5 dicas para fazer prospecção de clientes nas redes sociais

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As redes sociais, além de servirem para aproximar pessoas e divulgar informações, têm um importante papel no marketing on-line.
Nelas é possível desenvolver ações de inbound marketing para engajar e criar relacionamento entre consumidores e marcas.
É um ótimo ambiente para prospectar clientes e, assim, alavancar seus resultados e encontrar formas de vender nas redes sociais.
Por isso sua empresa não pode ficar de fora!
Mas como fazer isso?
Para auxiliar você nessa tarefa separamos algumas dicas. Confira!

Como prospectar clientes nas redes sociais de forma eficiente

·         Conheça sua persona

No marketing on-line tudo começa pela persona.
A persona nada mais é que a representação, em profundidade, do cliente ideal que sua empresa busca.
É ela que irá guiar você para definir suas estratégias e ações.
Quem quer vender das redes socais ou utilizar essas plataformas para prospectar clientes de forma eficiente deve ter a persona definida e entender em qual etapa do funil seus prospects se encontram.
Assim será possível produzir conteúdo relevante e direcionado a seus potenciais clientes.

·         Pesquisar e determinar as redes sociais ideias para sua empresa

Redes sociais não são todas iguais. Mesmo quando uma pessoa está em várias delas, a forma como ela se comporta em cada uma é diferente.
Assim, é necessária uma pesquisa detalhada para saber, além de dados básicos, como idade, localização etc., seus hábitos e costumes para, assim, entender se ele será receptivo a determinados canais.
Como exemplo vale pensar no Facebook. A plataforma tem por característica ser mais receptível às vendas diretas ao consumidor e de ticket médio baixo.
Isso significa que muitas das decisões de compra são tomadas por impulso, sendo preciso trabalhar a emoção e a urgência na prospecção.
Entre as estratégias, campanhas de remarketing funcionam bem para proporcionar essa urgência. Há, também, a opção de criar uma loja on-line.
O mesmo é possível fazer no Instagram, onde você cria uma oferta e redireciona o consumidor com um click para o site diretamente na postagem.

·         Sua marca como referência no mercado

O inbound marketing permite que uma marca se posicione como especialista perante o público e, assim, gerar autoridade.
Isso é possível graças à criação e à divulgação de conteúdos originais, relevantes e de alta qualidade, segmentado para cada etapa da jornada de compras a qual seu público está inserido.
É importante que sua presença nas redes sociais conte com esse tipo de ação. Isso fortalecerá sua marca.
Assim, quem chegar até sua empresa terá um maior grau de confiança, mesmo sem ter fechado negócio anteriormente.

·         Só aborde um prospect com um contexto e com um roteiro

Seja para vender nas redes sociais ou mesmo prospectar clientes, ter cuidado na abordagem é fundamental.
Lembre-se que ali é um local privado e que muitos utilizam as redes com fins de entretenimento.
Por isso, é preciso uma abordagem cuidadosa para não se queimar com o potencial cliente e evitar outros efeitos negativos.
Assim, utilize sua pesquisa de hábitos de consumo, de páginas curtidas e entenda quem é esse prospect. Não se esqueça que as pessoas são diferentes umas das outras.

·         Contratar social media

Para ajudar nessa tarefa de pesquisa, nada melhor que contratar uma pessoa que entenda do assunto e sabe realizar e explorar essas informações.
Por isso o ideal é contratar um social media, que é o profissional especialista em redes sociais.
As estratégias para prospectar nas redes sociais serão mais certeiras, assim como as estratégias para o inbound marketing funcionares e cada ação se conectar para adquirir melhores resultados.
Gostou deste artigo? Continue acompanhando nossos blog e tenha acesso a mais dicas de marketing on-line para seu negócio.
Que a força esteja com você!
Até a próxima!

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