Copywriting e marketing digital! Quando falamos de marketing digital, logo lembramos dos esforços dedicados às métricas, ferramentas de gestão de redes sociais, dentre outras coisas.
No entanto, é preciso atenção para não esquecermos de focar em trabalhar com as vendas na internet, e isso requer muito envolvimento no trabalho a ser construído.
Como fazer isso? Acompanhe este texto e você saberá!
Copywriting: a escrita que vende
Você conhece o seu público-alvo e desenvolveu uma estratégia de conteúdo pra ele.
Mas, antes de qualquer decisão, questione-se.
Você, de fato, é capaz de envolvê-lo?
Será que você está convencendo-o a implantar as ações e dicas que você apresenta?
Se as respostas para essas perguntas forem positivas, ótimo, você está lidando bem com as habilidades de um bom copywriter.
Agora se você está com dúvidas sobre isso, é hora de repensar.
Esclarecendo o que é exatamente COPYWRITING
Copywriting nada mais é do que uma forma de produção do conteúdo (textos para slogans, sites, blogs, posts para redes sociais, e-books, dentre outros) de maneira estratégica focando em realizar uma venda. Copywriting e marketing digital: combinação de sucesso
Para compreender melhor, vamos pensar que quando escrevemos, fazemos isso com uma finalidade, seja para alguém ou para algo.
No marketing digital, isso funciona da mesma forma, apenas com a diferença de que escrevemos com o propósito de convencer o público-alvo em questão.
É exatamente aí que há o encontro da escrita do marketing de conteúdo com o copywriting.
Um copywriting defasado pode comprometer toda a sua estratégia de marketing digital.
Prender a atenção do leitor nesse vasto mundo da internet exige técnica e conhecimento.
Algumas questões podem dificultar a produção desses conteúdos, dentre elas:
-
Escrevemos na web para pessoas E motores de buscas.
-
Diversos formatos disponíveis.
-
Muitas abas abertas com inúmeras informações.
O ideal é ter uma equipe estruturada e capacitada para produzir esse tipo de estratégia de marketing com a qualidade necessária.
Entretanto, com algumas dicas é possível criar um caminho a ser seguido com um copywriting eficiente.
Conheça a persona
Esse é o princípio fundamental do marketing de conteúdo, afinal para definir os temas, abordagens, campanhas, é preciso conhecer o seu público-alvo, caso contrário você corre grandes riscos de planejar ações de marketing estratégico catastróficas.
Para lhe ajudar a definir essa persona leia este texto já publicado no nosso blog.
Crie um planejamento para manter um fluxo de frequência das publicações
Organizar a frequência com que os conteúdos vão para o ar é muito importante.
Com um calendário bem estruturado, o fluxo de acesso aos conteúdos pode aumentar consideravelmente, gerando, assim, mais alcance em novos clientes.
Fale claramente, seja direto
Fale apenas o que tiver que ser dito, não prolongue, não encha de informações demais. As pessoas têm pressa em saber e em ler, então seja curto e direto.
Aponte as soluções, mas não esconda os problemas
Seja honesto. Valorize os serviços e produtos a serem divulgados, mas não prometa nada além do que ele pode cumprir.
A confiança do público-alvo é um fator decisivo na hora da compra.
Crie conteúdos próprios
Invista tempo em pesquisas para gerar seu próprio conteúdo.
Vale a pena e fica evidente que o seu conteúdo é bem desenvolvido e pensado exclusivamente para o seu público.
Atente-se para as melhores técnicas de escrita para o marketing digital, como ter boa escaneabilidade, uso correto de palavras-chave, uso de links internos e externos, dentre outros.
Trabalhe com títulos chamativos
Ainda sobre o texto devem ter títulos chamativos, portanto a dica é utilizar verbos de ação para impactar. Seja persuasivo.
Faça uso também de CTAs (chamados para atenção) realmente chamativos, que direcionem para outras páginas, como de e-book ou outro material.
-
Ofereça “algo a mais” para o leitor
Todo mundo gosta de ser surpreendido. Elabore estratégias que “saiam da caixa” e destaque-se por isso.
-
Use e abuse do storytelling
Não é à toa que o storytelling é um sucesso.
Por meio de boas histórias, sua audiência poderá se identificar, emocionar-se, cativar-se e compartilhar com você emoções. E tudo isso por conta de BOAS HISTÓRIAS.
Aqui também vale o uso de números e pesquisas que comprovem dados para mostrar que o que você está contando é real e tem fundamento, além de dar mais credibilidade.
Quem pode fazer copywriting?
Todos são capazes de escrever um texto ou algum tipo de conteúdo, porém, nem todos sabem como fazer isso bem.
Escrever é algo que exige aperfeiçoamento constante, e a melhor forma de fazer isso é exercitando sempre.
A boa notícia é que com um pouco de prática, é possível aprender todas as técnicas e transformá-las em um conjunto de habilidades de um bom copywriting. Copywriting e marketing digital
A dica para quem chegou até aqui e percebeu a importância de um copywriting no marketing digital da sua empresa é: crie uma conta em alguma rede social, ou até mesmo um blog, se você ainda não tem, e comece a interagir com a sua audiência para conhecê-la, para, assim, perceber qual a melhor forma de levar seu produto ou serviço até ela.
Além disso, ler sobre o assunto para ter um maior conhecimento das técnicas ajuda muito, Há diversos livros sobre o assunto, como este livro.
Feito isso, você terá um caminho trilhado a ser seguido, e aí é só investir no que tanto dissemos neste post: uma estratégia de marketing eficiente aliada a um bom copywriting será um sucesso!
Mas se você não tem tempo e precisa focar em outras áreas de sua empresa, há a possibilidade de contar com profissionais capacitados para desenvolver esse trabalho.
Se precisar de uma ajudinha, escreva nos comentários ou entre em contato por aqui. Pode ser para tirar dúvidas, saber mais informações sobre marketing digital, copywriting ou outras coisas.
Que a força esteja com você! Copywriting e marketing digital
Até a próxima!