Quer você seja proprietário de uma empresa ou um especialista em marketing, sabe que ter a presença digital certa é crucial para o sucesso no mundo de hoje.
E uma landing page é uma das ferramentas mais valiosas no arsenal de qualquer equipe de marketing quando se trata de aumentar as conversões e vendas.
Ao criar Landing Page, você pode mostrar instantaneamente todo o valor que seu negócio tem a oferecer e levar seus clientes à compra.
Além disso, estudos mostram consistentemente o quão valiosas as landing pages certas podem ser. De acordo com esses dados da Hubspot, empresas que aumentaram o seu número de landing pages de 10 para 15, observaram um aumento de 55% em seus leads.
Mas como criar Landing Page e aproveitar seus benefícios?
Fizemos um passo a passo para você poder aprender como criar Landing Page do zero!
Continue lendo para aprender!
O passo a passo para criar Landing Page
Os 7 passos para se criar uma Landing Page são:
- Definir objetivos
- Fazer um briefing
- Criar o copy e definir os principais CTAs
- Escolher uma plataforma
- Criar o design
- Publicar e anunciar
- Analisar os resultados
Vamos entender melhor sobre eles:
1- Defina seus objetivos
Tudo começa no planejamento. Então, a primeira fase de criar landing page é definir objetivos.
Defina um propósito para sua landing page
Seja específico. Qual é o resultado que você deseja alcançar hoje? Quer mais vendas? Mais conversões? Mais Leads?
Dependendo do objetivo desejado, você deve selecionar o tipo ideal de landing page (se você não sabe o que são tipos de landing page, é só clicar aqui [linkar para texto feito]).
Por exemplo, se você quer que os visitantes comprem seu produto terá de fazer uma landing page de venda, mas se quiser que os usuários forneçam suas informações para campanhas de email marketing, é melhor fazer uma página de captura.
Defina quais são as métricas importantes para analisar se o seu objetivo está sendo alcançado
Taxa de conversão? Taxa de cliques? Custo por lead?
Selecione apenas métricas que façam sentido com o objetivo definido.
Dica: Se você fornecer mais de um produto ou serviço, crie uma página de destino para cada um. Dessa forma você não confunde os usuários nem os sobrecarrega de informação.
2- Faça um briefing
Se organize!
Fazer um briefing detalhado com tudo o que sabe sobre o produto ou serviço que quer lançar garante que você tenha mais foco para alinhar os objetivos e seja mais assertivo nos passos que virão a seguir.
É nessa fase que você visualiza como quer criar landing page de acordo com seus objetivos definidos no primeiro item.
Dica: Checklists também são ótimos e garantem que você não esqueceu nada.
3- Crie seu copy ou texto persuasivo e defina os principais CTAs da página
Escolha uma mensagem simples para transmitir. Se você se concentrar em muitas coisas ao mesmo tempo, as pessoas ficarão sobrecarregadas e podem abandonar a landing page.
Portanto, concentre-se apenas na mensagem que você deseja transmitir e elabore-a usando técnicas de copy, storytelling e outras formas de escrita persuasiva para aproveitar ao máximo a sua landing page.
O tamanho e linguagem do copy dependerá do que você está oferecendo, do tipo de landing page e de quem é seu público.
Descreva seu produto ou serviço da forma mais concisa possível para chamar a atenção de seus usuários em potencial. Mas lembre-se: seja simples!
Dica: Alguns elementos interessantes para incluir são: bônus, garantia, quem é você, seus resultados, depoimentos, etc.
4- Escolha uma plataforma
Para criar landing page é preciso achar a plataforma certa para suas necessidades, e isso depende de uma série de coisas. Por exemplo, considere se você já tem experiência com modelos e templates de landing pages ou o quanto HTML e outras linguagens de programação você sabe ou deseja usar.
Aqui estão algumas sugestões de plataformas de criação:
5- Crie o design
Ao trabalhar o design da sua página, crie hierarquia visual.
Cada página tem sua parte mais importante. Certifique-se de deixar isso bem claro para todos os visitantes, usando seu design para guiar seus olhos para aquela parte especial.
Você pode usar diferentes tons de cores, contraste, sombras e o que mais for interessante para fazer isso. Cada elemento no seu lugar e cor certa é importante para levar o seu cliente potencial para aquele ponto brilhante onde ele pode realizar a ação que você deseja.
Dica: Use imagens tão boas quanto sua copy ao criar landing page para corroborar sua mensagem escrita e tornar a experiência do usuário mais agradável.
Isso conta muitos pontos a seu favor na hora de fazer a venda.
6- Publique e anuncie
Publique a página e configure as ferramentas de análise e as integrações.
Divulgue a landing através de links patrocinados como o google ads, por exemplo, mídias sociais (instagram, linkedin, twitter, facebook) e em campanhas de e-mail marketing.
Dica: Na hora de anunciar sua landing, use elementos de conversão, como número de telefone, botão de inscrição em NewsLetter, formulários, chat, etc.
7- Analise os resultados
Sabe as métricas que você definiu como essenciais para acompanhar se a sua landing page está cumprindo com o objetivo definido?
É hora de analisá-las.
O Google Analytics é uma ferramenta obrigatória para qualquer um com um site ou landing page.
As análises do Google fornecem todas as métricas básicas da sua landing page: número de visitantes, de onde eles vêm (mídia social, pesquisa, referências), seus interesses, comportamento na página e muito mais.
Dica: Os insights fornecidos serão ótimos para você adaptar a sua landing page a fim de obter melhores resultados, você pode fazer isso através de testes A/B.
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