrativo?

Como tornar seu conteúdo mais atrativo?

Via Abradi-SC | www.abradi-sc.com.br Dentre todas as estratégias de marketing digital, a criação de conteúdo tem ganhado destaque nos últimos meses. Notamos que a produção de conteúdo atrativo para o leitor tem tido retorno esperado,

4 vantagens do inbound marketing

4 vantagens do inbound marketing

O marketing digital está mudando de forma que o inbound marketing está dominando o mercado online. Entenda mais neste artigo. O marketing é algo tão presente em nosso cotidiano que permite uma interação direta com suas

Como aumentar o ROI do seu negócio?

Como aumentar o ROI do seu negócio?

ROI, sigla do termo “return on investment” ou “retorno sobre investimento”, é uma terminologia muito usada em estratégias de marketing de conteúdo. Saiba mais! Apesar de todos os benefícios e facilidades que o marketing digital