Persona e jornada de compras – O que são?

Persona e jornada de compras – O que são?

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O marketing digital é uma poderosa ferramenta com a qual as empresas podem contar para alavancar seus resultados.
Sem um bom planejamento e uma boa estratégia, porém, todos seus esforços e investimentos serão desperdiçados sem que conquiste todo seu potencial.
Isso no melhor dos cenários, claro. No pior, poderá ter prejuízos.
Mas você sabe por onde começar para elaborar uma estratégia digital vencedora que irá levar seu empreendimento/marca ao sucesso?

Estratégia de marketing digital: Tudo começa pela persona

Antes de começar a definir orçamentos, meios e ações, é fundamental saber quem é o público-alvo de seu negócio.
Ou seja: uma parcela abrangente da sociedade que são potenciais consumidores de seus produtos ou serviços.
O público-alvo se caracteriza por ter um caráter generalista e traz dados, como: gênero, idade, estado civil, localização, renda, formação e desejos.
Para aumentar ainda mais a assertividade de sua estratégia digital, o ideal é definir uma persona, que nada mais é que a representação fictícia de seu cliente ideal, produzida a partir de dados reais de comportamento e características demográficas.
Além disso, é preciso criar suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.
Assim, diferente do público-alvo, a persona é mais completa e possui um aspecto mais personalizado e humanizado.
E vale reforçar: sua empresa pode, sim, trabalhar com mais de uma persona diferente, de forma a não ter suas ações limitadas a apenas um perfil.

Motivos para trabalhar com persona

A comunicação sempre se dá por duas partes: um emissor e um receptor.
Um emissor que fale uma língua estranha, não compreendida ao receptor não será compreendido por ele.
No marketing digital os esforços de comunicação são voltados aos resultados de seu negócio. Por isso, é imprescindível sua efetividade.
Ao definir a persona, contribui-se para ajustar linguagens e estratégias para serem mais relevantes justamente àquele público que é seu potencial cliente.
Podemos citar como motivos para trabalhar com uma persona os seguintes:

  • Facilidade e exatidão do tipo, tom e estilo do conteúdo;
  • Facilidade a elaboração de estratégias de marketing mais assertivas;
  • Melhor definição de temas a serem abordados no blog e outros canais de comunicação;
  • Maior clareza de entender onde seu público está e onde buscam informações.

Como é possível perceber, a definição de personas impacta diretamente todo que está no entorno do inbound marketing.

Ok! Mas como começar a definir minha persona?

Para trilhar esse caminho, separamos alguns exemplos de perguntas que vão ajudar a criar essa persona.

  • Quais são suas características, seus gostos pessoais, estilo de vida e personalidade?
  • Dentro de seu setor, quais os assuntos interessantes para essa pessoa?
  • Quais canais e quais os tipos de informação interessam para essa pessoa?
  • Quais seus objetivos, dificuldades, desafios e dores?
  • Qual o segmento da empresa?

Quanto mais conhecer desse potencial cliente, melhor será sua construção.
Essas informações devem ser colocadas dentro de um documento, como uma ficha organizada com outros dados fictícios, como nome, idade, gênero, cargo e nível de escolaridade.

Conhecendo a jornada de compra

Outro conceito importante a se conhecer para dar continuidade a sua estratégia digital é a jornada de compra.
Esse termo é para designar o conjunto de etapas pelas quais um consumidor passa até concluir uma compra e, assim, tornar-se um cliente.
Entender cada uma dessas etapas ajuda a compreender sua importância e como trabalhar cada uma.
São elas:

·         Aprendizado e descoberta

Aqui o consumidor ainda não tem muita clareza sobre possuir um problema ou uma necessidade, mas seu interesse começa a ser despertado por algo.
Portanto a empresa deve focar esforços para encontrar meios de atrair a atenção dele para, em uma pesquisa no Google, por exemplo, ele consiga que seu texto no blog ou em outra rede social seja visto.

·         Reconhecimento do problema

Quando ele inicia a pesquisa, ele começa a entender que tem um problema do qual ele não sabia.
É interessante criar textos que gerem essa necessidade e ao mesmo tempo dê a solução para a pessoa que está lendo.

·         Consideração da solução

Com as possíveis soluções em mãos, ele passa para a etapa de analisar quais são as melhores para ele.
Então a sua estratégia deve criar um senso de urgência e que seu produto ou serviço é a melhor opção.

·         Decisão de compra

Por fim, chegamos ao momento da decisão dentre as opções.
Aqui é a hora de mostrar os diferenciais de sua empresa e produto para que ele escolha você.
Com a persona criada, o conteúdo para se comunicar com cada etapa da jornada de compra também ganha ainda mais poder de assertividade.
Quem quer alcançar bons resultados com o marketing digital precisa adotar a persona e a jornada de compras na estratégia de inbound marketing.

Jornada de compra e o funil de vendas

Você pode utilizar o funil de vendas atrelado à jornada de compra para facilitar ainda mais essa trajetória.
O funil de vendas é dividido em topo do funil, meio do funil e fundo do funil.
Leia também TOFU, MOFU, BOFU – que negócio é esse?
No topo do funil estão as pessoas que se encontram na fase de aprendizagem e descoberta da jornada de compras.
Já no meio do funil são os leads da fase de reconhecimento do problema.
Os leads que se encontram no fundo do funil são os dos dois últimos estágios da jornada de compras, a de consideração da solução e a de decisão de compra.
Conforme as pessoas passam por cada etapa, a quantidade se reduz, afunilando as que realmente se interessam e são potenciais consumidoras de seus produtos/serviços. Ou seja, são os mais qualificados e preparados.
E qual o conteúdo para cada etapa do funil? Você pode ver mais sobre o assunto aqui.
E não deixe de curtir nossas páginas nas redes sociais para ter acesso a mais dicas de marketing para seu negócio.
Que a força esteja com você!
Até a próxima!

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