Desmascarando Mitos: Links de Saída para SEO e Sua Verdadeira Influência no Ranqueamento

Desmascarando Mitos: Links de Saída para SEO e Sua Verdadeira Influência no Ranqueamento

google-links-seo-

Links de Saída para SEO


John Mueller
do Google desmentiu a recomendação comum de que é bom criar links para outros sites para obter benefícios de SEO e ranqueamento.

Práticas Canônicas de SEO

A palavra canônica (no contexto de fatos e regras) significa ideias e crenças que são comumente aceitas como verdadeiras e corretas. O SEO possui várias crenças canônicas que datam de décadas. Algumas das práticas canônicas de SEO costumavam ser verdadeiras, mas perderam sua relevância após a evolução do Google. Outras práticas canônicas são puramente especulativas, baseadas em “raciocínio de senso comum”, mas não em algo real como um artigo de pesquisa, uma patente ou uma declaração de um Googler.

 

Desmascarando Mitos: Links de Saída para SEO e Sua Verdadeira Influência no Ranqueamento - Agência 120

 

 

Origens dos Links de Saída para SEO

Uma dessas crenças canônicas especulativas é a prática de SEO de adicionar três links de saída a cada artigo. A razão para essa crença provavelmente vem de coisas que o Google disse em um contexto diferente e também de como os SEOs responderam aos algoritmos de spam de links do Google.

Falando de memória, foi anunciado em 2005 no Pubcon New Orleans que o Google estava usando análise estatística para identificar padrões de links de spam. Os SEOs responderam criando links que “pareciam normais”, o que significava vincular a um link pago, mas cercá-lo com links para “sites de autoridade” como páginas .edu e .gov. Nesse ponto, os SEOs estavam criando links para fazer com que seus links pagos de saída “parecessem normais”.

Novamente falando de memória, houve uma tendência em que os SEOs não queriam linkar para outros sites porque queriam “acumular” o PageRank e circulá-lo apenas para suas próprias páginas. A ideia era que vincular a outros sites iria “desperdiçar” aquele PageRank e enfraquecer seus sites porque haveria menos PageRank circulando por seus links internos. Os Googlers responderam dizendo que é bom criar links de saída. Os SEOs responderam dizendo que é bom para SEO criar links de saída, o que completamente perde o contexto em que os Googlers disseram que era bom criar links de saída.

Décadas depois, os SEOs estão dizendo uns aos outros que vincular a outros sites é bom para SEO, mas nenhum deles sabe por que é bom para SEO. Eles simplesmente dizem isso uns aos outros porque a prática de criar links de saída se tornou uma crença canônica, algo que todos concordam que é verdadeiro e preciso.

Eu vivi todas essas mudanças e sei de onde essas crenças vieram. Elas vieram de uma combinação de declarações feitas por Googlers repetidas ao longo dos anos, mas o contexto foi esquecido, restando apenas “é bom criar links de saída” e é nisso que as pessoas acreditam.

John Mueller Desmascara o Mito dos Links de Saída

Alguém no LinkedIn perguntou qual era a quantidade específica de links mais adequada para SEO. Eles queriam esclarecimento sobre qual era a quantidade exata de links de saída para SEO.

Esta foi a pergunta feita:

“Tenho uma pergunta. É uma prática comum entre SEOs acreditar que adicionar um total de 2-5 links internos e cerca de 1-3 links externos em um post de 1000 palavras é benéfico. Eles também acham que adicionar mais links poderia ser prejudicial para seu site, enquanto adicionar menos links pode não proporcionar muito valor.

Poderia, por favor, esclarecer se a quantidade de links realmente importa?”

John Mueller do Google respondeu:

“Ninguém no Google conta os links ou as palavras dos seus posts, e mesmo que contassem, eu ainda recomendaria escrever para sua audiência.

Eu não conheço sua audiência, mas ainda não encontrei *ninguém* que conta as palavras antes de ler um conteúdo.”

 

Qual é a Resposta Correta?

Mueller recomenda escrever para a audiência. A ideia subjacente é que, se você sabe o que a audiência quer, então você sabe o que oferecer a eles.

O que a audiência quer não tem nada a ver com a quantidade de “entidades” que você adiciona ao seu conteúdo ou quantos links de saída você tem na página. Se essa é sua abordagem para SEO, talvez você queira avaliar quanto do que é publicado é para motores de busca e quanto é para os usuários, porque criar conteúdo para motores de busca sempre foi a maneira mais provável de produzir conteúdo que não se destaca e não ranqueia.

Não estou sendo um apologista do Google, essa é a abordagem pragmática para superar os concorrentes entendendo o que funciona. Por exemplo, anos antes do algoritmo de Reviews ser lançado, eu consultava clientes que tinham sites de resenhas e dizia a eles que precisavam adicionar mais imagens originais, mais resenhas práticas, mais métricas e comparações. Então, alguns anos depois, quando as diretrizes da atualização de Reviews foram lançadas, tudo fez sentido porque eu sabia, pela minha própria experiência ranking meus próprios sites de resenhas, que essa era a melhor abordagem.

Então, a resposta certa para a maioria das perguntas de SEO é, geralmente, encontrada reestruturando a pergunta em torno das pessoas para quem o conteúdo é criado. Quando se trata de links de saída, a pergunta não deveria ser “quantos links de saída são melhores para SEO?” a pergunta deveria ser “esses links de saída se encaixam no contexto da página web e no que um leitor gostaria?”

Um bom contexto para adicionar um link de saída é quando algo é citado ou referido. Por exemplo, se o conteúdo menciona uma pesquisa científica ou o que alguém disse, então essa pesquisa ou a página documentando o que foi dito deveria ser vinculada. Isso é o que os usuários gostariam, certo?

 

Desmascarando Mitos: Links de Saída para SEO e Sua Verdadeira Influência no Ranqueamento - Agência 120

 

Perguntas e Resposts Frequentes sobre Links de Saída para SEO

1. O que são links de saída em SEO?

Resposta: Links de saída são aqueles que direcionam os usuários para outros sites fora do seu domínio. Eles apontam para conteúdos externos que complementam ou reforçam o tema do seu próprio conteúdo.

2. Qual é a importância dos links de saída para SEO?

Resposta: Os links de saída ajudam a criar relevância e contexto para o conteúdo do seu site. Eles indicam para os mecanismos de busca que o seu conteúdo está bem fundamentado e conectado a outras fontes de autoridade, o que pode melhorar a percepção de qualidade do seu site.

3. Os links de saída prejudicam o ranqueamento do meu site?

Resposta: Não necessariamente. Quando usados de maneira estratégica e para sites de alta autoridade, os links de saída podem, na verdade, melhorar a experiência do usuário e o SEO. O que pode ser prejudicial é o excesso de links para sites de baixa qualidade.

4. Como escolher os melhores sites para linkar como links de saída?

Resposta: Priorize sites de alta autoridade, que sejam relevantes para o seu nicho e que ofereçam conteúdos de qualidade. Evite sites com histórico de práticas de black hat ou conteúdos duvidosos.

5. Quantos links de saída devo incluir em um artigo?

Resposta: Não há um número exato, mas é recomendável que os links de saída sejam naturais e realmente úteis para o usuário. Em média, 2 a 4 links de saída em um artigo podem ser suficientes, dependendo da extensão do texto.

6. Devo usar links nofollow ou dofollow para links de saída?

Resposta: Links dofollow transmitem autoridade do seu site para o site linkado, enquanto links nofollow não transmitem essa autoridade. Use nofollow em links de saída para sites que você não quer associar diretamente com seu SEO, como anúncios ou sites com conteúdo menos relevante.

7. Os links de saída podem melhorar a experiência do usuário?

Resposta: Sim. Links de saída bem selecionados podem fornecer informações adicionais e complementares ao conteúdo, o que pode enriquecer a experiência do usuário e aumentar a credibilidade do seu site.

8. Links de saída e links internos: qual a diferença?

Resposta: Links internos direcionam o usuário para outras páginas dentro do mesmo domínio, enquanto links de saída direcionam para outros sites. Ambos são importantes para o SEO, mas servem a propósitos diferentes.

9. Qual a melhor prática ao utilizar links de saída em conteúdos?

Resposta: A melhor prática é garantir que os links de saída sejam contextualmente relevantes, apontando para fontes confiáveis e complementando o conteúdo do seu próprio site. Além disso, evite sobrecarregar o conteúdo com muitos links.

10. Links de saída ajudam na construção de relacionamentos com outros sites?

Resposta: Sim, ao linkar para sites de alta autoridade e relevantes no seu nicho, você pode iniciar uma relação de reciprocidade. Esses sites podem perceber a referência e, eventualmente, linkar de volta para o seu conteúdo, o que pode beneficiar seu SEO.

 

Podemos te ajudar com planejamento estratégico em marketing e que CERTAMENTE funcionam para o seu negócio! Entre em contato pelo chat lateral ou envie um whatsapp para o BOSS! 11 97168 8808 ou envie um e-mail para contato@centoevinte.com.br.

Será um prazer atendê-lo!

 

Assuntos Relacionados...

Desmascarando Mitos: Links de Saída para SEO e Sua Verdadeira Influência no Ranqueamento

Desmascarando Mitos: Links de Saída para SEO e Sua Verdadeira Influência no Ranqueamento

Links de Saída para SEO John Mueller do Google desmentiu a recomendação comum de que é bom criar links para outros sites para obter benefícios de SEO e ranqueamento. Práticas Canônicas de SEO A palavra

Migração de plataforma: UPGRADE sem perdas!

Migração de plataforma: UPGRADE sem perdas!

Quando temos uma loja virtual é comum atualizarmos o sistema para seguir o mercado digital. Assim como trocar de carro anualmente pode ser uma vantagem, com o crescimento da loja, mudar de plataforma também. A

Redução Progressiva – O que é e para quê serve

Redução Progressiva – O que é e para quê serve

A Redução Progressiva é um componente complexamente detalhista e essencial para a comunicação digital, entenda como a redução progressiva pode contribuir para a sua identidade visual A internet hoje é a maior fonte de conteúdo

Por que minha empresa deve investir em Inbound Marketing?

Por que minha empresa deve investir em Inbound Marketing?

Via StartSe |https://conteudo.startse.com.br “Se você tem mais dinheiro que cérebro, deve focar em marketing de interrupção. Se tem mais cérebro que dinheiro, deve focar em Inbound Marketing.” Inbound Marketing é um dos temas mais falado

Conversão de e-mail marketing

Conversão de e-mail marketing

Entenda como o e-mail marketing e outros serviços de e-mail podem alavancar a autoridade da sua empresa na internet e como funciona a conversão de e-mail no inbound marketing Há algum tempo atrás se ouviam

Inbound Marketing – Como Mapear Conteúdo para a Jornada do Cliente

Inbound Marketing – Como Mapear Conteúdo para a Jornada do Cliente

Via Vitaminha Publicitária | www.vitaminapublicitaria.com.br 93% dos processos de compra começam com uma busca online. O Inbound Marketing é justamente a estratégia de oferecer o conteúdo certo para quando estes 93% de consumidores procurarem pelo

Funil de vendas e o conteúdo original

Funil de vendas e o conteúdo original

O conteúdo original dentro do marketing é importante. Ele influencia na venda diretamente através do seu conhecimento. A ideia do funil de vendas não é um conceito novo, mas no inbound marketing foi adaptado e renovado.

Como tornar seu conteúdo mais atrativo?

Como tornar seu conteúdo mais atrativo?

Via Abradi-SC | www.abradi-sc.com.br Dentre todas as estratégias de marketing digital, a criação de conteúdo tem ganhado destaque nos últimos meses. Notamos que a produção de conteúdo atrativo para o leitor tem tido retorno esperado,

4 vantagens do inbound marketing

4 vantagens do inbound marketing

O marketing digital está mudando de forma que o inbound marketing está dominando o mercado online. Entenda mais neste artigo. O marketing é algo tão presente em nosso cotidiano que permite uma interação direta com suas