Como tudo que já vimos até aqui sobre marketing de conteúdo, as métricas de marketing são um fator essencial para que as suas estratégias de inbound deem certo, confira neste artigo
O que são métricas de marketing?
O marketing de conteúdo é formado por um conjunto de ações, como já falei outras vezes aqui no blog. As métricas de marketing, nesse caso, são extremamente importantes para a estratégia num todo, isso porque, no marketing de conteúdo, seguimos um ciclo formado de teste, avaliação, acerto e erro.
Veja como esse ciclo funciona
- Teste: quando traçamos uma buyer persona, definimos uma série de assuntos que vão de encontro a “sanar a dor” daquela persona, criamos o conteúdo e publicamos. Esse teste é feito em horas e datas diferentes.
- Avaliação: Quando os testes descritos acima são feitos, devemos avaliar de maneira QUANTITATIVA, ex: quantas visitas, quanto foi a taxa de conversão, quanto em ROI, etc.
- Acerto e erro: existe certo e errado? Não exatamente, errado seria direcionar conteúdo inadequado para a persona definida. A métrica de marketing que envolve acerto e erro está relacionada a pergunta “o que está dando certo?”.
Para tudo isso é necessário tempo. Concorda que não é possível medir em menos de 1 mês se determinado assunto, postado em determinado horário em determinado dia da semana está funcionando ou não? Pode ser que sim, pode ser que não. Tudo vai depender dos seus testes e estratégia.
É necessário investimento de tempo para testes, porém esse tempo é relativo por muitos fatores. A sua empresa já tem uma taxa de convertidos alta? O que a sua empresa fez de certo até hoje? A partir daí é necessário fazer testes envolvendo conteúdos, horários de postagem, região, enfim. Cada caso é um caso!
Não existe receita para o sucesso!
O marketing de conteúdo funciona? É Claro que sim! Caso contrario você não estaria lendo esse artigo, a questão é com relação às métricas de marketing e como elas atuam no marketing de conteúdo.
É importante que você entenda que o marketing de conteúdo consiste em um ciclo de aperfeiçoamento continuo. Portanto, o uso métricas de marketing é essencial para que esse ciclo permaneça ativo. Lembra do funil de vendas? Pois é, as suas 4 etapas são: Atrair, converter, relacionar e vender. O sistema de métricas é a 5ª etapa.
Não fique confuso, não inventamos essa etapa do nada, na verdade o funil de vendas é uma introdução e se você já chegou até aqui no nosso blog é porque você já está em um nível intermediário, portanto, parabéns para você!
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Até a próxima!