Você se lembra de como era complicado e trabalhoso montar um site? E, além disso, caro e difícil de mexer para quem não entendia muito de programação ou mesmo de design? Era uma tarefa praticamente impossível de realizar sozinho.
Com isso a solução era buscar profissionais e empresas capacitados para esse fim.
Mas esse cenário mudou nos últimos anos. E a tendência é a de que mude cada vez mais, o que vai facilitar muito nossas vidas.
É como um sistema que funciona nos moldes de “do it yourself” ou faça você mesmo, com tutoriais, ferramentas e templates simples e descomplicadas que pessoas leigas conseguem se virar sozinhas.
Tudo isso de forma simples e intuitiva, possibilitando que até o mais leigo consiga construir e ter seu site.
Para o marketing digital isso é ótimo! Uma vez que contar com um site próprio é o primeiro passo de qualquer estratégia.
Mas, será que esse é o fim do web design?
O web design e o marketing digital
O design é uma das partes mais importantes de um site. Talvez a mais importante.
E isso por dois motivos:
- Ele influencia diretamente a percepção de valor do conteúdo exposto.
- Ele que define a forma de navegação.
Um design malfeito, mal apresentado e outras características negativas como essas ou que não permite a navegação intuitiva e responsiva é um convite para que o visitante de sua página aperta o botão de voltar ou fechar.
Assim, não se trata apenas de estética.
As escolhas de onde vão e como irão se portar cada elemento também é uma preocupação presente em web designs de sucesso.
Assim, por mais bonitos que sejam os templates disponibilizados por sistemas “faça você mesmo” eles necessitam ser bem utilizados.
Lembre-se que seu site está no ar também para capturar leads e converter. E o design tem influência direta nessas ações.
Mas, se você ainda não está convencido da importância do web design para o marketing digital, aqui vão mais algumas informações.
Você sabia que cerca de 90% das informações transmitidas ao nosso cérebro são visuais?
E, além disso, que as informações visuais são processadas muito mais rápidas que as textuais?
E ainda, que os usuários de internet estão preferindo redes sociais como Instagram e Snapchat?
Como sabemos, essas plataformas são extremamente visuais. Ou seja, se hoje imagens e vídeos já dominam a internet a tendência é que esse movimento se aprofunde no futuro.
Uma coisa é certa: imagens ajudam a fixar a sua marca na mente nas vista do seus consumidor e, por isso, isso ajuda a aumentar a atração desse público.
Na prática isso significa que o web design ainda será essencial para o sucesso das ações de marketing digital.
Talvez não mais na construção de sites em si, mas para que as ações de comunicação obtenham o sucesso esperado.
Quer alguns exemplos?
Na formulação de landing pages ou mesmo de conteúdos visuais a serem divulgados nas redes que levam a essa página.
Até mesmo um texto relacionado a uma imagem em um post de redes sociais é atrativo e levam a um maior número de compartilhamento e reações.
Não temos dúvidas que a internet é fluida e que suas mudanças são constantes. (E é por isso que amamos ela também, não?)
Mas é muito importante não se precipitar e descartar práticas que ainda são extremamente úteis para seus resultados.
Então, para isso, é sempre bom contar com a ajuda de especialistas no assunto… 😉
Por aqui, desejamos vida longa ao web design e seus profissionais que trabalham arduamente para satisfazer nossos gostos, expectativas e alterações (quem sempre?).
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Que a força esteja com você!
Até a próxima!