Quando implementamos uma estratégia de marketing em nosso negócio, é fundamental analisar se a performance da estratégia implementada está de acordo com os objetivos traçados.
Uma das grandes vantagens do marketing digital é a facilidade em mensurar resultados de forma rápida e precisa.
O próprio Google fornece uma ferramenta INCRÍVEL chamada Google Analytics que, quando usada por quem entende da ferramenta, consegue até identificar em qual página do site o lead (cliente potencial) ficou por mais tempo.
Mais do que uma análise de métricas, o que vai contribuir para a sua empresa realizar uma análise mais assertiva sobre a situação das suas estratégias de marketing é a definição dos KPIs.
O significado do KPI
Se você está agora com a mão no queixo e pensando “mas que raios é esse tal de KPI?”, fique tranquilo! Vamos explicar o significado e por que você deve adotar as análises de KPIs desde já para mensurar seus resultados.
KPI, que vem da sigla em inglês para Key Performance Indicator (Indicadores-chaves de Performance) são indicadores estratégicos definidos pela equipe envolvida para identificar se as iniciativas e ações serão efetivas para as metas traçadas.
A grande jogada aqui é escolher os KPIs corretos, que podem tanto ser um número como um percentual.
KPI não é a mesma coisa que métrica!
Agora se você está pensando “pô, se é número ou percentual e indica minha performance, quer dizer que KPI é só um nome pomposo para métrica?”, sua pergunta é justa, porém a resposta é NÃO, jovem padawan.
KPIs não são métricas, embora uma métrica possa ser um KPI.
Vamos entender melhor:
- Métricas: são as medidas sistêmicas usadas para analisar o sucesso de uma publicação ou campanha. Você pode entender melhor o que é uma métrica neste post!
- KPIs: também são medidas, mas não são apenas obtidas pelo sistema! Imagine o KPI como uma “ISO interna da empresa”. O KPI vai levar em consideração coisas como:
- O tempo necessário para a definição de uma estratégia;
- O custo do tempo investido;
- Quantos leads em quanto tempo;
- Qual é a conversão comparada ao tráfego? (Nesse caso é uma métrica que se torna um KPI).
A questão aqui é mais simples do que parece: se contribui na tomada de decisão dentro de sua empresa e é valioso ao seu negócio e/ou objetivo, então é um Key Perfomace Indicator!
Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais! Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário. Nós vamos responder mais rápido que a Millenium Falcon!
Que a força esteja com você!