No momento de definir sua estratégia de marketing um dos aspectos mais importantes é ter clareza de seu target.
Target é o seu alvo. É o seu público-alvo ou mercado que você quer atingir com seu produto/serviço.
Afinal, como direcionar corretamente suas ações sem saber a quem elas se destinam?
Esse processo nem sempre é fácil. Muitos se limitam ao básico na hora dessa definição e não abrem o campo de visão. Com isso, o sucesso da estratégia também acaba por ser limitada.
Nesses casos os alvos costumam ser apenas aqueles que possuem o perfil de comprador direto dos produtos ou serviços.
Mas será que deveria ser assim?
Construindo uma estratégia de marketing de sucesso, acertando no target
Atualmente os consumidores são muitos mais bem informados e críticos quando consideramos tempos passados.
Conseguir atingi-los com sua mensagem é, assim, uma tarefa que exige grande esforço.
Já não basta apenas listar todas as características e qualidades de um produto ou serviço e garantir que essa é a melhor opção para o consumidor.
Enquanto sua marca não conquistar em definitivo o público e torná-lo seu cliente, sempre haverá desconfiança.
E como fazer para rompê-la?
Acertando em sua estratégia de marketing.
Por isso que ao definir seu público-alvo é preciso sair das obviedades e se perguntar: quem influencia meu consumidor?
Como exemplo, vamos pensar em uma empresa que produz ração para gatos.
Esse é um mercado de alta competividade e com algumas marcas amplamente consolidadas junto aos consumidores.
Focar em ações que procurem atingir os donos de gatos exigirá um grande esforço que nem sempre irá gerar o resultado esperado.
Porque eles deveriam acreditar essa ração é a melhor opção para os seus gatos?
Qual a autoridade da empresa para falar isso? Afinal, mesmo que ela seja especialista naquele produto, ela é parte interessada, certo?
Esse é um problema que deverá aparecer com ainda mais força no futuro, com o aumento dos pequenos negócios.
Para escapar dessa situação e alcançar resultados concretos uma alternativa é considerar como target também aquele que irá influenciar seus consumidores.
No exemplo acima, os veterinários.
Uma estratégia de marketing voltada aos veterinários, de modo a permitir que eles conheçam e validem a marca e o produto, é a melhor opção.
Afinal, eles estarão em contato direto com os potenciais consumidores.
Um estudo sobre confiança, da Nielsen, uma gigante de pesquisa de mercado, apontou que 92% dos entrevistados confiam mais em recomendações de outras pessoas do que o que diz a própria marca.
E mais: essa mesma pesquisa indica que o boca a boca gera vendas de três a dez vezes maior que a publicidade tradicional.
Por isso, no momento de definir seu target para suas estratégias de marketing, pense nos pontos de influência de seu mercado.
Dessa forma você trilhará um caminho sólido até chegar ao seu consumidor, ganhando ainda mais autoridade no processo.
Quem ganha com isso são os seus resultados.
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Que a força esteja com você!
Até a próxima!