A escaneabilidade é fornecer ao leitor a facilidade de encontrar aquilo que ele procura, ajudando, dessa forma, a divulgar a marca da sua empresa
A informação na internet precisa chegar até o usuário de maneira rápida, ainda mais hoje. As pessoas, quando estão conectadas estão com várias abas abertas no navegador e enquanto você está lendo esse texto por exemplo, algum amigo pode estar te chamando por mensagem no Facebook, ou alguma notificação de e-mail acabou de subir na sua tela.
De qualquer forma o conteúdo do seu site tem que chamar a atenção e fazer com que leitor corra os olhos sobre o texto e identifique o assunto que ele quer entender melhor. Divulgar a marca fica ainda mais fácil dentro do conceito do marketing de conteúdo.
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O que é escaneabilidade?
Acredite ou não, você acabou de ver um exemplo de escaneabilidade aqui! Talvez você não estivesse interessado em ler o parágrafo acima porque está com pressa e quando bateu o olho no titulo aqui em cima quis entender logo o que é essa tal da escaneabilidade que estava no titulo do post.
Escaneabilidade é isso simplesmente, um texto intuitivo. É montar o texto de uma forma que quando o leitor passar o olho por cima, vai identificar logo o assunto que quer chegando de uma vez no contexto.
Veja o exemplo
Um artigo pode conter uma série de informações e essas informações podem ser separadas em lista, o que facilita e muito o entendimento do texto. Veja nesse exemplo como pode funcionar na pratica, sendo o texto “a)” um texto sem formatação intuitiva e “b)” um texto com a formatação “escaneavel”.
a) No conceito de funil de vendas encontramos 4 estágios: Atrair – Escolher o público alvo através de ferramentas para geração de leads; Converter – Utilizar sistema digital para apresentação, muito utilizado o e-mail marketing; Relacionar – Tirar todas as dúvidas que impedem o cliente de tomar a decisão de compra; Vender – Realizar a venda para todos os clientes que chegaram até a etapa final.
b) No conceito de funil de vendas encontramos 4 estágios:
- Atrair – Escolher o público alvo através de ferramentas para geração de leads;
- Converter – Utilizar sistema digital para apresentação, muito utilizado o e-mail marketing;
- Relacionar – Tirar todas as dúvidas que impedem o cliente de tomar a decisão de compra;
- Vender – Realizar a venda para todos os clientes que chegaram até a etapa final.
“a)” e “b)” São exatamente o mesmo texto, porém um é muito menos cansativo de ler do que o outro.
Como a escaneabilidade ajuda a divulgar a marca da minha empresa?
De maneira bem simples! No marketing de conteúdo o objetivo é mostrar que a sua empresa tem autoridade no assunto para divulgar a marca pelo seu conhecimento e não pela propaganda agressiva. Nesse link nós explicamos melhor o que é o marketing de conteúdo e a escaneabilidade faz parte das estratégias integradas a este conceito.
Até a próxima!