Quando temos uma loja virtual é comum atualizarmos o sistema para seguir o mercado digital. Assim como trocar de carro anualmente pode ser uma vantagem, com o crescimento da loja, mudar de plataforma também.
A sua empresa começou pequena e em determinado dia você decidiu fazer uma loja virtual. Começando de uma maneira mais simples você optou por começar com um site em WordPress e depois montar uma loja online pequena usando uma plataforma como o U Commerce integrada ao wordpress.
A loja tendo uma boa repercussão precisou de mais espaço e você decidiu migrar para uma plataforma mais completa, com mais espaço para ampliar a sua loja e você decide começar o processo de migração de plataforma.
Como migrar de plataforma e o que pode acontecer?
A migração de plataforma não é tão simples. O cliente pode pensar que tudo que ele precisa para que a nova plataforma funcione seja: integração com o controle de produto, se todos os produtos estarão na nova loja e se todas as categorias estarão lá na nova loja.
Para muitos isso é o suficiente, porque para o dono da loja todas as características foram migradas de uma plataforma para a outra, porém estas não são as únicas variáveis que devem ser levadas em consideração.
As URLs precisam permanecer
Vamos supor que um determinado produto da sua loja era formado pela URL: “loja.com.br/pdt/01a” agora na sua loja nova você tem o mesmo produto, porém a URL dele mudou para “loja.com.br/produto/p/01a”. Isso não gera problemas se a agencia que fizer o processo migrar todos os usuários do primeiro link para o segundo link.
Caso a agencia não faça isso o site vai perder credibilidade, pois haverá uma série de “links quebrados” e todas as campanhas como Google AdWords, Google shopping, facebook ads ou qualquer outra campanha do tipo ficarão com os links inexistentes e esse seria o maior problema.
Para que esse problema não aconteça fale com o seu gestor de conteúdo. É de suma importância que o trabalho seja feito por uma equipe profissional para que a sua loja não tenha prejuízo com uma ação que deveria gerar lucro.
Todos os hotsites, histórico de promoções e noticias precisam ser migrados juntos, pois são o seu conteúdo. Até mesmo a posição nas ferramentas de busca podem sofrer uma queda, porém, se a migração for feita de maneira correta. Migrando os usuários dos links antigos para os novos, com certeza a sua empresa irá crescer na WEB.
Até a próxima!