Como lidar com a sazonalidade?

Deixe seu comentário

Como lidar com a sazonalidade? 2 Suas vendas sofrem bruscas alterações durante o ano? Em certas épocas suas conversões aumentam enquanto em outras se tornam raras? Quando se trata de sazonalidade, a criatividade é essencial para o seu negócio, mas a divulgação online faz toda a diferença!

Sazonalidade? O que é isso?

Mercados sazonais são aqueles que sofrem com a alta influência de fatores externos nos resultados alcançados. Entre os fatores mais influentes se destacam as datas comemorativas e características de determinadas épocas do ano. A venda de sorvetes é um exemplo clássico de um mercado sazonal. Enquanto no verão a procura pelo produto aumenta consideravelmente, no inverno os clientes fogem das sobremesas geladas. Outros exemplos de modelos de negócios reféns da sazonalidade que podemos destacar são:
  • Academias;
  • Agências de viagens;
  • Produção de chocolates;
  • Vans escolares;
  • Etc.

Por que enfrentar a sazonalidade? 

Embora a sazonalidade também possa ser positiva, como no caso da venda de chocolates na Páscoa, deve ser enfrentada. Mesmo em negócio com picos de consumo, esses podem não ser o suficiente para manter suas portas abertas durante a sazonalidade negativa. É necessário um grande esforço para lidar com as bruscas variações de resultados corretamente. E mesmo com esse esforço, a sua capacidade de investimento e margem de lucro é drasticamente reduzida. Dessa forma podemos afirmar que a sazonalidade não apenas mina seus resultados como o crescimento de seu negócio. O primeiro passo para lidar com a sazonalidade é reconhecê-la bem como a necessidade de combatê-la.

A sazonalidade e o marketing digital

O marketing digital é uma poderosa ferramenta que, entre outros benefícios, contribui para estreitar relacionamentos entre empresas e consumidores. O mundo online ainda permite que você ofereça seus produtos ou serviços a diferentes partes do globo. Embora essas características sejam importantes, no entanto, não assegura que seu negócio esteja livre da sazonalidade. Para enfrentá-la é necessária a adoção de estratégias de marketing adequadas que visem à superação do problema. Não deixe que a variação nas suas vendas se torne um problema. Supere a sazonalidade e fique próximo do sucesso! Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais! Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário, nós vamos responder mais rápido que a Millenium Falcon! Que a força esteja com você! Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br

*Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ARTIGOS RELACIONADOS

Blog-marketing-glossário-120-marketing-digital-para-agencia-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-001

Blog Marketing

O blog é uma página com informações relevantes que pode estar dentro do site da empresa, ou não. É usado, exclusivamente, como ferramenta de angariação

Métricas-de-marketing-marketing-digital-para-agencia-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-002

Métricas de marketing

Como tudo que já vimos até aqui sobre marketing de conteúdo, as métricas de marketing são um fator essencial para que as suas estratégias de

redator-de-marketing-glossário-120-marketing-digital-para-agencia-de-marketing-digital-cento-e-vinte-marketing-digital-para-001

Redator de Marketing

Redator de Marketing, é o profissional capacitado para desenvolver textos claros e objetivos que são disponibilizados em e-books, blogs, landing pages, newsletter, e-mails marketing, entre