As redes sociais se tornaram uma das principais plataformas de nossa época, exercendo grande influência nos mais diversos aspectos.
Por meio delas nos relacionamos, nos informamos e consolidamos nossa presença on-line. E as mudanças geradas não aconteceram apenas a internet, mas, também, no mundo, na forma como enxergamos e nos relacionamos com as pessoas, com as marcas e outras questões.
Para as empresas, as redes sociais se tornaram local de presença obrigatória, uma peça fundamental no marketing digital.
Afinal, como ignorar um canal como o Facebook que conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos?
Contudo, se esse já foi um território onde era possível conquistar uma boa divulgação apenas com conteúdo hoje a realidade é outro.
As principais empresas tiveram o alcance orgânico (aquele que não necessita de investimento) das publicações de marcas diminuído.
Como alternativa para explorar todo esse potencial para o marketing digital de seu negócio é possível anunciar nas redes sociais
Anunciar nas redes sociais: uma estratégia eficiente
Uma das formas das redes sociais para se manterem ao mesmo tempo que equilibram expectativas e de marcas e usuários são os anúncios pagos.
Atualmente as ferramentas que possibilitam a veiculação de anúncios estão presentes nas principais redes.
De forma geral anunciar nas redes sociais é uma estratégia eficiente, contudo, é preciso alinhar objetivos, porque cada uma das redes possui um perfil e possibilidades distintas.
Além disso, vale lembrar que apenas publicar um anúncio não é sinônimo de sucesso.
Sua landing page, página a qual um usuário irá chegar ao clicar em seu anúncio, faz toda a diferença.
Portanto seu anúncio precisa ser bem planejado para chamar a atenção do público. E ele necessita de investimento para funcionar bem.
Formas de pagamento de anúncios em redes sociais
Antes de entender melhor as principais redes sociais, vale ficar atento às formas de pagamento de anúncios existentes.
CPC – Custo por clique
É uma forma de pagamento no qual o anunciante irá pagar determinado valor a cada clique que o anúncio receber.
CPM – Custo por mil impressões
Aqui a cobrança do anúncio é feita considerando um valor que permite mil visualizações, independente se houver interação ou não.
CPA – CUSTO POR CONVERSÃO
Nessa modalidade o anunciante paga determinado valor por conversão gerada pelo anúncio.
CPV – Custo por visualização
Vai anunciar em vídeo? A cobrança pode seguir o modelo de visualização. Cada vez que um usuário assistir o anúncio há um custo.
CPE – Custo por engajamento
Aqui o anunciante paga quando houver alguma interação com o anúncio. Pode ser um clique no link, um curtir, compartilhar, ver um vídeo, favoritar etc.
Conhecendo as principais redes sociais
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Facebook
Maior rede social do mundo com mais de 2 bilhões de usuários, segundo dados da empresa, o Facebook é uma potência da internet.
Especialmente no Brasil, onde possui 127 milhões de usuários e se encontra entre os cinco maiores mercados para a empresa.
Os principais objetivos para anunciar na rede são: ampliar relacionamento, expandir o engajamento e gerar leads.
É possível comprar anúncios no Facebook pelas modalidades CPC, CPM e CPA.
Para anunciar basta acessar o gerenciador de anúncios da própria plataforma e seguir as instruções para configurar sua campanha.
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LinkedIn
O LinkedIn é a maior rede social voltada aos contatos profissionais do mundo. É ideal para quem atua no mercado B2B.
Aqui a grande vantagem ao anunciar é a capacidade de segmentar de forma precisa permitindo conseguir perfis muito qualificados.
Ou seja: é excelente para gerar leads!
O LinkedIn trabalha com duas formas de vendas de anúncios: CPC e CPM.
Para anunciar é preciso ter uma company page (página de sua empresa). A geração de anúncios é self-service, que quer dizer que você configura sua campanha.
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Instagram
O Brasil está entre os países que mais utilizam a plataforma dedicada às imagens e vídeos.
A plataforma é excelente para divulgação de marca, construção de relacionamento com clientes e até para fomentar vendas (especialmente para o B2C).
Como o Instagram pertence ao Facebook seu gerenciador de anúncios, bem como formas de pagamentos são similares.
Os anúncios no Instagram, porém, costumam ter um custo menor e um engajamento maior.
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YouTube
É a maior rede de vídeos do mundo e a segunda opção como busca de informações, ficando atrás apenas do Google.
O YouTube possui grande alcance e influência, ultrapassando a marca de 1 bilhão de usuários ativos e recebe 48 horas de novos conteúdos a cada minuto!
Anunciar no YouTube tem como principal objetivo divulgar a marca e gerar leads e o modelo de compra é o CPV.
Os anúncios na plataforma estão vinculadas ao Google Ads, assim, é necessário possuir uma conta nessa ferramenta.
Não há valor mínimo de investimento e é possível trabalhar com um valor diário e sugerir um lance por custo de visualização.
Agora que você já conhece um pouco mais das principais plataformas, não deixe de anunciar nas redes sociais!
O investimento irá fazer a diferença nos resultados de sua estratégia de marketing digital.
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Que a força esteja com você!
Até a próxima!