Entenda o que é buyer persona, como essa estratégia está ligada ao marketing de conteúdo e como isso pode ajudar a sua empresa a crescer na internet.
Dentro do marketing de conteúdo existem várias estratégias que são montadas para que a empresa ganhe destaque na internet.
A ideia é fazer a empresa mostrar que entende do seu próprio negócio e, assim, fazê-la ganhar autoridade no seu ramo. A autoridade é importante por uma série de fatores que contribuem para que o cliente ganhe confiança na empresa.
Saiba mais sobre autoridade de marketing
O que é a buyer persona dentro do marketing de conteúdo?
A buyer persona vai muito além do conceito que “público-alvo” que já temos no marketing digital. Isso porque quando definimos a buyer persona no marketing de conteúdo estamos definindo para quem vamos escrever.
A diferença de persona para público-alvo está na dimensão desse público.
Vamos a um exemplo para entender essas quantidades:
Público-alvo:
Público determinado, por exemplo, por:
- Região demográfica;
- Idade;
- Sexo;
- Status econômico;
- Hábitos de consumo.
Buyer persona:
Já a buyer persona por:
- Personalidades singulares. Ou seja, são alguns “representantes” de público;
- Idade, sexo, emprego, renda, estado, cidade, entre outros;
- Levantamento de dados feito por pesquisas ou entrevistas (sem “achismos”);
- Processo humanizado;
- Foco no cliente que a empresa quer, e não atrair qualquer cliente só porque está perto.
Como é definida a buyer persona?
No marketing de conteúdo é essencial que a empresa se comunique com o seu cliente de maneira distinta. Por exemplo: hoje eu falo com o João, amanhã eu falo com a Maria e, no dia seguinte, com o José.
A buyer persona é definida como uma PERSONAGEM completa, então quando criamos a persona, o redator de conteúdo pode até mesmo ter um mural na frente do seu computador com uma “ficha” dessa persona, onde é definido o máximo de informações possíveis sobre para quem será escrito aquele artigo.
Essa estratégia torna o conteúdo mais direcionado e objetivo. O objetivo da definição de buyer persona é entender o comportamento de compra para entregar conteúdos melhores.
Tudo interligado
Já falamos em artigos anteriores que no inbound marketing (marketing de conteúdo), todas as estratégias são ligadas para atingir o mesmo objetivo. Pensando dessa maneira, quando vamos criar um conteúdo dentro dessas estratégias temos que pensar em:
- Para quem é esse conteúdo?
- Como vamos ajudar essa persona (qual dor vai ser sanada)?
- Em qual estágio do funil de vendas ela está?
- Como fazer ela ficar ainda mais fidelizada a empresa?
Saiba mais sobre o funil de vendas
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Até a próxima!