Devo publicar posts antigos no blog?

Devo publicar posts antigos no blog?

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Quando pensamos em uma boa estratégia de marketing digital hoje é inevitável não falarmos de blogs.

Com a ascensão do marketing de conteúdo os blogs se tornaram ferramentas obrigatórias para quem busca resultados na internet.

Com eles é possível aprimorar o SEO, atrair visitantes, construir relacionamentos, gerar autoridade, capturar leads etc.

Mas uma dúvida que surge em quem já utiliza essa estratégia: afinal, vale a pena republicar post no blog?

Republicar post no blog: uma estratégia de sucesso

No blog de sua empresa provavelmente há uma série de conteúdos que, embora publicados há tempos, continuam relevantes.

O problema é que nem sempre os dados e informações que utilizamos quando escrevemos continua valendo.

O mundo não para e se transforma com cada vez mais rapidez.

Agora, imagine um visitante que acessa seu blog, em um artigo de um ou dois anos atrás, e percebe que as informações estão desatualizadas.

Além da frustração causada, sua credibilidade também estará abalada.

Sendo assim, republicar post no blog é uma excelente ideia. Especialmente se estiver atrelado à atualização do conteúdo.

Essa é uma opção, inclusive, que pode trazer resultados melhores do que apenas escrever um texto novo do zero sobre o mesmo assunto.

É acreditarmos que quanto mais publicações, melhor. Mas nem sempre isso é verdade.

Hoje temos um excesso de informação. São inúmeros conteúdos sobre o mesmo assunto disputando a audiência.

O que soa melhor? Ter um monte de páginas sobre o mesmo tema ou contar com um conteúdo completo e aprofundado?

Vamos colocar da seguinte forma: você, como leitor, preferiria garimpar informações, gastando tempo e relendo textos com pouca relevância ou ler um artigo completo sem repetições?

Ao republicar post no blog, atualizando-o, alguns benefícios são:

  • Reforço da autoridade: as informações sobre determinado estarão sempre completas e atualizadas, aumentando, também, sua confiabilidade.
  • Melhora das conversões: durante o processo é possível trabalhar a otimização de páginas que não estão dando resultados e inserir novos links, CTA (call-to-action) etc.
  • Aumento do tráfego orgânico: um conteúdo de maior qualidade e otimizado se posiciona melhor e atrai mais visitante.
  • Escalar a produção de conteúdo: é possível separar aqueles assuntos dos quais é necessária a atualização constante, melhorando a programação de sua produção de conteúdo.

 

É importante, porém, estar atento a quais conteúdos serão utilizados nessa estratégia, de modo a escolher com cuidado.

Aqueles mais factuais ou “quentes”, que são perecíveis, não são uma boa opção.

Já os conteúdos “evergreen”, ou seja, os que continuam relevantes por um longo período, são excelentes escolhas.

Outra boa prática é focar naqueles conteúdos já publicados que trabalham com as palavras-chaves que melhor trazem resultados a seu negócio.

E, por fim, fique de olho no calendário. Um post com dicas de Natal, por exemplo, pode ser republicado de forma estratégica no ano seguinte quando estiver novamente próximo da data da festividade, com algumas atualizações.

Não se esqueça de que um bom controle e um bom acompanhamento das métricas são ações que permitirão você acompanhar e melhorar sua estratégia.

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Que a força esteja com você!

Até a próxima!

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