Qual a diferença entre ROI, ROMI e ROAS?

Qual a diferença entre ROI, ROMI e ROAS?

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O marketing digital fornece ferramentas que permitem acompanhar de perto o desempenho de suas ações e estratégias.

Quando sabemos utilizar essas métricas corretamente elas se tornam grande aliadas de nossos resultados. Com elas podemos conhecer nossos pontos fortes e pontos fracos e, assim, nos permitem

uma tomada de decisão assertiva.

Entre as métricas mais importantes estão aquelas que indicam o retorno obtido com uma ação.

São elas que irão indicar se seus investimentos e esforços em marketing digital estão valendo a pena!

Continue acompanhando aqui para entender o que é ROI, o que é ROMI, o que é ROAS e como utilizá-las.

Métricas sobre retorno: ROI, ROMI e ROAS

O que é ROI?

Das três métricas aqui apresentadas, ROI, sigla para return on investimento (ou retorno sobre investimento, em português), é a mais conhecida.

Nos últimos anos o termo ganhou grande popularidade e se tornou um dos principais indicadores de desempenho no marketing.

O objetivo de calcular o ROI é compreender a relação entre o que foi investido sobre os ganhos ou perdas.

Seu cálculo é representando pela fórmula: receita – custo/custo = ROI

Leia também Como aumentar o ROI do seu negócio?.

O que é ROMI?

ROMI é a sigla para return on marketing investiment, traduzido para o português como retorno sobre o investimento em marketing.

Ele é muito parecido com o ROI, contudo considera apenas o que investido diretamente em ações de marketing.

Assim, ele permite uma análise mais específica focando apenas nesse fator dentro de sua empresa.

Seu cálculo é representado pela fórmula: (receita líquida – investimento em marketing)/investimento em marketing = ROMI

O que é ROAS?

ROAS (return on advertising spend), ou retorno sobre gastos com publicidade, em português.

Como o nome indica, essa métrica procura mostrar o retorno obtido sobre o investimento em propagandas.

Seu cálculo é representado pela fórmula: (receita – investimento em publicidade)/investimento em publicidade = ROAS

Quando utilizar cada uma das métricas?

Agora que já sabemos o que é cada uma das métricas de retorno e como calculá-las, vamos entender quando utilizar cada uma.

ROI

Deve ser utilizado sempre que quiser saber a viabilidade dos investimentos realizados em diferentes setores de seu negócio.

Ele pode ser usado tanto para investimentos financeiros, equipamentos ou marketing digital.

ROMI

Contribui para avaliar resultados de diferentes ações de marketing que são desenvolvidas por sua empresa.

Com um olhar focado em algo específico, é um poderoso aliado para alinhar e ajustar seu marketing e saber o quanto as estratégias utilizadas beneficiam a empresa e seu lucro.

ROAS

Deve ser utilizado caso realize investimentos em ferramentas de anúncios pagos, com o Google Ads e o Facebook Ads, por exemplo otimizar o custo por clique (CPC) de suas campanhas ativas.
Você pode usá-lo, também, quando há outras campanhas publicitárias integradas em suas estratégias.

Aproveite as ferramentas disponíveis e dados possíveis de serem computados no marketing digital para analisar e ajustas suas ações sempre em busca dos melhores resultados.

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Que a força esteja com você!

Até a próxima!

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