O que é mais fácil? Ter mais tráfego no seu site ou maior numero de conversões? Acompanhe esse artigo para saber mais sobre o assunto!
O marketing digital tem propagado a ideia de números, quanto mais seguidores a empresa tem, mais vendas a empresa terá, será que hoje ainda é assim? Nós sabemos que tudo é muito relativo quando se trata de marketing digital, mas no marketing de conteúdo nós conseguimos chegar a algumas conclusões numéricas e hoje temos um novo conceito, onde ter mais conversões é mais importante do que ter mais tráfego.
Porém essa questão não se responde sem explicar o porquê. Vamos supor que a sua empresa já tem um volume de trafego considerável, em torno de 10.000 visitas para um negócio B2B (business to business) e desses 10.000 você tem uma taxa de conversão de 1%. O que é mais fácil? Dobrar a quantidade de visitas e chegar a 20.000 visitas? Ou dobrar o numero de conversões para 2%? Lógico que é muito mais fácil dobrar o numero de conversões, afinal você aproveita o que já tem!
Mais tráfego = mais conteúdo
O segredo para transformar o tráfego que você já tem em mais conversões é utilizar o marketing de conteúdo, afinal, assim você faz com que as visitas que você já tem no seu site, se tornem leads muito mais qualificados.
Para melhorar a conversão, você precisa melhorar a comunicação, trabalhando a estrutura das suas landing pages, a forma como você oferece o seu conteúdo, os gatilhos que você usa para a conversão e as ofertas de conteúdo que você produz. Tudo isso vai facilitar o cadastro das visitas que você já tem, permitindo que elas recebam mais informações e migrem no seu funil de vendas.
As ações citadas acima vão permitir que você obtenha maior percentual de conversões e depois que esse percentual subir, ai sim, vale a pena investir em mais tráfego, pois o crescimento precisa ser, obviamente, em ambas as partes. Portanto, invista na riqueza que você já tem, ter audiência vazia não é útil!
Micro-conversões e macro-conversões
As micro-conversões são aquelas em que o visitante se cadastra e recebe informações. Essas conversões são validas para as métricas, a partir daí você pode medir curtidas, inscrições, cadastros, compartilhamentos ou baixar um e-book. São conversões não transacionais que vão te ajudar a entender se o conteúdo que você está oferecendo para o seu publico é atraente ou não.
Saiba mais sobre Métricas
Já as macro-conversões acontecem quando o lead se torna um cliente de fato. São os clientes que assinam a sua ferramenta, serviço ou comprem o seu produto. Portanto essas são os indicativos finais de que a sua estratégia de marketing está dando certo.
Caso essas informações tenha te ajudado, compartilhe nas suas redes sociais, porque você pode ajudar outras pessoas também. Ficou alguma duvida? Deixe um comentário, nós vamos responder mais rápido que a Millenium Falcon!
Que a força esteja com você!